Descoberta maior corrente elétrica do Universo

Querem uma fonte de energia praticamente inesgotável?
Esta está a somente 2 mil milhões de anos-luz de distância 🙂

“Um jato cósmico a dois bilhões de anos-luz de distância está transportando a mais alta corrente elétrica já observada pelo homem: 10^18 Ampères, ou um exa-Ampère.
Estima-se que isso seja equivalente a 1 trilhão de raios que caíssem simultaneamente. Com a diferença que a corrente cósmica não tem a velocidade de um relâmpago: ela é estável e duradoura.
Philipp Kronberg e seus colegas da Universidade de Toronto, no Canadá, mediram o alinhamento das ondas de rádio ao longo de uma galáxia conhecida como 3C303, que possui um jato gigante de matéria sendo disparado a partir de seu centro.
A equipe acredita que a corrente está sendo gerada pelos campos magnéticos de um buraco negro colossal no centro da galáxia.
Esse raio galáctico é forte o suficiente para iluminar o jato de matéria e dirigi-lo através dos gases interestelares por uma distância de 150.000 anos-luz.”
Leiam o artigo completo, no Inovação Tecnológica.

Leiam em inglês, aqui, aqui, aqui, e aqui.

1. Most galaxies are close together relative to their sizes. There is a large number of galaxies within less than a million light years away from other galaxies. Jets are known to extend the length of a galaxy, like 3c303. This should be considered as proof that electric currents and magnetic fields fill intergalactic space.

• Luis Barreiros on 01/07/2011 at 23:50

Apenas uma nota Paulo: A unidade Volts é referente ao Potencial Eléctrico e não à Energia Potencial. Esta última é medida em Joules. A diferença de Potencial ou Tensão Eléctrica = Energia Potencial a dividir pela Carga Eléctrica: 1V = 1Joule / 1Coulomb

cumps,

Luis Barreiros

1. De acordo Luis Barreiros.
      Se cada carga electrica “levar” muita energia cinética e isto é referente à sua massa e sua velocidade no ponto de chegada, velocidade essa que está dependente da aceleração da massa durante a trajectória desde o ponto de partida; então poderemos ter muitos Volts por cada carga eléctrica. Como estamos a observar uma corrente eléctrica que viaja muitos anos luz e sabendo os cientistas da resistividade do vazio á deslocação de cargas eléctricas, poderá ser possivel ter uma estimativa dos valores em Volts para este evento?

2. Agora é que a EDP vai ao espaço!
    Curioso que só se fala dos possiveis valores da corrente eléctrica. Os valores de Energia Potencial (Volts) para este efeito também devem ser interessantes, entre a origem e o destino.
    A origem desta situação ser o buraco negro é novidade para mim. Nem todos os B.N. observados tem este efeito na vizinhança, ou tem?