ESO Anuncia Descoberta Importante Realizada Com o HARPS

Na próxima segunda-feira, às 15 horas em Portugal continental, o ESO (European Southern Observatory) vai realizar uma conferência de imprensa virtual na qual irá anunciar uma descoberta importante na área dos exoplanetas. A detecção foi feita com o fabuloso espectrógrafo HARPS (High Accuracy Radial velocity Planet Searcher), instalado no telescópio de 3.6 metros do ESO, no Observatório de La Silla, no Chile. Os especialistas presentes no evento serão: Francesco Pepe (Observatório de Genebra), Lisa Kaltenegger (Max Planck Institute for Astronomy) e Markus Kissler-Patig (ou alternativamente Joe Liske, ambos do ESO). Como é natural, não foi dada nenhuma indicação específica sobre o conteúdo do anúncio, mas Franscesco Pepe, o primeiro interlocutor, é o autor principal do artigo:

“The HARPS search for Earth-like planets in the habitable zone: I — Very low-mass planets around HD20794, HD85512 and HD192310”

que discuti recentemente no AstroPT. Se tivesse de apostar, diria que vão anunciar uma ou mais super-Terras em torno de estrelas próximas conhecidas. Vejam as estrelas de tipo solar que eles têm estado a espiar com especial interesse.


(Crédito: Pepe et al.)

A lista inclui estrelas como Alfa Centauri, Tau Ceti, Delta Pavonis e 82 Eridani. Façam as vossas apostas !

3 comentários

  1. E é de impacto este tipo de descoberta?

  2. Eu vou apostar que encontraram outra Terra 😛
    Com outro Carlos Oliveira, outro Luis Lopes, e toda a equipa do astroPT lá 😀

  3. Ansiedade e minutos a contar…. já estou nervoso. 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights