O Complexo Vulcânico de Puyehue-Cordón Caulle Volta a Dar Sinais de Vida

O complexo vulcânico de Puyehue-Cordón Caulle emitiu uma pálida pluma de gás e cinza no dia 18 de Agosto de 2011. Essa emissão está relacionada com a atividade que teve início no dia 4 de Junho de 2011. As erupções que continuam no vulcão têm se caracterizado por serem emissões explosivas de cinza e fragmentos maiores, bem como pelo derramamento de lava típico de uma erupção efusiva.

Evidências de ambos os estilos de erupção podem ser vistas nessa imagem de satélite em cor natural, adquirida pelo Advanced Land Imager (ALI) que viaja a bordo do satélite Earth Observing-1. Uma pluma de cinzas ondulada indica a natureza explosiva da erupção. Um fluxo de lava recente, mais escuro do que o terreno ao redor, que é caracterizado por uma paisagem coberta por neve, ilustra o aspecto efusivo da erupção. Uma neve clara empoeirada visível no lobo sul do fluxo indica que a superfície da lava foi resfriada, embora ela estivesse ativa recentemente em 31 de Julho de 2011.

Sinais de erupções mais antigas são visíveis para sudoeste (parte inferior esquerda da imagem) do fluxo recente de lava. Uma linha diagonal de fontes e crateras marcam a localização da erupção que teve início em 24 de Maio de 1960, somente 38 horas depois de um terremoto de magnitude 9.5 que aconteceu sob o Oceano Atlântico a uma distância aproximada de 200 quilômetros do Puyehue-Cordón Caulle. Essa erupção além de histórica, de ainda ter o seu registro no vulcão, tem um grau de importância elevado pois é uma das poucas erupções de vulcões que pode estar relacionada com uma atividade de terremotos. Pode-se observar nos taludes, localizados abaixo dessa antiga fonte que existe uma espessa cobertura de neve coberta por fluxo de lavas, algo similar em aparência à lava que está sendo emitida na erupção atual.

Fonte:

http://earthobservatory.nasa.gov/NaturalHazards/view.php?id=51820

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights