KOI-196b

Uma equipa de astrónomos do Laboratoire d’Astrophysique de Marseille, do Institut d’Astrophysique de Paris e do Observatoire de Haute-Provence utilizou dados do arquivo público da missão Kepler para descobrir mais um exoplaneta, o KOI-196b (Kepler Object of Interest-196b). A mesma equipa tinha já descoberto os planetas KOI-423b e KOI-428b utilizando o mesmo procedimento.

O novo planeta é um Júpiter Quente com o incrível período orbital de 1.85 dias ! A estrela hospedeira tem tipo espectral G2V e a sua massa e o raio são, respectivamente de 0.95Ms e 1.0Rs (Ms=massa do Sol, Rs=raio do Sol). A KOI-196 parece ser mais evoluída com uns estimados 7.7 mil milhões de anos (valor que tem uma margem de erro apreciável). As características dos trânsitos permitiram determinar que o planeta tem um raio de 0.84Rj e observações com o espectrógrafo de alta resolução SOPHIE, montado no telescópio de 1.93 metros do Observatório de Haute-Provence, permitiram determinar que a sua massa é de 0.49Mj (Rj=raio de Júpiter, Mj=massa de Júpiter). O que é curioso neste Júpiter Quente é o facto de, apesar de ser fortemente irradiado pela estrela hospedeira, a sua atmosfera não está distendida como acontece com inúmeros Júpiteres Quentes “inchados”. O mecanismo físico por detrás deste “inchaço” permanece um problema em aberto, apesar de haver várias teorias avançadas para explicar o efeito. O KOI-196b é assim, talvez anormalmente, compacto.


(O trânsito e o eclipse secundário do KOI-196b. A pequena figura no centro mostra o eclipse secundário ampliado. A curva ascendente de luminosidade até ao eclipse e descendente depois do eclipse deve-se às fases do planeta. Imediatamente antes e depois do eclipse o planeta apresenta quase a totalidade do seu lado diurno, brilhante, virado para a Terra. Crédito: Santerne et al.)

A precisão fotométrica dos dados do Kepler permitiu também a detecção na curva de luz de variações devidas às fases do planeta enquanto circunda a estrela e a detecção do eclipse secundário, quando o planeta passa por detrás da estrela visto da Terra. O dito eclipse provoca uma diminuição no brilho do sistema de apenas 64 ppm (partes por milhão), ou seja 0.006%. Com base nestes dados os astrónomos calcularam um albedo provisório de 0.30 (superior ao medido para outros Júpiteres Quentes) e uma temperatura no lado diurno do planeta de 1930 Kelvin! Estes valores só poderão ser determinados com maior precisão com observações efectuadas no infravermelho, por exemplo com o telescópio Spitzer.

Podem ver o artigo aqui.

3 comentários

  1. ooops… 1930!!! o que dá 1657ºC 🙂

    já há meses que estamos acima dos 35ºC continuado… mas esta semana tem sido acima dos 40ºC.
    Ontem, oficialmente esteve a 43ºC… mas eles aqui mostram também o que as pessoas sentem e não só a temperatura do ar… e sentir estava acima dos 50ºC.
    Hoje, vai ser a mesma coisa… :S

    Tá tudo seco… 🙁

    Curioso é que neva um dia em NY no Inverno, e a Foxnews diz logo que é a prova que não existe aquecimento global.
    O Texas, Arizona, etc, estão há meses acima do “normal” – este está a ser o Verão mais quente de sempre -, tenho visto a Foxnews e não têm dito nada sobre Aquecimento Global…

    Quando as ideologias se sobrepõem aos factos… nada há a fazer 🙁

    Já agora, claro que o que existe é Alterações Climáticas, com mais extremos de tempo.. ou seja, Verões mais quentes e Invernos mais frios… mas os jornalistas da FOXnews não percebem isso…

    Não se pode enviar esses “jornalistas” para o KOI-196b ?
    Para ver se eles dizem que lá também não está mais quente… 😛

  2. *1930 Kelvin*

    Mesmo assim, mais fresquinho que no Texas ;-))))

    Vi nas notícias que estão a passar um mau bocado por aí. Espero que as coisas melhorem.

    Luis

  3. Ora, 1300 Kelvin… dá à volta de 1027ºC.

    É quase a temperatura a que o Texas está!!!!! 😛
    Os rios e os lagos desapareceram 🙁

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights