Câmera WFC3 do Telescópio Espacial Hubble Faz Imagem da Nebulosa Carina na Luz Visível

Composto por gás e poeira, o pilar aqui fotografado reside no tempestuoso berçário estelar chamado de Nebulosa Carina, localizado a 7500 anos-luz de distância da Terra na constelação do sul da Carina.

Feita utilizando os comprimentos de onda da parte visível do espectro, a imagem mostra a extremidade do pilar com três anos-luz de comprimento, banhado por um brilho de luz vindo das estrelas quentes e massivas que não aparecem nessa imagem. A radiação intensa e rápidos ventos (jatos de partículas carregadas) dessas estrelas estão esculpindo o pilar e fazendo com que estrelas se formem em seu interior. Correntes de gás e poeira podem ser vistas fluindo para fora do topo da estrutura.

A Wide Field Camera 3 do Hubble observou a Nebulosa Carina entre os dias 24 e 30 de Julho de 2009. A WFC3 foi instalada no Hubble  em Maio de 2009 durante a missão de serviço 4 (Servicing Mission 4). A imagem composta foi feita a partir das imagens obtidas com os filtros que isolam as emissões de ferro, magnésio, oxigênio, hidrogênio e enxofre.

Essas imagens do Hubble feitas da Nebulosa Carina fazem parte das Hubble Servicing Mission 4 Early Release Observations.

Fonte:

http://www.spacetelescope.org/images/heic0910e/

 

1 comentário

  1. Espectacular !

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights