CAPA – O Mistério da Núvem Interestelar

Este é um post do meu blog em Dezembro de 2009:
Uma notícia da NASA refere a descoberta de um mistério com alguns anos. O nosso Sistema Solar está a atravessar uma núvem de material interestelar com 30 anos-luz de diâmetro e é composta por átomos de hidrogénio e de hélio.
A questão é: como é que a núvem não de dispersou? A explosão das estrelas vizinhas deveria ter dispersado ou esmagado a núvem. no entanto ela continua intacta.
O mistério foi desfeito pelas sondas Voyager. A núvem possui um campo magnético mais forte do que se pensava e que é responsável pela sua sustentação. “Este campo magnético pode dar a pressão necessária para resistir à destruição” (Meray Opher, heliofísico).
As Voyager não estão dentro da núvem “mas estão lá perto e podemos sentir como é à medida que nos aproximamos” (Opher).
A Núvem Interestelar Local, como é chamada, é contida pelo campo magnético do Sol numa espécie de bolha magnética que “protege o Sistema Solar interior dos raios cósmicos galácticos e das núvens interestelares”
“Outras nuvens interestelares podem também estar magnetizadas, assumem Opher e seus colegas. Assim, nós poderemos eventualmente colidir com algumas.”
““Os seus fortes campos magnéticos podem comprimir a heliosfera ainda mais do que está agora”, conforme o estudo da NASA. “Uma maior compressão pode permitir com que um maior número de raios cósmicos alcance o Sistema Solar interior, possivelmente afetando o clima terrestre e a capacidade dos astronautas viajarem em segurança pelo espaço.”

Fontes:
AstroPT – As sondas Voyager resolvem mistério nos confins do Sistema Solar
Eternos Aprendizes –  As sondas Voyager resolvem mistério nos confins do Sistema Solar
ScienceNASA – Voyager Makes an Interstellar Discovery

2 comentários

1 ping

  1. Eu sei, por isso mesmo coloquei aqui isto. E ainda vem outro :op

  1. […] Uma notícia da NASA refere a descoberta de um mistério com alguns anos. O nosso Sistema Solar está a atravessar uma núvem de material interestelar com 30 anos-luz de diâmetro e é composta por átomos de hidrogénio e de hélio. A questão é: como é que a núvem não de dispersou? A explosão das estrelas vizinhas deveria ter dispersado ou esmagado a núvem. no entanto ela continua intacta. O mistério foi desfeito pelas sondas Voyager. A núvem possui um campo magnético mais forte do que se pensava e que é responsável pela sua sustentação. “Este campo magnético pode dar a pressão necessária para resistir à destruição” (Meray Opher, heliofísico). CAPA […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights