«

»

Set 09

ESO Anuncia Descoberta Importante Realizada Com o HARPS

Na próxima segunda-feira, às 15 horas em Portugal continental, o ESO (European Southern Observatory) vai realizar uma conferência de imprensa virtual na qual irá anunciar uma descoberta importante na área dos exoplanetas. A detecção foi feita com o fabuloso espectrógrafo HARPS (High Accuracy Radial velocity Planet Searcher), instalado no telescópio de 3.6 metros do ESO, no Observatório de La Silla, no Chile. Os especialistas presentes no evento serão: Francesco Pepe (Observatório de Genebra), Lisa Kaltenegger (Max Planck Institute for Astronomy) e Markus Kissler-Patig (ou alternativamente Joe Liske, ambos do ESO). Como é natural, não foi dada nenhuma indicação específica sobre o conteúdo do anúncio, mas Franscesco Pepe, o primeiro interlocutor, é o autor principal do artigo:

“The HARPS search for Earth-like planets in the habitable zone: I — Very low-mass planets around HD20794, HD85512 and HD192310″

que discuti recentemente no AstroPT. Se tivesse de apostar, diria que vão anunciar uma ou mais super-Terras em torno de estrelas próximas conhecidas. Vejam as estrelas de tipo solar que eles têm estado a espiar com especial interesse.


(Crédito: Pepe et al.)

A lista inclui estrelas como Alfa Centauri, Tau Ceti, Delta Pavonis e 82 Eridani. Façam as vossas apostas !

Acerca do autor(a)

Luís Lopes

Luís Lopes é professor no departamento de Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Astrónomo amador há mais de 25 anos, interessa-se pela ciência em geral e pela sua divulgação. Acompanha com especial atenção os desenvolvimentos nas áreas de exoplanetas e da evolução estelar. Gosta de estar com a família, de ler um bom livro, de plantar e ver crescer árvores e de passar noites a observar o céu. Também escreve para o AstroPT de vez em quando ;-)

3 comentários

  1. José Gonçalves

    Ansiedade e minutos a contar…. já estou nervoso. :)

  2. Carlos Oliveira

    Eu vou apostar que encontraram outra Terra :P
    Com outro Carlos Oliveira, outro Luis Lopes, e toda a equipa do astroPT lá :D

  3. shirley

    E é de impacto este tipo de descoberta?

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas HTML tags e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>