Tempestades Galácticas

Tempestades gigantescas no centro de galáxias foram “vistas” pelo telescópio espacial Herschel.

“Herschel fotografa tempestade cósmica varrendo galáxia.
O Telescópio Espacial Herschel detectou tempestades gigantescas de gás molecular varrendo os centros de várias galáxias.
Algumas dessas correntes maciças atingem velocidades de mais de 1.000 quilômetros por segundo – milhares de vezes mais rápido do que os furacões terrestres.
As observações mostram que as galáxias mais ativas contêm ventos descomunais, que podem esvaziar o reservatório de gás de uma galáxia inteira, inibindo tanto a formação de estrelas quanto o crescimento do buraco negro central.
(…)
As observações são inéditas ao revelar um estágio intermediário da evolução das galáxias, passando de galáxias de disco com muitas estrelas jovens e uma grande quantidade de gás para galáxias elípticas com estrelas mais velhas e pouco gás. (…)”.
Leiam todo o artigo, em português, aqui.

“Segundo os pesquisadores, os ventos podem ser gerados pela intensa emissão de luz e partículas de estrelas jovens, por ondas de choque da explosão de estrelas velhas e ainda pela radiação emitida com os redemoinhos de matéria ao redor do buraco negro.”
Leiam aqui.

outflow

Leiam em inglês, aqui, aqui, aqui, e aqui.

6 comentários

1 ping

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Eu estava hoje passeando pela net e vi isso aqui que está em um site de conspiração mais por via das duvidas estou postando um link para que você veja de onde eles tiraram a informação e se ela tem alguma coisa a ver com a tal nuvem que eu citei acima
    http://realidadeoculta.blog.com/2010/01/31/nuvem-do-caos-verdade/.
    Nesse site existe um link que leva para onde o texto foi tirado, que o mesmo da noticia que foi publicada aqui neste fórum.
    Verifique e veja se existe alguma lógica no que é dito.
    O cientista que dizem estar envolvido na divulgação é Albert Sherwinski que diz ter contatos na nasa.
    Veja o texto mais detalhado neste site o qual eu mando o link
    http://www.mail-archive.com/[email protected]/msg03829.html

    1. Oi,

      Já escrevi um post sobre isso 😉

      http://www.astropt.org/2011/05/11/nuvem-do-caos-ira-dissolver-a-terra-em-2014/

      abraço

      • Ana Guerreiro Pereira on 12/05/2011 at 01:05
      • Responder

      Mesmo sem ter ainda lido o post do Carlos, garanto-lhe que não há lógica nesta notícia. Por exemplo (mais um, para juntar aos q citei há pouco e aos q o Carlos deve estar a citar no post dele 😀 – q ainda não li), se o tal buraco negro está a 28 mil anos luz da terra e partindo do principio q podia expelir matéria (não pode) e viajar quase à velocidade da luz (não pode), como é q chegaria cá em 2014? já passaram os 28 mil anos nessa altura?… (como deve estar a par, o ano-luz é uma medida astronómica que significa que a luz leva um ano a percorrer a distância em causa; assim, partindo do pressuposto -falso, note- que a a tal nuvem foi expelida recentemente, levaria 28 mil anos a chegar à Terra e isto se viajasse á velocidade da luz, coisa q não é possível, pois a poeira estelar não viaja à velocidade da luz nem próxima da velocidade da luz).

      Isto tudo só tirado do facto de se dizer que um buraco negro a 28 mil anos-luz expeliu uma nuvem de poeira…só erros e impossibilidades. imagine-se o resto do texto. 🙂

  2. Pessoalmente, não sabia da notícia.
    Por isso fui tentar encontrá-la no original em inglês… amanhã escrevo sobre isso 🙂

    Mas sim, a Ana tem razão… a notícia tá cheia de erros 🙂

    • Ana Guerreiro Pereira on 11/05/2011 at 02:43
    • Responder

    Olá, Wesley 🙂 reparei no seu comentário. 🙂 A noticia em si terá de ser explicada pelo Carlos Oliveira, que é astrónomo.

    Assim à primeira vista, o meu kit de detecção de tretas está a apitar e muito 🙂 isto está cheio de erros e impossibilidades.

    Primeiro, foi publicado num tabloide. Não está anunciado por nenhum astrónomo, amador ou profissional, que eu saiba. São muitos… se isso fosse verdade de certeza que já teriam dito algo.

    Depois, buracos negros não expelem matéria, luz, etc, sugam-na. Não me parece que expelissem nuvens de poeira cósmica… e se esse buraco está a 28 mil anos luz daqui a poeira tb ainda levaria mais de 20 mil anos daqui e teria de se deslocar à velocidade da luz, coisa que a matéria não faz (só a luz se desloca e essa velocidade, nada mais). Nada conhecido atinge velocidades proximas da da luz, muito menos matéria de uma nuvem de poeira cósmica (que, como já referi, os buracos negros não podem expelir…).

    “oficial sênior da Casa Branca que pediu para ficar no anonimato” já de si dá uma pista para falsidade do mail: como não há fontes, inventam uma anónima.

    “Os especialistas ainda estão decidindo se a mudança climática é ou não é real” – isto é patetice, porque essa mudança é real e já está em curso. Obviamente q não tem os contornos catastróficos que al gore apregoa… mas existe.

    “conselheiros do sistema super secreto da presidência ” – isto são tiradas típicas de conspiracionistas, q acreditam em organizações super-hiper-secretas q vão dominar o mundo. Só por si já é indicador da conspiracionite aguda que emana desse email.

    “as análises da Fundação Charles Fort apontaram para vários aspectos interessantes, inclusive a relação existente com o terceiro segredo de Fátima, diversas previsões da Idade Média (incluindo uma das centúrias mais incompreendidas de Nostradamus), o fim do calendário maia e a Teoria Geral da Relatividade.” – não existe 3o segredo de Fátima; Nostradamos não previu nada; o calendário Maia não termina – é somente o fim de um ciclo, q indica q têm de iniciar outro e recomeçar a contagem – e a teoria da relatividade é de einstein e tem sido comprovada por físicos, não por essa fundação q me soa a fraude…

    Assim por alto, posso-lhe dizer q não tem nada a recear e q esse email é completamente falso (como muitos q circulam) e está cheio de incorrecções cientificas.

  3. Caro Carlos quero parabenizar o Blog que é o melhor e mais confiável no meio de tanta coisa absurda que encontramos na internet.
    Aproveitando o assunto das tempestades eu gostaria de deixar um texto sobre uma tempestade que pode sugar a nossa galáxia em 2014 e pedir que você analise por favor

    Os astrônomos a apelidaram de “Nuvem do Caos” porque ela dissolve tudo o que encontra em seu caminho incluindo cometas, asteróides, planetas e estrelas inteiras. Sua direção é a Terra. A notícia foi publicada no site do tablóide norte-americano “Weekly World News” com a seguinte manchete: “O mundo tem o direito de saber!”.

    O buraco negro do qual a nuvem foi expelida se encontra a 28 mil anos luz da Terra. Descoberta pelo laboratório de raios X Chandra da NASA, estação espacial norte-americana, a nuvem de poeira cósmica tem a largura de 10 milhões de milhas e foi comparada a uma nebulosa ácida que se move em nossa direção perto da velocidade da luz. A data estimada para sua chegada é 1º de junho de 2014 às 9h15min.

    Um oficial sênior da Casa Branca que pediu para ficar no anonimato, disse que os conselheiros do sistema super secreto da presidência estão buscando alternativas rápidas.“Isso é muito parecido com o aquecimento global. Os especialistas ainda estão decidindo se a mudança climática é ou não é real. Por enquanto a existência dessa ‘Nuvem do Caos’ é somente uma teoria. Os norte-americanos não devem se apavorar até que todos os fatos sejam apurados”, confortou o oficial.“

    Embora tenha alguns aspectos controversos, as análises da Fundação Charles Fort apontaram para vários aspectos interessantes, inclusive a relação existente com o terceiro segredo de Fátima, diversas previsões da Idade Média (incluindo uma das centúrias mais incompreendidas de Nostradamus), o fim do calendário maia e a Teoria Geral da Relatividade.

    Por favor responda se isso é verdade aqui no blog
    obrigado

  1. […] Fim do Mundo, Literacia Científica por Carlos Oliveira11/05/2011O nosso leitor Weslley deixou este comentário aqui no blog.Antes de passar à notícia propriamente dita, deixem-me explicar uma coisa sobre […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights