A aproximar-se cada vez mais do máximo solar de 2013, o Sol vai dando sinais de aumento de atividade.
Um bom exemplo da atividade solar aconteceu na madrugada de hoje, com uma gigantesca proeminência, uma autêntica fonte de plasma a jorrar. Tudo isto foi registado pelo observatório solar SDO, e pode ser visto no canal youtube do “The Sun Today“.
Mais informações na astronotícia do CAUP.
3 comentários
1 ping
A erupção produziu também uma tempestade de radiação classe S1, demasiado fraca para provocar problemas nos satélites em órbita terrestre.
A nuvem de plasma deverá passar longe da Terra, pelo que não teremos grandes manifestações na magnetosfera terrestre.
Vejam também a ejecção de massa coronal nas imagens do SOHO e reparem na quantidade de partículas energéticas em colisão com o detector CCD: http://www.spaceweather.com/swpod2011/07jun11/cme_c3.gif
Afinal a Terra deverá ser afectada por esta ejecção de massa coronal. Esperam-se auroras nas latitudes mais elevadas nos próximos dias 8 e 9.
O fantástico deste vídeo é os jactos de matéria descreverem arcos e voltarem ao Sol. É impressionante a força dos campos magnéticos e gravíticos.
[…] Aqui têm mais um vídeo com imagens impressionantes da violenta explosão solar de ontem.A explosão de ontem vista pelos dois observatórios espaciais SDO e SOHO. […]