Será 2009 BD um fragmento lunar?

?2009 BD é um asteróide co-orbital da Terra. Esta era a sua posição relativa ao nosso planeta a 04 de Junho de 2011.
Crédito: NASA.

Na passada quinta-feira, o pequeno asteróide 2009 BD passou a 0,0023 UA da Terra, o correspondente a 0,90 vezes a distância entre o nosso planeta e a Lua (ver aqui e aqui). Embora a probabilidade de impacto fosse praticamente nula, a aproximação da pequena rocha espacial despertou a atenção da comunidade científica devido ao seu muito baixo valor de delta-V relativo à Terra. Objectos com esta particularidade são de grande interesse científico porque podem ter tido origem em ejecta lançado para o espaço por violentos impactos na superfície da Lua.
Neste momento, 2009 BD encontra-se ainda nas proximidades do nosso planeta, devendo afastar-se a mais de 10 vezes a distância Terra-Lua apenas no final deste mês. Desde o final da semana passada, cientistas do Jet Propulsion Laboratory tem estado a aproveitar esta oportunidade única para realizar várias sessões de observação do pequeno asteróide com o radiotelescópio de Goldstone, na Califórnia. Estas observações radar vão proporcionar dados vitais para determinar o real diâmetro de 2009 BD (actualmente estimado em 10 metros). Junto com os dados da pressão da radiação solar, apresentados recentemente por Micheli e colegas na Planetary Defence Conference, passará a ser possível estimar a massa e a densidade do pequeno asteróide, informação indisponível para a grande maioria dos asteróides próximos da Terra (ou NEOs), o que poderá responder à questão da origem de 2009 BD.

1 ping

  1. […] é uma imagem do asteróide 2009 BD, do qual já falamos aqui, aqui, e aqui.Este asteróide de pouco mais de 7 metros passou quase à mesma distância que a Lua está […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights