Kepler-15b Rico em “Metais”

(A curva de velocidade radial do Kepler-15b obtida com observações no HET e no NOT. Crédito: Endl et al.)

Uma equipa de astrónomos liderada por Michael Endl e incluindo vários membros da missão Kepler acaba de anunciar a descoberta do Kepler-15b (KOI-128), o primeiro candidato detectado pelo telescópio Kepler a ser confirmado com o Hobby-Eberly Telescope (HET) no Observatório de McDonald, no Texas. O planeta orbita uma estrela anã de tipo espectral G, ligeiramente mais fria que o Sol e 2.3 vezes mais rica em “metais” (elementos mais pesados que o hélio). O período orbital e o raio do planeta, determinados a partir dos trânsitos observados pelo Kepler, são, respectivamente, de 4.94 dias e de 0.96Rj (Rj=raio de Júpiter). As observações realizadas no HET, com o espectrógrafo High-Resolution-Spectrograph (HRS) usando uma célula de iodo, complementadas com observações realizadas com o espectrógrafo FIES do Nordic Optical Telescope (NOT), nas Canárias, permitiram determinar a massa do planeta em 0.66Mj (Mj = massa de Júpiter) e consequentemente a sua densidade média em 0.9 g/cm3. Dadas as características do planeta e da estrela hospedeira, a equipa estima que este Júpiter Quente tenha cerca de 30 a 40Mt (Mt = massa da Terra) sob a forma de “metais”.

O artigo está aqui.