Parabéns Neptuno
Observado pela primeira vez na noite de 23 para 24 de Setembro de 1846, Neptuno demora 60 190 dias a completar uma órbita ao Sol, isto é, desde a sua descoberta, o planeta completou ontem a sua primeira órbita.
Neptuno foi observado pelo alemão Johanne Galle (Observatório de Berlim), com base nos cálculos efetuados por Urbain Le Verrier, que procurava uma explicação para as perturbações detetadas na órbita de Urano.
Neptuno foi o único planeta do Sistema Solar a ser detetado com base numa previsão matemática.
Mais informações na página europeia do Telescópio Espacial Hubble.
Related
Centro de Astrofísica da Universidade do Porto
O Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP) é uma associação científica e técnica privada, sem fins lucrativos e reconhecida de utilidade pública. É a instituição de acolhimento do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço - a maior unidade de investigação nacional em Astronomia, e gere o Planetário do Porto - Centro Ciência Viva. Inscreve entre os seus objectivos estatutários apoiar e promover a Astronomia, através de: investigação científica, formação ao nível pós-graduado e universitário, ensino da Astronomia ao nível não universitário, divulgação da ciência e promoção da cultura científica.
4 comentários
1 ping
Passar directamente para o formulário dos comentários,
Tem informação errada no post:
‘Neptuno demora 60 190 dias a completar uma órbita ao Sol’…
Favor, corrijam!
@>->—
Olá litosoftiguel,
A informação está correctíssima. O período orbital de Neptuno é mesmo 60.190 dias (em rigor é 60.190,03 dias). 😉
feliz ano novo à todos os neptunianos!
Author
Uma bonita imagem de Neptuno (e uma das suas luas, Tritão), obtida pelo telescópio Hale de 5,1 metros, no Observatório do Monte Palomar (EUA):
http://tinyurl.com/6xwhaua
[…] completou ontem a primeira órbita desde que foi observado pela primeira vez pelo astrónomo alemão Johann Galle a 23 de Setembro de […]