CONTRA-CAPA – O Mistério da Núvem Interestelar

Em Dezembro de 2009 deparei-me com uma notícia que hoje volta a fazer das suas: O sistema solar passa por uma núvem mortal. Aqui vai o 2º post que fiz nesse mês sobre esta notícia:

O blog Tribuna dá-nos a notícia de que a NASA descobriu  “o Cinturão de Fótons”, composto por átomos de hidrogénio e de hélio e tem uma temperatura de 6000ºC.
No entanto, no segundo parágrafo já não é cinturão para passar a ser uma núvem interestelar. De facto o termo correcto é núvem, porque cinturão é uma estrutura em forma de halo que rodeia uma outra estrutura ou conjunto de estruturas. Ainda mais uma curiosidade é o facto de o autor do post achar que hidrogénio e hélio é a mesma coisa que fotões.
Mais à frente aparece-nos esta espantosa frase:
“A compressão adicional poderia permitir a mais raios cósmicos alcançar o interior do sistema solar, possivelmente afetando o clima terrestre e a capacidade dos astronautas a viajar com segurança através do espaço.”

A semântica não é a melhor. Parece ser uma tradução by Google e sem revisão. Pois reparem na parte em que se lê “A compressão adicional poderia permitir a mais raios”. A compreensão permite os raios alcançarem o Sistema Solar?
E ainda esta frase:
“os astronautas não teriam que viajar tão longe, porque o espaço interestelar estaria mais perto que nunca. Estes eventos costumam acontecer em escalas de dezenas a centenas de milhares de anos, que é o tempo que demora o sistema solar para passar de uma nuvem a seguinte.”
Em nenhum artigo leio que os astronautas pretendem ir ao espaço interestelar. E mais, se a núvem não existisse não deixaria de haver espaço intraestelar pois o ambiente no Sistema Solar continuaria o mesmo.
Com a motivação de saber o que é o tal cinturão de fotões continuei a ler e cheguei ao subtítulo “O que é o Cinturão de Fótons”. Infelizmente a resposta não foi dada. Em vez de responder à pergunta o autor explica um ciclo de trevas e luz. A pergunta fica no ar…
Todo o resto do post é metafísica aludindo a ciclos de trevas pelo trajecto em torno da galáxia e ciclo mais pequenos de luz.
A notícia original não foi explanada e foi arranjada à medida da metafísica do autor. Ficaremos à espera de algo científico e das repostas às perguntas que ficam no ar.
Fontes:

Tribuna – Em fim a ciência descobre o Cinturão de Fótons

3 comentários

1 ping

  1. Sim, é verdade Carlos. Esqueci-me de mencionar o teu post. Sorry

  2. O tipo da “Tribuna”que escreveu esse artigo é um mentecapto!
    Até eu, com a minha exuberante ignorancia, escrevia uma história de ficção cientifica mais apelativa.

  1. […] do autor. Ficaremos à espera de algo científico e das repostas às perguntas que ficam no ar. CONTRA-CAPA ——— Como é óbvio a ciência, através dos cientistas, explicou o mistério. Os […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights