VLT examina Olhos da Virgem

Esta belíssima imagem foi tirada pelo VLT do ESO.
Chama-se Olhos, e encontra-se na direcção da constelação da Virgem, a cerca de 50 milhões de anos-luz de distância da Terra.
São 2 galáxias que se encontram separadas entre si por uma distância de 100.000 anos-luz.

A maior das galáxias denomina-se NGC 4438. Já foi uma galáxia espiral, mas foi sendo deformada devido a colisões com outras galáxias.
A galáxia no canto inferior direito denomina-se NGC 4435.

Alguns astrónomos acreditam que há 100 milhões de anos atrás, as 2 galáxias estiveram bastante perto uma da outra: 16.000 anos-luz.
Essa proximidade levou provavelmente à deformação na NGC 4438, retirando-lhe algumas das características das galáxias-espirais, e à redução da massa na NGC 4435, retirando-lhe gás e pó de formação estelar.

Outra possibilidade é a galáxia elíptica gigante M86, que não está visível na imagem, ter causado todos os “estragos” na NGC 4438.

Leiam o artigo do ESO, aqui.

1. Resposta sensacional,tudo entendido,e disso já não esqueço mais! ;D

2. e quando a gravidade cumprir seu papel,provavelmente nós mesmos já teremos nos matado,e/ou o nosso planeta já não terá mais capacidade de suportar vida devido vários fatores,mas ,e se existir vida,será prejudicada ou extinta com essa colisão?

1. A resposta correcta é: não se sabe.
      A resposta completa tenderá para: não. Porquê? Porque já não existe 🙂

Supostamente as galáxias vão colidir dentro de 3 mil milhões de anos.
      Digo “supostamente”, porque pode ser uma mera “colisão gravitacional”, onde passam “ao largo”, e aí não há perigo para o nosso sistema solar.

Mas vamos supôr que colidem mesmo e “levam coisas”.
      Nesse caso, não se sabe se será do nosso lado da galáxia, e poderia afectar-nos… ou do outro lado, e não nos afecta.

Assumindo que se vão agrupar… então isso será após a “dança” gravitacional em que se afastam e tornam a aproximar… ou seja, só daqui a dezenas de milhares de milhões de anos.
      Nessa altura, as estimativas mostram que existe 12% de probabilidades do nosso sistema solar ser ejectado… todo junto… ou seja, nós e os outros planetas, juntamente com luas e Sol iríamos todos juntos “pelo universo entre galáxias”… sem pertencermos a nenhuma. O céu nocturno seria muito menos estrelado 😉
      Claro que isto quer dizer que existem 88% de probabilidades de continuarmos na nova galáxia… que seria a junção das 2.

Agora vem a parte da vida… 😉

Quando as galáxias realmente se juntarem, daqui por dezenas de milhares de milhões de anos, não existirá Sol tal como o conhecemos hoje 😉 – será uma anã branca.
      Sem Sol, a vida na Terra não existirá (pensamos nós).

Quanto ao “1º beijo” entre as galáxias, daqui por 3 mil milhões de anos… também nessa altura já não existirá vida como a que vemos hoje.
      O Sol estará já tão grande e tão forte dentro de 2 mil milhões de anos, que nessa altura já não existirá água à superfície, e consequentemente já não existirá vida à superfície.
      Daqui por 3 mil milhões de anos, poderemos assar carne no campo, sem precisarmos de fogo. Infelizmente já não estaremos cá para poder fazer essa experiência (e se estivéssemos, ficávamos assados) 🙂

3. Carlos,me explica uma coisa,como pode duas galaxias estar tão próximas e não se chocarem,enquanto outras estão tão distantes e já em rota de colisão digamos assim…?

Estas estão em “rota de colisão”… e até já podem ter “colidido”. Daí terem já trocado alguma da matéria.
      Não é preciso “colidirem fisicamente” para terem “colidido gravitacionalmente”.

Veja o vídeo da colisão entre Via Láctea e Andrómeda:
      A 1ª “passagem” entre elas faz com que colidam gravitacionalmente, ficando deformadas.
      Isto já faz parte da colisão.
      Entretanto separam-se e tornam a voltar uma para a outra e tornam a colidir gravitacionalmente…
      E assim sucessivamente durante milhares de milhões de anos até realmente ficarem numa só galáxia (aquilo que popularmente se chama colisão).

Nós é que pensamos na “colisão” como 2 objectos que ficam imediatamente apegados e que é “rápido”.
      Mas entre galáxias, esta colisão demora milhares de milhões de anos, numa “dança” verdadeiramente cósmica 😉

1. WOW,realmente nunca tinha pensado dessa maneira,a colisão gravitacional,realmente esclarecedor,achei que galaxias não passavam pelo mesmo vai e vem como acontece com outros astros(ex:cometas).Mas Carlos,cuidado com oque diz em relação a “podem já ter colidido”,pois os pseudos vão falar que já colidimos com Andrômeda e estamos em um estado de transe.Brincadeiras a parte,agradecido pela explicação,seu gênio 😀

2. Álisson,

Não só os pseudos 😉
        Há uns tempos li um artigo científico sobre alguns cientistas porem essa hipótese: de Andrómeda e Via Láctea já terem colidido gravitacionalmente e estarem agora em direcções contrárias já a “dançar”.
        No entanto, do pouco que me lembra, o facto de não estarem distorcidas evidencia que elas realmente ainda não colidiram 😉