Futuro do Universo pode estar influenciando o presente

“Uma reformulação radical da mecânica quântica sugere que o Universo tem um destino definido, e que esse destino já traçado volta no tempo para influenciar o passado, ou o presente.
É uma afirmação alucinante, mas alguns cosmólogos já acreditam que uma reformulação radical da mecânica quântica, na qual o futuro pode afetar o passado, poderia resolver alguns dos maiores mistérios do universo, incluindo a forma como a vida surgiu.
E, além da origem da vida, poderia ainda explicar a fonte da energia escura e resolver outros enigmas cósmicos.
O que é mais impressionante é que os pesquisadores afirmam que recentes experimentos de laboratório confirmam de forma dramática os conceitos que servem de base para esta reformulação.
(…) alguns dos paradoxos da mecânica quântica. Um desses paradoxos é o aparente indeterminismo da teoria: você não pode prever com precisão o resultado de experimentos com uma partícula quântica; execute exatamente o mesmo experimento em duas partículas idênticas e você vai obter dois resultados diferentes.
Enquanto a maioria dos físicos que se confrontaram com esse problema concluíram que a realidade é, fundamentalmente, profundamente aleatória, Aharonov argumenta que há uma ordem oculta dentro da incerteza. Mas, para entender sua origem, é necessário um salto de imaginação que nos leva além da nossa visão tradicional de tempo e causalidade.
Em sua reinterpretação radical da mecânica quântica, Aharonov argumenta que duas partículas aparentemente idênticas comportam-se de maneiras diferentes sob as mesmas condições porque elas são fundamentalmente diferentes. Nós apenas não detectamos esta diferença no presente porque ela só pode ser revelada por experiências realizadas no futuro.
É uma ideia muito boa – embora extremamente estranha.
Mas haveria alguma maneira de verificar a sua viabilidade? Dado que ela invoca um futuro ao qual ainda não temos acesso como causa parcial do presente, isto parece ser uma tarefa impossível.
No entanto, testes de laboratório engenhosamente inventados recentemente colocaram o futuro em teste e descobriram que ele poderia realmente estar afetando o passado.
Aharonov e seus colegas previram há muito tempo que, para certos experimentos quânticos muito específicos, realizados em três etapas sucessivas, o modo como a terceira e última etapa é realizada pode mudar dramaticamente as propriedades medidas durante o passo intermediário. Assim, ações realizadas no futuro (na terceira etapa), seriam vistas afetando os resultados das medições efetuadas no passado (na segunda etapa).
Em particular, nos últimos dois anos, equipes experimentalistas realizaram repetidamente experiências com lasers que mostram que, ajustando o passo final do experimento, é possível introduzir amplificações dramáticas no montante pelo qual o feixe de laser é desviado durante as etapas intermediárias do experimento. Em alguns casos, a deflexão observada durante a etapa intermediária pode ser amplificada por um fator de 10.000, dependendo das escolhas feitas na etapa final.
Estes resultados estranhos podem ser explicados de forma simples pelo quadro traçado por Aharonov: a amplificação intermediária é o resultado da combinação de ações realizadas tanto no passado (na primeira etapa) quanto no futuro (na etapa final).
É muito mais complicado explicar esses resultados usando interpretações tradicionais da mecânica quântica, afirma Andrew Jordan, da Universidade de Rochester, nos Estados Unidos, que ajudou a conceber um dos experimentos com laser.
Davies ainda não sabe se essas ideias vão produzir resultados. Mas se o fizerem, seria revolucionário. (…)”

Podem ler o artigo completo, no Inovação Tecnológica.

Parece-me ser uma ideia bastante especulativa… e estranha.

1. Seria uma realidade extremamente assustadora, já que o conceito de livre-arbítrio cairia por terra.

Interessante que meu professor de graduação em Engenharia perguntou-me, certa vez, se eu acreditava que tudo já não estaria “traçado”, não existindo o livre-arbítrio. Achei muito estranho, vindo de uma pessoa cética com relação à religião.

Tinha visto esta matéria, anteriormente, na Inovação Tecnológica. Será que esta teoria não abre um leque para outra: Teoria dos Multiversos?

• Ana Guerreiro Pereira on 06/09/2011 at 19:28

Então, resumindo e concluindo:

;D ahahaha

2. Partindo do princípio que o tempo talvez seja uma ilusão, é bem provável que todos os frames da história do universo coexistam agora, “ao mesmo tempo”, distribuídos numa espécie de tapete ou tecido. Cada momento seria uma região desse tecido, que não precisaria ser necessariamente estático, podendo ser dinâmico.

Se for assim, é possível que esse cenário esteja recheado de eventos, como explosões (supernovas temporais?) no futuro, cujas ondas de choque atravessariam o tecido do tempo, indo tanto para o futuro (!?!) como para o passado (e atravessando o presente, dando-nos a possibilidade de comprovação desses eventos).

Nesse tecido do tempo (“espaço do tempo”?) poderiam existir algo como estrelas, a se alimentar do próprio tempo e a ejetá-lo na forma de ondas (gravitacionais?) e outras criaturas temporais.

É sem dúvida, um assunto muito interessante. Campo fértil para a ficção científica.

• Nuno José Almeida on 04/09/2011 at 00:18

Então conhecendo as “leis” do futuro não poderíamos contrariar o resultado? ou seja tendo em conta o resultado da 1ª experiência não poderíamos fazer o oposto da “lei”? Grande paradoxo.

• Mirian Martin on 03/09/2011 at 10:51

É claro que eu adorei!! 🙂 Mas, como eu nem tomei café e li um textão, nem vou comentar direito.
    Bom dia, apenas! 😉

3. Não sei se será assim tão simples…
    Nem consigo imaginar como é que se podem fazer experiências e modificar o futuro no presente, mas isso já é o meu pouco conhecimento que me dificulta o raciocínio.

4. Bom Dia!

Então:
    temos uma viagem feita pelo X do lugar A para uma casa duma das ruas no lugar B.
    O X partiu naquela direcção, traçou a sua rota, mas entretanto colocaram um sinal de sentido obrigatório na rua para onde o X vai e ele terá que mudar o seu caminho para chegar à casa que ele quer, altera de certeza o seu presente durante a viagem.

Parece-me óbvio que se se mudam as características do futuro, o presente sofrerá alterações, pois, se não, não se chegaria a essas novas características do futuro.

Neste princípio se baseiam os que adivinham o futuro. Têm o poder de ir lá à frente modificar o futuro e assim encaminhar o presente para que se dirija para esse futuro que eles vaticinaram… eh eh eh