A Virgem

Três das estrelas mais brilhantes no céu desta noite de primavera são Arcturus, agora alta a sudeste, Vega mais em baixo a nordeste e a noroeste, junto ao horizonte Capella. São todas elas de magnitude zero.

A constelação Virgem já brilha alto a sul nestas noites de primavera. A sua estrela mais brilhante é Spica (a cerca de 160 anos-luz de distância). Através de um telescópio, outra da suas estrelas, Gamma Virginis, constitui uma das mais belas duplas no nosso céu. Ambas as estrelas têm como cor um amarelo pálido. Já experimentaram ver esta dupla? Se não, eis o desafio para depois relatarem aqui. Já que estamos aqui, aproveitem para observar o planeta Saturno bem perto de Porrima (magnitude 3.4).

Virgem é o sexto signo do zodíaco, o sol passa por esta constelação em finais de Setembro até aos finais de Outubro. É a segunda maior constelação no céu (a maior é Hydra). O notável superaglomerado de galáxias da Virgem está localizado na fronteira norte atingindo ainda a constelação vizinha de Coma Berenices. As galáxias mais brilhantes podem ser observados mesmo com pequenos telescópios, como fracas manchas de luz brilhantes. Este superaglomerado está a cerca de 65 milhões de anos-luz de distância.

Boas observações!