Preparativos para o lançamento da missão GRAIL


Em Setembro de 2011 a NASA irá lançar a sua próxima missão lunar não tripulada, a GRAIL (Gravity Recovery and Interior Laboratory), cujos preparativos para o lançamento decorrem no Centro Espacial Kennedy.

Nas instalações da Astrotech foi levada a cabo um teste de verificação na GRAIL-A, tendo sido retomados os testes funcionais do veículo de cruzeiro GRAIL-B.

Os dois veículos serão transportados para umas instalações de processamento de materiais perigosos a 29 de Julho para serem iniciados os preparativos para o abastecimento que deverá ter lugar a 2 e 3 de Agosto.

Entretanto, no Complexo de Lançamento SLC-17B do Cabo Canaveral foi levado a cabo um teste de verificação de fluxo criogénico no foguetão lançador Delta-2 a 21 de Julho. O primeiro estágio foi abastecido com oxigénio líquido para verificar a possível existência de fugas, servindo isto também como certificação da equipa de lançamento.

Os principais objectivos da missão GRAIL são a determinação da estrutura do interior lunar, desde a crusta até ao núcleo, e avançar a nossa compreensão sobre a evolução térmica da Lua.

Imagem: NASA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights