«

»

Set 09

Fantasia planetária – Nibiru

Uma página muito interessante na Super-Interessante:

“A internet converteu Nibiru num fenómeno de massas: os milhões de seguidores deste planeta inexistente, nascido da fértil imaginação do escritor pseudo-científico Zecharia Sitchin e suposto lar da poderosa raça alienígena dos Anunnaki, estão convencidos de que ele chocará com a Terra em 2012.
O astrónomo David Morrison, do Instituto de Astrobiologia da NASA, estima que haja uns dois milhões de páginas da internet dedicadas quase exclusivamente a discutir este assunto. Todos os dias, ele próprio recebe mais de cinco mensagens de correio electrónico com perguntas diversas sobre o hipotético e apoteótico fim do mundo. Além de Sitchin, temos de agradecer a Nancy Lieder, uma mulher que diz estar em contacto com extraterrestres (os zetas), graças a implantes que aqueles lhe colocaram no cérebro, e que anunciou a terrível notícia em 2004.
Na realidade, a ideia nem sequer é muito original. Há umas décadas, o colombiano Joa­quín Amortegui Valbuena, mais conhecido como V.M. Rabolú, já sustentava que o enorme planeta Hercólubus (tão fictício como Nibiru) se aproximaria catastroficamente do nosso, com o objectivo de depurar a aura terrestre, seja lá isso o que for.”

Neste post sobre o cometa Elenin, eu já tinha falado do Nibiru. Estas foram as minhas palavras:

O chamado planeta Nibiru foi imaginado por Zecharia Sitchin, que nada percebendo de ciência (incluindo astronomia), decidiu dizer que há um planeta gigante que passa por aqui periodicamente e que traz uma raça de extraterrestres chamada Anunnaki.
Podia dizer que era o Pai Natal, mas decidiu simplesmente mudar o nome e chamou-lhe planeta Nibiru. A crença é a mesma, o disparate é o mesmo, só muda o rótulo.
Qualquer pessoa minimamente inteligente perceberia que esta pessoa, das duas uma: acredita naquilo que imagina e por isso deveria ser internado (como qualquer outra pessoa com problemas mentais e que imagina ser o Napoleão, etc), ou não acredita mas decide vigarizar as pessoas de modo a fazer montes de dinheiro. Tendo em conta a quantidade de livros que ele vendeu, então penso que se percebe que ele simplesmente gosta de vigarizar os crentes que de forma acéfala aceitam qualquer conspiração disparatada que lhes seja apresentada.

Note-se que para Sitchin, esse enorme planeta viria perto da Terra (sem afectar os outros planetas), mas não colidiria com o nosso. Daí que os supostos extraterrestres saltavam do planeta deles para o nosso.
No entanto, em 1995, Nancy Lieder – mais uma pessoa com problemas psiquiátricos que só não está internada porque há outros muito piores que ela que acreditam nela – disse que recebe comunicações telepáticas de extraterrestres de Zeta Reticuli, e estes disseram-lhe que o Nibiru vai colidir com a Terra.
Em 1997, ela ficou famosa por dizer que os extraterrestres tinham-lhe dito que o cometa Hale-Bopp era afinal o planeta Nibiru que iria colidir com a Terra nesse ano. Muitos crentes acéfalos acreditaram nela e seguiam-na como se ela fosse uma profeta. No entanto, claro que ela só dizia disparates, e como se viu, o cometa Hale-Bopp era realmente um cometa, que veio e passou, e nada aconteceu – como sempre disseram os cientistas que iria acontecer.
Como entretanto perdeu aderentes, em 2003 tornou a divulgar a mesma mentira. Os extraterrestres disseram-lhe que o Nibiru iria bater na Terra nesse ano e destruir a Humanidade. Mais uma vez, houve acéfalos que tornaram a cair na mesma mentira e acreditaram nela. Como nada aconteceu, mais uma vez ela foi temporariamente votada ao esquecimento.
Mas as mentiras dão dinheiro. Daí que estes vigaristas não desistem, porque à conta disto, ficam ricos à custa dos crentes em conspirações.
Por isso, cá anda ela novamente. Resolveu disseminar a ideia – que, segundo ela, lhe foi comunicada telepaticamente pelos extraterrestres – que o Nibiru vai bater na Terra em Dezembro de 2012, e que o Elenin é na verdade o Nibiru disfarçado. O facto de que o cometa Elenin desintegrou-se em 2011 e não em 2012 não interessa para ela. O que interessa é dizer sempre os mesmos disparates de modo a vigarizar os crentes em conspirações.

Sendo que estes disparates são periodicamente transmitidos por este tipo de pessoas – são sempre as mesmas vigarices, repetidas em anos diferentes -, então qualquer pessoa minimamente inteligente percebe que tudo isto é pura treta para enganar papalvos.
Infelizmente, os crentes em conspirações não têm esse filtro, e por isso não conseguem separar factos de mentiras imaginadas por vigaristas.

P.S.
(escrito a 14 de Dezembro de 2012): a 7 dias do suposto “dia fatídico”, se o Nibiru existisse estaria neste momento maior que o Sol no nosso céu, cobrindo grande parte do céu. Obviamente que basta ir lá fora e olhar para o céu, para perceber que mais uma vez toda a história do Nibiru é mentira. Mesmo assim, ainda há acéfalos a acreditar e a divulgarem vídeos e textos de vigaristas a dizer que ele vem aí. Enfim… não quererem sequer olhar para o céu, preferindo fechar os olhos e acreditarem em disparates, é a definição de burrice.

Acerca do autor(a)

Carlos Oliveira

Carlos F. Oliveira é astrónomo e educador científico. Licenciatura em Gestão de Empresas. Licenciatura em Astronomia, Ficção Científica e Comunicação Científica. Doutoramento em Educação Científica com especialização em Astrobiologia, na Universidade do Texas. Criou e leccionou durante vários anos um inovador curso de Astrobiologia na Universidade do Texas. É actualmente Research Affiliate-Fellow em Astrobiology Education na Universidade do Texas em Austin, EUA. Trabalhou no Maryland Science Center, EUA, e no Astronomy Outreach Project, UK, recebeu dois prémios da ESA, e realizou várias palestras e entrevistas nos media.

77 comentários

12 ping

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Mirian Martin

    Não adianta! Quando escrever meu best seller sobre Nibiru você constará como meu maior informante a respeito! :D

    Ah, a Ana Margarida também. :)

    1. Carlos Oliveira

      Eu escrevo o fim. :P

      Será assim:

      “E morremos todos. De seguida, acordei e…”

      :D

  2. Alexandre

    Bom dia Carlos, Nibiru não seria um planeta descrito pelo povo Sumério?

    1. Carlos Oliveira

      Não. Nibiru é um suposto planeta imaginado pelo Zecharia Sitchin ao fazer as suas próprias traduções e interpretações de textos Sumérios.
      São interpretações puramente pessoais, que nada têm a ver com o consenso dos estudiosos desse povo.

      http://en.wikipedia.org/wiki/Nibiru_%28hypothetical_planet%29#Planets_proposed_by_Zecharia_Sitchin
      http://en.wikipedia.org/wiki/Zecharia_Sitchin#Translations_and_interpretations
      Exemplo:
      “Sitchin bases his arguments on his personal interpretations of pre-Nubian and Sumerian texts, and the seal VA 243. Sitchin wrote that these ancient civilizations knew of a twelfth planet, when in fact they only knew five. Hundreds of Sumerian astronomical seals and calendars have been decoded and recorded, and the total count of planets on each seal has been five. Seal VA 243 has 12 dots that Sitchin identifies as planets. When translated, seal VA 243 reads “You’re his Servant” which is now thought to be a message from a nobleman to a servant.”

      http://www.sitchiniswrong.com/VA243/VA243.htm
      http://www.michaelsheiser.com/va_243%20page.htm
      http://www.michaelsheiser.com/nibirupage.htm
      http://www.sitchiniswrong.com/VA243seal.pdf

      Ou seja, o Sitchin nada percebe da civilização Suméria ou da sua linguagem.
      Ignorou centenas e centenas de textos e calendários Sumérios em que se percebe que os Sumérios só conheciam 5 planetas (como qualquer outra civilização até 1781).
      Viu 12 pontos numa representação Suméria, e como nada sabe de linguagem ou dessa cultura, inventou que esses 12 pontos eram planetas e que um deles era o Nibiru.

      abraços

      1. james

        gosto muito de voce carlos oliveira e queria um dia ter o prazer de encontra-lo.concordo com tudo que voce falou.a raça humana sempre precisa fantasiar as coisas,fica mais emocionante a vida,imaginar que existe et em marte,mostros em lagos,pes grandes,e etc e tal.tem um grupo de humanos que tende a querer provar que existe aliens aqui na terra.mas me fala,quanto equipamento hoje de fimagem tipo celular,cameras,nunca pegaram a imagem do danado do et,acho ate que os ets sao timidos.quando tiram uma foto e a quilometros de distancia e so pega a unha do dedao do pe.fala serio, com tanto telescopio e satelite rastreado a redondeza da terra ate hoje nao se tem uma prova concreta de nada.so faltava um escultor ir fazer uma estatua no meio de uma montanha de pedras e marte.e dose ne?valeu

    2. Carlos Oliveira

      Editei e completei a resposta acima com mais algumas informações ;-)

  3. Alexandre

    Ola novamente Carlos, será possível postar informações sobre a alta atividade solar dos ultimos dias?

    1. Carlos Oliveira

      Nós falamos bastante do Sol:
      http://astropt.org/blog/category/estrelas/sol/

      abraço

  4. Mirian Martin

    Bom, já que não deu para escrever um best seller, vai só um resumo. ;)

    http://caldeirao-da-bruxa.blogspot.com/2011/09/nibiru.html

  5. Doug

    Se Nibiru é uma fantasia, então me explica que objeto é aquele ao lado do Sol neste video gravado da sonda Stereo? http://www.youtube.com/watch?v=vR1YkoqTKko

    Estude esse documento sobre Nibiru: http://wakenews.net/Nibiru_Final_Update.pdf

    Antes de divulgar uma noticia só por que ela foi divulgada por um órgão como a NASA, escalando o pinóquio David Morrison, investigue. Entre os dias 25-27 de setembro teremos um alinhamento entre Sol, Elenin e Terra e toda vez que há um alinhamento como esse, há um terremoto na Terra. David Morrison nega, mas Mensur Omerbashich provou empiricamente que isso acontece e justamente nos dias 25-27 de setembro, Obama estará em Denver, onde há uma das maiores bases subterrâneas. Coincidência?!

    É hora de despertar para o mundo em que vivemos ao invés de repetir as mentiras que nos tem dito há anos.

    Continue esperando a Globo anuncia que Nibiru existe e boa sorte!

    1. Carlos Oliveira

      Doug,

      Deixe de ser burro.

      Aquilo ao lado é o planeta Mercurio. É o planeta mais pequeno no sistema solar e o mais próximo do Sol.
      http://spaceobs.org/en/2011/09/09/the-first-radio-observations-of-comet-elenin/#comment-306575971
      Não tem NADA a ver com o Nibiru.

      Nem poderia ser um planeta do género do Nibiru.
      Nós conseguimos ver os planetas no céu a olho nú. Um planeta gigante no sítio que vocês, pseudos, dizem, estaria enorme no nosso céu!
      São essas imbecilidades que os conspiradores nem sequer percebem… mas que qualquer criança com mais de 3 anos perceberia.
      Enfim…

      O PDF prova os paradoxos que vocês fazem. Um suposto planeta com maior poder gravitacional que Júpiter, afinal está perto e nem se vê no céu… nem sequer afectou outros planetas.
      http://astropt.org/blog/2011/08/11/elenin-nao-e-uma-ana-castanha-nem-o-nibiru/
      Enfim… só imbecilidades que vocês dizem.
      Será que nem sequer conseguem ver as vossas próprias contradições???

      Quanto ao Obama, é mais uma estupidez, uma parvoíce, uma imbecilidade, dos conspiradores.
      E já outro comentador disse o mesmo:
      http://astropt.org/blog/2011/05/22/cometa-elenin-ira-dizimar-a-humanidade/comment-page-2/#comment-45649
      O que raio tem o Obama ir para Denver em Setembro, com o pequeníssimo cometa Elenin estar mais perto em Outubro?
      A estupidez é assim tanta que nem notam que são meses diferentes????
      Querem tanto ligar coisas sem sentido, que nem se importam da figura triste que fazem???

      Além disso, a Casa Branca tem uma base subterrânea. Porque razão ele iria ter que viajar tanto, se tem uma base subterrânea onde está?
      http://edition.cnn.com/2002/ALLPOLITICS/09/11/ar911.king.cheney/
      Mais um paradoxo fruto do desconhecimento e imbecilidade de quem é crente acéfalo em paranóias.

      Já agora, eu nessas datas do Obama, vou estar em Washington DC. Será que isso quer dizer que serei Presidente nessa altura? O Obama vai fugir e eu vou-me sentar na Casa Branca?

      Enfim… ao que chegou a imbecilidade das pessoas.

      Quanto a alinhamentos, não provoca nada na Terra.
      A Terra tem estado alinhada com vários planetas por diversas vezes, e o efeito é: 0.

      Quanto a terramotos, todos os dias existem dezenas de terramotos por todo o mundo. Sendo mais frequentes no Japão, Califórnia, entre outros sítios.
      Deixe-me repetir: todos os dias!
      Ou seja, “profetizar” que vai haver um terramoto é a mesma coisa que profetizar que o Sol vai nascer.
      Não tem nada a ver com o Elenin nem com qualquer cometa ou asteróide.
      Dezenas de Terramotos acontecem TODOS os dias.

      Pode nos próximos 300 anos estar atento a esse site:
      http://quakes.globalincidentmap.com/
      E assim já percebe que existem terramotos TODOS os dias, independentemente de haver ou não cometas no espaço.

      Quanto ao Mensur, eu já falei dele no blog por várias vezes. Se você lesse os outros posts em vez de só escrever disparates, escusava de falar do Mensur.
      Enfim, são as parvoíces normais de quem não quer saber de conhecimento.
      Só acredita (crença) no Mensur quem é totalmente acéfalo!

      Por exemplo, falo nele, neste comentário:
      http://astropt.org/blog/2011/08/09/nasa-fotografa-cometa-elenin/comment-page-1/#comment-44592

      O Mensur, é um conspirador:
      http://rationalwiki.org/wiki/Mensur_Omerbashich
      Afinal, só pode mesmo ser conspirador quem “profetiza” terramotos devidos a cometas… nem sequer sabendo que há dezenas de terramotos TODOS os dias, mesmo quando não há qualquer “alinhamento” ou cometa no céu.

      ———————————————————-

      Seguidamente, nesse comentário, coloquei as minhas previsões:

      Vou fazer como o Mensur: amanhã vai haver um terramoto na Califórnia, devido ao nariz do Rodolfo, a rena voadora do Pai Natal, estar alinhado com a estrela Vega.

      Podem ir ao site amanhã, e ver que acertei!
      http://quakes.globalincidentmap.com/

      Será que a partir de amanhã vão dizer que sou profeta?

      —————————————————————————————

      Dois dias depois coloquei este comentário:

      http://astropt.org/blog/2011/08/09/nasa-fotografa-cometa-elenin/comment-page-1/#comment-44668

      Incrível. Ontem houve 52 terramotos na Califórnia!!!

      Está provado que o Pai Natal existe, e que Rodolfo, uma das renas do Pai Natal, passou pela Califórnia 52 vezes!!
      O alinhamento do nariz do Rodolfo levou a todos esses terramotos!

      E eu sou um profeta com 110% de sucesso nas profecias que faço!

      —————————————————————–

      Como se percebe, sou muito melhor profeta do que alguma vez o Mensur será.

    2. Carlos Oliveira

      O Doug continuou a enviar FANTASIAS, mas os comentários dele foram para SPAM.

      Toda a gente sabe quem é o Mensur (enganou-se em várias “previsões”, não entende causalidades, não entende que todos os dias existem terramotos, e tem erros matemáticos que qualquer miudo de 10 anos consegue ver), toda a gente sabe quem são as pessoas do Project Camelot, e toda a gente sabe que o Nibiru não existe (o Google Sky não é um telescópio. Veja as imagens originais tiradas pelos telescópios em infravermelho… enfim, só diz disparates).
      Quer acreditar em parvoíces, o problema é seu.

      De qualquer modo, realço a hipocrisia de utilizar a internet (dada pelos cientistas), computadores (dados por cientistas), viaturas (dados por cientistas), etc, e ao mesmo tempo acreditar em vigaristas anti-conhecimento científico que a única coisa que fazem é ATRASAR o progresso da Humanidade – como sempre fizeram pela História (se ler sobre a chamada Idade das Trevas, vê que o que mais havia eram esses pseudos a vigarizar as pessoas com o “medo” e “segredos ocultos”).

      Por fim, já que não acredita nos cientistas, faça a experiência do Dawkins: atire-se do topo de um edifício de 20 andares. Se cair, então os cientistas estão correctos. Se fôr apanhado pelo campo gravitacional do minúsculo cometa Elenin devido a qualquer alinhamento, ou fôr apanhado pelos UFOs do projecto Camelot, então serão esses que têm razão. Faça a experiência, e tira qualquer dúvida sobre onde está o conhecimento verdadeiro.

      Aqui divulga-se conhecimento.
      Se quer andar enganado toda a vida com fantasias e mentiras, tem outros sites.

  6. Gonçalo Silva

    Quero desde já dar os parabéns aos responsáveis por este blog.
    Sempre achei esta história do nibiru uma palhaçada mas a verdade é que há sempre o risco de algo entrar em rota de colisão, isto poderá acontecer a qualquer momento (ou não).

    Elenin por sua vez foi bem real até se ter desintegrado uns dias atrás , houve quem o associa-se ao nibiru, ou seja , qualquer objecto que passe perto da terra passará automaticamente a ser chamado de nibiru, 2012 vai passar e certamente irão associar o tal apophis …

    na minha opinião o nibiru somos nós, a alterar o clima, a dizimar espécies, a fazer guerras, a acelerar o aquecimento do planeta etc …

    Gostaria de deixar uma questão:
    http://www.youtube.com/watch?v=zyKopmPV0PQ <– este video está relacionado com elenin ? ou com o sol?

    1. Carlos Oliveira

      Olá,

      Nem com uma coisa nem outra ;)

      Já coloquei a explicação neste post:
      http://astropt.org/blog/2011/07/03/plano-de-emergencia-da-nasa/

      abraço

  7. Guilbert

    Ok, Carlos Oliveira;

    Em todos os campos do conhecimento cometes gafes, a ciencia não é diferente, sempre que dão um passo à frente, costumam negar grande parte do que julgaram ser verdade…então vamos com calma, pra que pressa, voce tem a úçtima verdade ? Não.

    1. Carlos Oliveira

      Guilbert,

      O seu comentário é próprio de quem não sabe o que diz. Não misture as coisas.

      O post não é sobre ciência, mas sim sobre as MENTIRAS dos pseudos.
      Se você acredita que uma VIGARISTA falou telepaticamente com ETs que já lhe disseram várias vezes (e sempre errado!!!) que o Nibiru vinha aí… então nada mais podemos fazemos fazer por si. O artigo é só para aqueles que ainda possuem cérebro.

      Quanto à ciência… não erra. Não negam qualquer verdade. Esse é um argumento errado, que os vigaristas gostam de dar, porque, coitados, são ignorantes sobre uma data de coisas.
      http://astropt.org/blog/2011/08/23/ciencia-nao-erra/

      Sim, a ciência tem a última verdade.
      Se acha que o conhecimento científico é errado então que faz na net (que só existe devido ao conhecimento científico)? É só hipocrisia?
      Se acha que o conhecimento científico pode estar errado, então faça a experiência do Dawkins: atire-se do topo de um edifício de 20 andares e acredite que os cientistas não sabem o que dizem, por isso você vai voar. O resultado da experiência será positivo para toda a gente, incluindo para você que fica a saber que os cientistas estão certos.

    2. Ana Guerreiro Pereira

      LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL

      LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL

      LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL

  8. Doug

    CONFIRMADO! NIBIRU NÃO ECXISTE: http://www.youtube.com/watch?v=8UtEO0J3nRs

    Deus perdeu a sua bola de futebol e encontra-se ao lado do Sol.

    1. Carlos Oliveira

      Doug,

      Continua o mesmo burro do costume.

      Basta ir a um programa de astronomia, como por exemplo este:
      http://www.heavens-above.com/skychart.aspx?SL=1&SN=1&lat=51.481&lng=-3.174&loc=Cardiff&alt=4&tz=GMT

      Para se ver que ao lado do Sol, está Vénus.
      Mas para quê procurar, quando o seu objectivo é ser um crente acéfalo em qualquer besteira?

      Doug, já está percebido que o Doug não quer saber de factos, e hipocritamente nem quer saber de conhecimento científico.
      Por isso, para que vem aqui chatear?
      É só porque gosta de ser troll????

      1. Marco Filipe

        Admite que é tudo verdade! O problema é que existe um fornecimento limitado de bandoletes quânticas anti-nibiru e queremos guardar as últimas para nós :P (bazinga)

      2. Doug

        Dei o link errado! Mas vamos a prova definitiva de que Nibiru existe:

        Neste link vocês podem ver a posição do satélite STEREO A: http://secchi.nrl.navy.mil/STEREOorbit/C2010_X1.html
        Vão para o dia 20 de março de 2011. Percebam que NÃO HÁ NENHUM PLANETA DO LADO DIREITO DO SOL QUE SEJA VISÍVEL PELA STEREO A!!! Agora vão aqui: http://stereo-ssc.nascom.nasa.gov/cgi-bin/images
        E visualizem o mesmo dia. O planeta mais próximo do Sol é Marte, mas o mesmo está muito distante para ser visível pela sonda. Cheque os dados e dê uma boa olhada. Há algo ali que não devia estar ali…Ou é Nibiru ou é um planeta que eu nunca fui informado. Ademais, aquele objeto parece que está vindo por detrás do Sol em nossa direção e desvia a luz, o que sugere que seja melhor visível no espectro infravermelho.
        Carlos Oliveira, você tem alguma sugestão do que seja aquilo, inclusive do objeto estranho que passa pelo Sol?

        Todo problema percorre até seu reconhecimento três etapas: “Na primeira, ele é ridicularizado; na segunda, combatido; na terceira, ele é considerado óbvio” (Arthur Schopenhauer).

      3. Carlos Oliveira

        Se você está a falar destas imagens:
        http://stereo.gsfc.nasa.gov/browse/2011/03/20/

        Veja mais imagens:
        http://www.youtube.com/watch?v=tgg6a_qMHv8
        Deve ser uma frota de planetas Nibirus a vir!!!!

        enfim… que ignorância…
        Já pensou em ir lá fora ver se existe algum planeta Nibiru no céu?
        Pois… mais vale estar atrás de um ecran a fazer de troll…

        Não há aqui qualquer problema, por isso essa sua citação não se aplica.
        O que existe, tal como têm existido milhões de vezes, é puras mentiras dos vigaristas que os crentes acéfalos acreditam cegamente.
        Daí que, a sua citação deveria ser: “Na primeira etapa, é uma burrice que é ridicularizada; na segunda, é uma burrice que é ridicularizada; na terceira, é uma burrice que é ridicularizada.”
        Por cada Einstein (ciência), existem milhares de patêgos (pseudos) que só dizem asneiras.

      4. Marco Filipe

        Eu pensava que não se podia confiar na NASA, agora mostra links da NASA?! Em que ficamos? Talvez tenham deixado escapar uma foto do Nibiru por lapso, é compreensível, com tanto trabalho a silenciar todos os astrónomos do mundo… (Já pensou nisso?)

        Doug, vou-lhe dizer isto porque me importo de verdade, eu consigo ver que é alguém que sente algum fascínio por ciência, mas está a fazer tudo da forma errada. Em ciência nós olhamos para as evidências e depois chegamos a uma conclusão. O Doug está a fazer o contrário, já decidiu há muito tempo que existe um planeta Nibiru e uma conspiração de proporções inacreditáveis para ocultar esse facto, e depois vai à procura daquilo que na sua visão são evidências que suportam essa crença. Isso não é ter uma mente aberta, é totalmente o oposto! Se apenas visita e aceita informações de sites da conspiração, acha que vai ter uma visão ampla sobre o assunto? Não me parece…

        Sempre existiram vigaristas, qualquer um pode escrever aquilo que quiser na internet a coberto do anonimato. Tem aqui um blog de profissionais da área que dão o seu tempo e a sua cara para educar e informar as pessoas. Pense por um momento, acha que sabe mais do que eles por ler umas quantas páginas da internet? Ou então acha que eles também fazem parte da conspiração de proporções épicas?

        Pode encontrar aqui dezenas de profecias do fim do mundo que não se concretizaram, acho que às vezes as pessoas não têm consciência disso. Algumas chegam até a ser “recicladas” para uma data posterior de cada vez que não se concretizam, voltando a enganar pessoas. Veja aqui: http://astropt.org/blog/category/2012-fim-do-mundo/

        Eu sei que é muito sedutor acreditar que se sabe algo que escapou ao resto do mundo, sentimo-nos especiais, mas isso é perigoso porque ficamos mais vulneráveis a ser explorados. A indústria do fim do mundo é muito lucrativa, vendem-se muitos livros e dão-se muitas palestras. Tente largar por um momento todos os preconceitos sobre este assunto e ler a informação que se encontra neste blog sobre todas as profecias do fim do mundo. Tenha uma mente verdadeiramente aberta e veja este assunto com novos olhos.

        Perdi quase 10 minutos a escrever isto porque, como já disse, quero mesmo ajudá-lo. Se aceita ou não isso já é consigo.

        Cumprimentos

      5. Sérgio Paulino

        Vou ser sincero e construtivo. Acho que o Doug precisa de ajuda psiquiátrica.

      6. Ana Guerreiro Pereira

        LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL

        LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL

        LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL

        AIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII a minha barriguita já não aguenta de tanto RIR!

        :D

        deixem-no continuar, pleaseeee :D rir é o melhor remédio para tudo e todos conhecemos as virtudes de uma boa sessão de riso!!!

      7. Carlos Oliveira

        Calma… leiam mais abaixo!!!

        Afinal o Nibiru vai implodir a 3ª dimensão!!! :P

        Sim, leram bem, a 3ª dimensão :P Leiam mais abaixo :P

      8. Ana Guerreiro Pereira

        Deixa-o lá (tentar) explicar como é que um planeta inventado vai implodir com a 3a dimensão! vá láaaaaaaaaaaaaaaaaa, deixaaaaaaaaaaaaa!

        Tb gostava de saber se essa implosão vai levar à canalizaçao do Ser e do Ente e garantir a contribuição de um grupo importante na determinação dos prospectos condicionalizantes e necessários a todo juízo empírico. Por outro lado, a inacessibilidade dos processos mentais inconscientes obriga-nos à análise das condições epistemológicas e cognitivas exigidas e a complexidade dos estudos efectuados pelo Doug traz à tona uma construção transcendentalmente possível da fundamentação metafísica das representações!!!

  9. Dário S. Cardina Codinha

    LOL, eu quero ver que, a partir do dia 28, esse Doug deixa de comentar com a vergonha de não ter acontecido nenhum terramoto. Ou então vai dizer que houve… que foi um das dezenas que existem por dia. Talvez diga que foi um terramoto de 4,3 na Austrália!! LOLOL

    A vida é divertida com pessoas assim

  10. Doug

    Vocês parecem mediocres já que falam de pessoas. Eu falo de fatos e dados. Carlos Oliveira, as imagens que mostram o Sol em azul não conseguem visualizar o astro ao lado do sol, apenas as imagens em vermelho. Você está se comportando como um ignorante e desprezando o objeto que reflete a luz ao lado do Sol.
    Vocês ainda estão na segunda fase de Schopenhauer. Em breve estarão na terceira fase. Obama vai decretar DEFCON 1 em breve, o que significa ameaça de guerra nuclear, enquanto vocês ficam aí achando que Nibiru não existe e que Elenin não é perigoso: http://www.youtube.com/watch?v=oFatl_QfNt4

    Não adianta apagar minhas mensagens Carlos Oliveira…Um dia vc verá algo no céu bem grande, todos os equipamentos eletrônicos serão destruídos, verá naves espaciais que nunca viu antes e espero que se lembre de mim e diga: “Aquele cara que eu chamava de idiota levianamente estava certo! Droga.”

    Já dei os links:
    http://secchi.nrl.navy.mil/STEREOorbit/C2010_X1.html
    http://stereo-ssc.nascom.nasa.gov/cgi-bin/images

    Vejam Vênus passando no dia 24 de março em 2011 nos dois links e o objeto que reflete a luz continua lá, vindo atrás do Sol sem qualquer planeta ao lado visível pela STEREO A. Até agora vocês só criticam a minha pessoa por falta de argumentação como os idiotas fazem. Eu trago informações que pelo fato de vocês estarem tão certos e cegos de que Nibiru não existe, mesmo diante de imagens demonstrando o objeto, suas mentes não conseguem aceitar. ATÉ AGORA NENHUM DE VOCÊS DISSE QUE OBJETO É AQUELE DO LADO DIREITO DO SOL? NINGUÉM! Entendem o quanto vcs estão tão cegos?

    Marcos Felipe, vc não faz ideia do problema que estamos enfrentando. É muito maior do que Nibiru ou Elenin. Espero que consiga sobreviver até o final de 2014 quando passaremos para a 5ª dimensão.

    Esta é minha última mensagem, pois vocês receberão muitas mensagens de que o mundo está mudando e eu não vou alertar ninguém das mudanças. Não se trata do fim do mundo, mas da implosão da 3ª dimensão ou fim do tempo como o conhecemos. E aí é que vocês vão mudar suas mentes. Não sou religioso, mas um pesquisador atento as mudanças e informações.

    Abraços

    1. Carlos Oliveira

      Como percebes, Marco Filipe, este DOUG é um parvito que anda no mundo…
      É mais um acéfalo que só sabe dizer disparates.

      As imagens da STEREO estão perfeitamente explicadas. Mas ele prefere seguir ignorantes que não percebem nada de astronomia… que são como ele. São cegos a guiar cegos.

      Doug, já pensou ler sites de ciência? Eu dei-lhe alguns. Lá explicam as imagens.
      Mas claro, o Doug, de forma completamente imbecil prefere acreditar (crença) nos disparates que miúdos que nada percebem de astronomia e que decidem pôr videos no YouTube… enfim… se a estupidez desse $$$, o Doug era multimilionário!!!

      Você não é qualquer pesquisador. Nem sequer está atento.
      Você é um crente acéfalo que segue de forma fundamentalista, cega, qualquer idiotice que digam no YouTube.

      Os links que deu não mostram nada!
      Os links que eu dei, sim, mostram imagens do que você está a falar!
      Será que você é assim tão parvo ignorante que nem clica nos seus links e nos meus???

      E, tal como o Marco Filipe mencionou, você é assim tão acéfalo que nem vê que diz mal da NASA e dá imagens que foram disponibilizadas pela NASA para toda a gente???
      Se a NASA quisesse esconder alguma coisa, escondia. Não tinha que divulgar as imagens.
      Mas divulga… porque não há nada lá de “secreto”!!!
      Percebe????????

      Enfim… Santa Paciência para com estes pseudos que são totalmente acéfalos e nem percebem as suas próprias contradições.

      Mistura Nibirus, Naves Espaciais, Obama, e tudo o resto, numa grande manta de retalhos próprio de conspiradores acéfalos que não fazem a mínima ideia da figura estúpida que mostram de si.

      Quanto ao Obama, já lhe expliquei em cima que nada tem a ver com o pequeníssimo cometa Elenin ou o inexistente Nibiru.
      É a estupidez de nem sequer saber que a Casa Branca tem uma base subterrânea.
      E nesse dia, o Obama estará em Denver e eu em Washington DC. Só quem é totalmente imbecil pode pensar que há relação entre os acontecimentos.

      “implosão da 3ª dimensão”
      Esta fez-me rir!!!!
      Nós vivemos em 3 dimensões espaciais!!!!
      LOLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL
      Aqui, o ignorante do Doug deu a entender que vamos ficar “espalmados” em 2 dimensões, com a implosão da 3ª…… FUJAAAAMMMMMMMMM
      LOLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL
      ROTFLOLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL

      Estou mesmo a partir-me a rir com tamanha imbecilidade!!!
      É mesmo de alguém que não sabe nem o mais básico de conhecimento geral.

    2. Marco Filipe

      Oookkk… eu tentei…
      Abraço Doug e boa sorte para a implosão…

    3. Ana Guerreiro Pereira

      Oh pah, Doug, ao menos escreva o nome do Marco Filipe decentemente….

      1. Sérgio Paulino

        LLLLOOOOOLLLLLL

        Carlos, Marco,
        Admiro a vossa paciência.

  11. Ana Guerreiro Pereira

    “Não sou religioso, mas um pesquisador atento as mudanças e informações.” a par de “Não se trata do fim do mundo, mas da implosão da 3ª dimensão ” e de “Marcos Felipe, vc não faz ideia do problema que estamos enfrentando. É muito maior do que Nibiru ou Elenin. Espero que consiga sobreviver até o final de 2014 quando passaremos para a 5ª dimensão.”….

    Orai comigo ao grande FSM. Grande FSM, livrai-nos de pesquisadores atentos de implosões de 3a dimensão que nos fazem passar para a 5a dimensão e que não acabam com o mundo, mas com o tempo. Amen!

    ganda material para um livro de comédia!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    OBRIGADA DOUG, estava a precisar imenso de me rir como se não houvesse amanhã… obrigada, do fundo deste coração ignorante e arrogante :D

  12. cassiana de assis

    gente,
    quero apenas “frizar” que a secretária de estado Condoleezza Rice, em um documentário do canal History sobre o 11/09/2001, disse o seguinte: ” …e o mr.presidente afirmou pelo fone do FA1 que estava voltando à Casa Branca e eu disse a ele, fique onde está, eh mais seguro!..” (jornalista) “a senhora foi rispida com ele? porquê? “… sim…sim, existe um abrigo subterraneo, mas, nunca se sabe…..pra mim o FA1 eh + seguro.” Por que serah, que ela falou isso?
    Denver agora, eh o + seguro bunker do mundo. Eh só testar, como diz o CarlosOliveira.
    Grata…..

    1. Carlos Oliveira

      E aqui também é seguro.
      É só testar.

      E se quer testar mais, veja onde o Obama vai estar no dia seguinte… em vez de se deixar levar por conspiradores acéfalos que só sabem utilizar red herrings para vigarizar as pessoas.

      Enfim…

      Durante o 11 de Setembro, o Bush estava na Flórida. Ficou lá durante largo tempo, e depois foi para o Air Force One. Durante o resto dos ataques, o Bush ficou no seu avião, porque era mais seguro (acharam eles), em vez de ir para Washington (como ele queria). Depois foi para a Luisiana.
      http://www.historycommons.org/essay.jsp?article=essayaninterestingday

      NADA DISTO TEM A VER COM DENVER!!!!!

      Porque raio é que os conspiradores ignoram os factos para inventarem coisas que nada têm a ver?
      É somente gosto por MENTIR e VIGARIZAR as pessoas????

      enfim…

    2. Ana Guerreiro Pereira

      cassiana, desculpe intrometer-me, mas o que é isso tem a ver com o Post e com o Blogue Astropt? isto é um blogue de ciência, onde se aprende ciência. Não é um blogue de conspiracionites agudas.

      Grata.

  13. JOSE ROBERTO LISBOA

    CARO CARLOS,GOSTARIA DE DEIXAR CLARO QUE ACREDITO NOS TEXTOS SUMERIOS,MAS QUEM GARANTE A QUALIDADE E VERACIDADE DA TRADUÇÃO,ACREDITO QUE SE DEZ PERITOS ANALISAREM AS ESCRITAS INDIVIDUALMENTE TEREMOS DEZ VERSÕES TOTALMENTE DIFERENTES, GRATO

    1. Carlos Oliveira

      Mas acreditar em algo é somente uma crença, que nada tem de real.

      Eu posso acreditar no Pai Natal, que não é isso que o faz sair do reino da fantasia ;)

      abraços

  14. JOSE ROBERTO LISBOA

    OLA ,CARLOS ACREDITO QUE A VIDA TENHA VINDO DE UMA FORMA OU OUTRA DO ESPAÇO,MAS A EVOLUÇÃO VIRA DA NANOTECNOLOGIA,SO QUE COMO TUDO NO CAPITALISMO JA ESTÃO SONEGANDO INFORMÇÕES ATUAIS DESSA AREA,QUAL SUA OPINIÃO A RESPEITO?

    1. Carlos Oliveira

      Não há quaisquer informações sonegadas sobre vida fora da Terra.
      Isto não é uma crença minha nem a minha opinião. São os factos.

  15. JOSE ROBERTO LISBOA

    A ,ACREDITO NA EXISTENCIA DOS TEXTOS SUMERIOS,NÃO NA VERACIDADE DE SUA TRADUÇÃO,
    GRATO

    1. Carlos Oliveira

      Torno a repetir: nada tem a ver com crenças.

      Eu não acredito na gravidade… sei que ela existe.

      abraços

  16. Roger-Alucard

    Ola Carlos!! Agora a fixa caiu -.- esses crente usam tbm dos vigarista pra ganhar fies e tbm Ganhar dinheiro dos fies -.- por que eu ja fui iludido com isso por algumas ingrejas -.-
    Eles não são burro que acredita em qualquer coisa que falam ‘-’
    Eles são e inteligentes -.-

    Mais eu não vou Ser o burro da vez

    To esperto !!! :D

    gosto muito do seu blog’-’

    1. Carlos Oliveira

      Pois… o vigarista do Camping, com este tipo de conspirações infundadas sobre o fim-do-mundo, ganhou 80 milhões de dólares este ano… e deixou muitas pessoas a passar fome. :(

      abraços

  17. Carlos Oliveira

    Convém que também leiam este artigo que contém o Nibiru:
    http://astropt.org/blog/2011/08/11/elenin-nao-e-uma-ana-castanha-nem-o-nibiru/

  18. Eduardo Vianna

    Olá, Carlos Oliveira.

    Quer saber de uma coisa? Talvez o amigo vá achar um exagero, ou uma ideia um tanto descabelada, mas para mim procede. Estou pensando que a humanidade que conhecemos não tem jeito, e que somente haverá uma vida melhor após a imensa revolução que significará a Singularidade Tecnológica, caso essa tendência se concretize. Não é injusto pensar que a Singularidade poderia inaugurar até mesmo um mundo sem religião, ao estabelecer uma relação completamente diferente com a morte, ou com a experiência religiosa em si mesma, e porque há de aparecer sobre a Terra um homem fortalecido, quanto a todos os sentidos de suas faculdades intelecutais — e, portanto, “espirituais”. Pois, pense comigo, a prevalência desses obscurantismos e misticismos que estamos vendo crescerem e frutificarem tão loucamente neste mundo baseado sobre a alta tecnologia só pode ser um sinal de que o gênero humano precisa de uma grande ruptura (já deu o que tinha que dar, como dizemos no Brasil), rumo a muito mais racionalidade e potência para as pessoas, e, em consequência, muito mais justiça social, muito mais conhecimento realmente assimilado, muito mais criatividade e imaginação, muito mais estilo, e muito menos superficialidade.
    Enfim, eu deposito uma boa dose de esperança no homem transhumano.

    Saudações brasileiras.

    1. Carlos Oliveira

      Isto são só opiniões minhas (não são factos):

      Não sei se atingiremos qualquer singularidade… a minha opinião é que gradualmente iremos continuar a evoluir tecnologicamente.

      Não sei se perderemos as religiões, mas penso que a espiritualidade faz parte da Humanidade desde os seus primórdios (desde que imaginava deuses para chuva, trovoada, etc). Logo, a espiritualidade nunca se perderá.

      Quanto à racionalidade, sou mais pessimista – apesar de dar aulas de modo a combater o obscurantismo. Por isso, tenho esperança na mudança, mas duvido dela.
      O que se passa é que o mundo, sobretudo no século passado, progrediu imenso e tornou-se bastante complexo, cientificamente e tecnologicamente.
      Enquanto esse mundo “material” progrediu juntamente com o conhecimento, a mentalidade da população manteve-se basicamente a mesma, com medo do desconhecido.
      Essa dicotomia leva a muitas tretas, a muitas mentiras, porque as pessoas apegam-se a tudo que lhes dê um pouco de controlo desse mundo que fugiu nitidamente ao seu controlo.

      Esta é a minha ideia. Posso estar enganado, obviamente.

      Mas tem razão. Esta parte filosófica/psicológica sobre o ser humano é muitíssimo interessante.

  19. Eduardo Vianna

    Sem dúvuda, a Singularidade é apenas uma tendência — uma, entre tantas. Mas não me parece ruim pensar sobre ela. Aqui no Brasil temos um grande cientista, e um grande cidadão, chamado Miguel Nicolelis, penso que provavelmente você o conheça, envolvido com o progresso científico associado ao combate à doença degenerativa, e educador científico de primeira, dos maiores que já tivemos por aqui. Ele fundou uma grande escola de ciência para jovens numa região com os piores índices de desenvolvimento humano de meu país, para PROVAR que o conhecimento científico é viável e rende frutos mesmo em lugares ignorados ou desprezados pelo estabelecimento social e político duma sociedade absolutamente oligárquica e brutal como esta em que nasci e na qual eu vivo. Valeria muito dar uma olhada em algumas considerações de Nicolelis sobre o que poderia ser um homem transhumano, mormente quanto a sua sensibilidade e sua relação com o conhecimento — um conhecimento assimilado em outros termos e por outros dispositivos, haveria muito o que dizer a respeito.

    Mas, é claro, estamos obrigados a tomar as coisas como são e não como gostaríamos que fossem, embora, em discussões desse tipo, eu me sinta sempre à vontade para simpatizar com perspectivas um tanto utópicas, até mesmo por uma questão de imaginação. Porque, sem imaginação, nada feito nesta vida, com muita luz nos olhos e a Navalha de Occam em punho.

    E muito bom o seu blog, vou seguir acompanhando-o.

    1. Carlos Oliveira

      Não conhecia ;)

      Estive a ler sobre ele, agora, aqui:
      http://pt.wikipedia.org/wiki/Miguel_Nicolelis

      Muito interessante ;)
      Obrigado :)

      1. Eduardo Vianna

        Que nada, ô Carlos. Obrigado a você.

        Sobre Nibiru, é interessante notar que há entre seus crentes uma espécie de culto da morte, um tipo de necrofilia universal, o que me faz pensar que são como suicidas que não querem morrer sozinhos, mas reviram os olhos diante de uma catástofre que nos esmagasse a todos. Quanta morbidez! Essas pessoas, sem que o percebam, já praticam em algum nível um suicídio coletivo, ainda que apenas no plano de sua fantasia. Meu apreço pelo transhumano tem muito que ver com algumas passagens do noso Carl Sagan em “O mundo assombrado pelos demônios”: a mistura entre ignorância generalizada, misticismo, poder político e alta tecnologia pode ser alguma bomba relógio, e que horror será quando nos explodir na cara! Talvez o transhumano, e apenas o transhumano, pudesse superar toda a inércia a que você se referiu quanto à mentalidade humana desta época, pelos atributos que terá. Mas, é claro, devo ter muito claro para mim e perante os interlocutores que o advento do transhumano não é mais que um desejo meu, ainda que bem fundamentado segundo certas fontes.

        E sobre a questão da espiritualidade, não poderia estar mais de acordo com você. Mas o que forçosamente entraria em declínio, supondo por um momento que a Singularidade seja real a certa altura, será o império das grandes religiões, sua “sabedoria”, seu peso, seus abusos e todo o seu caráter compulsório. Meu velho, não tenho palavras para lhe dizer como eu gostaria de ver isso!

      2. Carlos Oliveira

        Não sei se as religiões irão acabar, mas penso que estarão em declínio.
        Tiveram o ponto alto nos séculos anteriores ao Renascimento e a partir daí declinaram… até porque os os “Church Fathers” diziam na altura que não existiam mais humanos à face da Terra, e depois foram encontradas civilizações no que é agora o Continente Americano.
        Ou seja, percebeu-se aí que eles não eram infalíveis…

        Pois, quando falou no suicídio colectivo, fez-me lembrar a seita Portas do Céu, que se mataram todos a pensarem que iam ser levados pela nave espacial que ia passar pela Terra – era o cometa Hale-Bopp.

        abraços

  20. Eduardo Vianna

    Avante, Carlos.

    Lembro-me bem desse caso da seita Portas do Céu, e muito amargoso terá sido pessoalmente para mim o fato de a seita fazer lembrar aquele grande poema de Bob Dylan.
    Mas deixe-me oferecer a você dois links muito bons de nosso Nicolelis.

    http://www.youtube.com/watch?v=SgLepzpxXYI
    Aqui temos uma “Aula de inquietação”, palavras de Nicolelis aos novos alunos dos cursos científicos da Universidade de Brasília, contra toda a mediocridade e contra toda mesmice.

    E http://www.youtube.com/watch?v=D3KNW4Jw9wg&feature=relmfu
    Por aqui você assiste a uma edição do programa Provocações, do ator e dramaturgo brasileiro Antônio Abujamra, com Miguel Nicolelis.

    Satisfação garantida ou seu dinheiro (que dinheiro, ó pá?) de volta.

    Abração.

    1. Carlos Oliveira

      Interessante ;)

  21. cadine meirelles

    ola carlos,escrevo aqui do brasil,onde sao 03:03 da madrugada so pra dizer: graças a deus que existem pessoas como vc na net!!! nao da mais pra aguentar essa paranoia generalizada chamada 2012!!! o que ha de errado com esse povo?ate minha filha de 3 aninhos e mais coerente do que essa gente!!! valeu ,abraços …

    1. Carlos Oliveira

      Pois… mas as crianças não caem em todas as tretas que lhes dizem… elas são curiosas, cepticas, e experimentadoras por natureza ;)

      abraços e obrigado pelas palavras :)

  22. joao

    Nós navegantes da nave Terra estamos muito preocupados com o que pode acontecer com
    nosso mundo físico. Devíamos nos preocupar mais com o principal que é nosso mundo espiritual que não tem fim. Já temos notícias de que o próximo fim vai ser adiado para 2036,talvez por causa das nossas olimpíadas. Veja o que diz André Luiz Ruiz. Prefiro acreditar nele, terei mais tempo para curtir minha aposentadoria e receber atrasados da Previdência Social. Valeu. Falô. É isso aí bicho.

    1. Carlos Oliveira

      A parte física é a mais importante. É a que o faz estar na internet. Sem isso, não poderia estar aqui a dizer mal das coisas.

      “Prefiro acreditar nele”.
      A verdade não se faz de acreditar neste ou naquele, mas sim em pensarmos por nós próprios e olharmos para as evidências.

      Quanto ao André Luiz, LOLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL, é de partir a rir.
      Os espíritos que eu contacto, dizem-me que ele não sabe nada.

      Quanto a 2036, é o ano do Apophis, que é bem físico, estudado por cientistas, e não tem nada a ver com vigarices que lhe possam vender.
      http://astropt.org/blog/2010/01/02/apophis/

      Nada disso que escreveu tem a ver com o post, que é sobre o inexistente planeta Nibiru.

  23. joao

    Obrigado pela atenção, mas, estamos discordando em parte.
    Esse Andre L. Ruiz diz não estar acreditando em Nibiru. Fiz referência para também
    mostrar descrédito.
    O outro Andre Luiz foi criado para ficar vendendo livros.
    A parte física vem depois, continuo acreditando.
    Pois pois.

    1. Carlos Oliveira

      “A parte física vem depois, continuo acreditando.”

      O que cada um de nós acredita é totalmente indiferente.

      A internet, os carros, a electricidade, a gravidade, os telemóveis, etc…. não funcionam porque alguém acredita nessas coisas, mas sim porque se compreende a ciência e a realidade à nossa volta.

      Não depende de crenças ou de mitos da Idade das Trevas que persistem até aos dias de hoje, depende de trabalho e inteligência em prol do progresso da Humanidade.
      http://astropt.org/blog/2012/02/18/7-equacoes-que-governam-o-seu-mundo/

  24. Jonas

    Carlos, gostei muito do blog.

    Eu assisti o video da palestra do Ruiz. Pesquisei quase tudo o que ele apresentou. A palestra do Ruiz é muito bem estruturada e ele tece uma teoria da conspiração simplesmente fantastica, no entanto ele entra em um campo muito complicado para quem não é da área, a astronomia. É aí que começa a derrapar, nisto e vem vários aspéctos.

    O ponto maximo é o suposto depósito de caixões da Georgia (EUA) que seria da FEMA afinal o governo americana estaria se preparando para uma catastrofe sem precedentes. Bem … encontrei até o fabricante. Primeiro que não são caixões, são forros para tumulos (ou burial vaults como eles dizem). Não é um depósito da FEMA, mas sim do proprio fabricante, que os mantém lá pois é próximo a um importante terminal logistico.

    E a mudança dos polos magnéticos ? Achei no site da Nature. Sim, está em curso, com data para terminar daqui a centenas de anos.

    A NASA está tão p. da vida com essa história da Nibiru e polar shift pois fizeram um FAQ só sobre a paranóia. Foi o que encontrei lá. Ache depois de milhares de e-mails de americanos preocupados com o tal doomsday que eles fizeram até um FAQ !

    Olha, tenho um amigo que é astronomo amador. Do quintal dele e com um telescópio barato ele me mostrou os anéis de saturno. Sejamos no mínimo, lógicos ! Algo tão gigantesco como Nibiru já era para ter sido visto tem muito tempo.

    É assim com a teoria da conspiração – o google e paciencia resolvem tudo. E todos podemos dormir em paz.

  25. lua

    eu acho que tudo pode acontecer, vc deve acreditar mais que as outras pessoas que o nibiru existe,por isso essa negação convcta, isto é medo inconciente que faz com que vc negue para vc mesmo, para se sentir melhor.

    1. Carlos Oliveira

      Cara Luciane,

      Deixe de ser burrinha.

      Este seu comentário totalmente aparvalhado, já foi explicado aqui neste local de conhecimento por centenas de vezes.
      Leia os artigos, antes de fazer comentários absurdos. Respeite o conhecimento!

      Tudo o que está escrito no post são FACTOS.
      Não dependem se eu acredito ou não. São FACTOS. Tal como 2 + 2 = 4.

      Se você acha que FACTOS científicos dependem da pessoa acreditar ou não neles, faça a experiência do Dawkins e atire-se do topo de um edifício e “acredite” que a Gravidade não funciona…

      E deixe de ser hipócrita e saia da net, e não use celular, etc, que é TUDO feito com FACTOS dados pelos cientistas.

      Os vigaristas em quem você acredita, nunca lhe deram nada.
      Mas você continua sendo ignorante e hipócrita a deixar-se levar por eles.

      Se você quer acreditar (crenças, que são o OPOSTO de factos) em fantasias, que já matou algumas pessoas que se deixaram levar por essas seitas religiosas, o problema é seu.
      Mas deixe de ser hipócrita e PÁRE de utilizar tudo o que o conhecimento científico lhe dá.

  26. Carlos Oliveira

    Gostei deste comentário no Facebook do nosso leitor Rui Costa:

    “A mecânica do sistema Solar e os corpos de grande massa nele contidos, já estão relativamente bem conhecidos. Este conhecimento, é suficientemente preciso para se lançar uma sonda para Marte e essa sonda, com um mínimo de correções da trajectória, atingir o destino com uma precisão tal que não apenas atinge o planeta, mas vai ao pormenor de atingir o solo marciano dentro de uma oval relativamente pequena, próximo a uma cratera pré-estabelecida.

    E os cientistas que calcularam a trajectória e o impulso necessário para colocar lá o rover Curiosity, não precisaram de tomar em consideração a gravidade de nenhum Nubiru nem de outros astros fantasiosos. Tomaram em consideração apenas as interações gravíticas dos corpos já bem conhecidos e estudados que compõem o sistema solar.

    Vai mesmo uma outra sonda (New Horizons) para os confins do Sistema Solar e que passará por Plutão em Julho de 2015. E, também neste caso, tenho confiança nos cálculos dos cientistas que projectaram esta missão e que não contaram com esse ou outros astros imaginários.

    A questão é que explorar a ignorância e os medos das pessoas é lucrativo.
    Faz aumentar audiências de programas televisivos, vende livros, dá notoriedade a pessoas que ardilosamente misturam conceitos científicos com falsidades (na esperança de que as pessoas ao reconhecerem os conceitos autênticos acabem por assumir que o restante também é verdadeiro) e, pior que tudo, transforma as pessoas em cidadãos acéfalos e acríticos.”

  27. Paulo

    Apesar de ter lido pouco, gostei do blog e pretendo voltar mais vezes aqui.
    Meu conhecimento é bastante limitado e somente de uns 2 anos para cá que comecei a me interessar por assuntos sobre o universo. Até então, nunca tinha me feito perguntas sobre como funciona Sol, o “por que” dos planetas serem arredondados e sequer sabia que Sol é apenas uma estrela dentre bilhões que existem na nossa galáxia.
    Hoje gosto de sair no quintal de vez em quando para ver e tirar fotos das estrelas(da lua também) e assim descobrir o nome de algumas delas e de suas constelações. Percebi coisas bobas, como no verão, o Sol ilumina determinada área do meu quintal e no inverno não. Percebi que o céu se move, uma estrela que eu esteja vendo em determinada parte do céu e em determinado horário estará em outra posição quando eu voltar para vê-la no mesmo horário depois de algumas semanas, e durante o ano vi alguns videos desse tal “planeta” nibiru e em vários deles o planeta está perto do Sol(o que parece ser bem conveniente para alguns).
    O que eu gostaria de saber é, se é provável que algum objeto tenha uma trajetória que permita isso? Pois mesmo em videos com vários meses de diferença o tal planeta continua lá “perto” do Sol.

    Uma coisa curiosa é que existem pessoas que não acreditam de jeito nenhum que o homem foi à lua, acham isso um absurdo, mas acreditam que um planeta está vindo aqui em nossa direção porque um cara no youtube dizia isso. Não acho que a vinda de um planeta seja algo impossível, mas também não acho que essas pessoas que afirmam isso realmente saibam o que estão dizendo. Parece até eu jogando sinuca, toda vez que vou dar uma tacada eu digo que farei uma jogada de mestre, depois de umas 30 tacadas realmente sai uma jogada muito boa, claro que não foi porque eu disse que iria fazer e sim porque uma hora ou outra iria acontecer.

    1. Carlos Oliveira

      Paulo,

      Obrigado pelo seu feedback ;)

      Quanto às suas questões:

      1 – Ele continuaria perto do Sol, se tivesse órbitas como Vénus ou Mercúrio. Mas nesse caso, nunca viria para a Terra. ;)

      2 – É impossível um planeta desses não ser detectado por astrónomos profissionais e amadores. Já há vários anos que milhões de astrónomos amadores por todo o mundo, teriam visto que alguns planetas do Sistema Solar (como Saturno) estariam noutro sítio porque o suposto Nibiru teria afectado gravitacionalmente a sua órbita ;)

      Já agora, um evento destes seria óptimo para a NASA e para todos os astrónomos profissionais, porque receberiam uma enorme injecção de dinheiro para as suas pesquisas.
      Ou seja, um evento destes seria o “paraíso” de quem realmente estuda estes assuntos ;)
      O facto de se negar é mesmo porque não existe… infelizmente para nós :P

      abraços!

      1. Paulo

        Obrigado pela resposta Carlos.

        Sobre a minha dúvida, eu me expressei mal. Quando eu disse que o suposto planeta estava perto do Sol nos videos postados na internet, quis dizer que estava quase na mesma direção que o Sol(nos videos eles usam até uma espécie de filtro para que o planeta fique visível). É como eu dizer que Júpiter está “perto” da constelação do Touro, mas o melhor é dizer que, do meu ponto de observação Júpiter está na mesma direção que a constelação do Touro.
        Eu imagino que uma hora ou outra Júpiter já não estará mais na direção da constelação do Touro e o que achei um pouco estranho é que existem vídeos tanto do começo do ano quanto de agora, no final do ano, que mostram esse nibiru ainda quase na mesmo direção que o Sol.

        Não sei se consegui ser mais claro, mas, de qualquer forma, percebi que não é uma dúvida relevante. Como você já disse, existem muitos astrônomos profissionais e amadores que já teriam detectado anomalias que indicassem algo, além de acreditar que muitos deles gostariam de ter o reconhecimento por ter realmente encontrado e provado a existência desse nibiru. É melhor gastar o tempo aprendendo sobre coisas mais interessantes do universo.

        Abraço

  28. Paulo

    Pô, Carlos, obrigado pelos links!

    Sobre o ultimo link, da “nave espacial perto do sol”, eu já tinha visto em outro lugar com o titulo de “grande objeto sugando energia do sol”, só que a única coisa que pensei ter faltado quando vi o vídeo foi exatamente o tal “grande objeto sugando a energia do sol”.

    Sim, eu acredito que nesses videos de charlatões possa ser algum planeta como Vênus ou Mercúrio, ou então em alguns casos até algum (de)efeito produzido pela lente da câmera quando exposta diretamente à luz do Sol. Lembro até que em junho, se não me engano, ocorreu uma passagem de Vênus na frente do Sol e que essa passagem teria alguma importância para astrônomos fazerem medições que eu desconheço.

    Valeu Carlos, abraço.

    1. Carlos Oliveira

      A passagem de Vénus em frente do Sol é chamado de trânsito ;) , e serve realmente para algumas medições astronómicas, mas não tem qualquer efeito na Terra ;)

      abraços!

  29. Gabriel

    Sei que este é um artigo bem antigo mas gostaria de agradecer seu conteúdo, esclareceu muita coisa. Eu lembrei que a um tempo atrás todos ví um vídeo que na época me intrigou muito e agora com o passar do tão esperado e decepcionante 21/12/12 lembrei dele e resolvi pesquisar se algum fato interessante ocorreu no céu nesta data. Claro que encontrei uma centena de artigos falando do Nibiru e este blog entre eles.
    Mas minhas descobertas estão mais para o campo da sociologia que astronomia. Nunca imaginei o quanto as pessoas se decepcionariam pelo mundo não ter acabado. LOL!

    Adoraria ver mais comentários deste tal Doug. Morri de rir com a história da 3ª dimensão.

    Provavelmente já viu este vídeo porém se não o viu aqui está:
    (… comentário editado …)

    Divirta-se!

    Para fins de conhecimento se puder dar uma explicação científica para o 1:51:20 onde supostamente seria possível ver Nibiru em infra-vermelho eu gostaria muito de saber de alguém que realmente sabe o que está falando. Desculpe se o pedido na realidade for muito idiota e imagens como esta forem na verdade muito comuns. Não sei absolutamente nada do assunto.

    1. Carlos Oliveira

      Gabriel,

      Peço desculpa, mas tive que editar o seu comentário, para não dar mais cliques aos videos desse enganador ;)
      (já falamos dele algumas vezes em comentários aqui no blog, mas aquilo é tamanha bagunça que para post nem sabemos por onde começar)

      Quanto a ver-se o Nibiru em infravermelho, é deste estilo:
      http://astropt.org/blog/2012/02/20/objectos-estranhos-no-google-sky/

      abraços!

      1. Gabriel

        Muito obrigado pela atenção Carlos. Pessoas como eu que se fascinam pelos astros porém não tem conhecimento algum são facilmente enganados por charlatões como este.
        Seus artigos são esclarecedores, informativos e aprendi muito lendo eles.
        Prometo não acreditar nestas histórias novamente e sempre procurar fontes científicas seguras.
        Geralmente estes conspiradores sempre dizem que não podemos acreditar nas fontes científicas por que querem ocultar a verdade de nós, mas vejo o quanto vocês dedicam seu tempo a ensinar a verdade e vejo o quanto na verdade eles tem medo de serem desmascarados.
        Novamente obrigado pela atenção e um feliz 2013 que veio pra provar o quanto estes conspiradores não passam de conspiradores.

      2. Carlos Oliveira

        Obrigado pelas palavras :)

    2. Cavalcanti

      Gabriel,

      Só um complemento ao comentário do Carlos: neste trecho do seu comentário…

      “Mas minhas descobertas estão mais para o campo da sociologia que astronomia. Nunca imaginei o quanto as pessoas se decepcionariam pelo mundo não ter acabado. LOL!”

      … sugiro-lhe este artigo do AstroPT: http://astropt.org/blog/2012/08/28/esperanca-e-ilusao/

      ;)

      1. Gabriel

        Excelente artigo Cavalcanti! Muito obrigado.

  1. Nibiru implode e Goebbels ri-se | Blog de Astronomia do astroPT

    [...] há uns meses atrás. Afirmou um comentador há 6 meses atrás que o mundo iria acabar porque a 3ª dimensão iria implodir. Sim, leram bem: a 3ª dimensão iria implodir. Obviamente só quem não faz a mínima ideia do que [...]

  2. Links para o AstroPT » AstroPT - Informação e Educação Científica

    [...] exemplo, nos divulgassem alguns artigos (sobretudo de análises críticas a assuntos pseudo, como o Nibiru, Profecia Maia, etc), através de links, nos vossos próprios [...]

  3. Uma ajuda vossa para mudar o mundo, pode ser? » AstroPT - Informação e Educação Científica

    [...] Maias, pro­fe­cias, co­me­tas as­sas­si­nos, ali­nha­men­tos ga­lác­ti­cos, pla­ne­tas Nibiru e ener­gias tre­to­plas­má­ti­cas no YouTube e em cen­te­nas de sí­tios de de­sign tão [...]

  4. A verdade sobre as profecias para Dezembro de 2012 » AstroPT - Informação e Educação Científica

    [...] aos tags/etiquetas respectivas. Alguns exemplos: Profecia Maia para 2012, Alinhamento Planetário, Nibiru, Reversão dos Pólos, Tempestades [...]

  5. Fim(ns) do Mundo » AstroPT - Informação e Educação Científica

    [...] Nibiru, esse extraordinário e enigmático [...]

  6. 2012: o Planeta X não é Nibiru » AstroPT - Informação e Educação Científica

    [...] como “The Twelfth Planet (O décimo segundo planeta)” foi escrito por Zecharia Sitchin. Sitchin havia interpretado alguns textos cuneiformes sumérios antigos (a primeira forma conhecida de escrita) como uma [...]

  7. 2012: Não haverá nenhum cometa assassino, Nibiru ou Planeta-X » AstroPT - Informação e Educação Científica

    [...] como Annunaki (nossos ancestrais alienígenas) que querem a devolução para eles do planeta. Isto soa como maravilhosa ficção científica, mas sem nenhum embasamento em fatos [...]

  8. 2012: Não haverá Planeta X » AstroPT - Informação e Educação Científica

    [...] do nosso Sol (tornando assim o Sistema Solar um sistema binário). O nome “Nibiru” foi desenterrado pelo autor Zecharia Sitchin, na suposição da possível intervenção de extraterrestr… nos inícios da história da humanidade. Nibiru é um hipotético planeta procedente da cultura [...]

  9. 2012 – Fim do Mundo » AstroPT - Informação e Educação Científica

    [...] o Planeta Nibiru? Como podem ler aqui, podem dormir [...]

  10. Espectacular vídeo da última ocultação lunar de Júpiter » AstroPT - Informação e Educação Científica

    [...] de Dezembro, Júpiter desapareceu dos céus brasileiros! O responsável por este fenómeno não foi Nibiru, Hercólubus ou outro objecto celeste imaginário, mas sim a bela e sedutora Lua. Durante pouco [...]

  11. Quem Trincou a Lua? » AstroPT - Informação e Educação Científica

    [...] Olho para cima e procuro vestígios de nuvens fotónicas (ainda aqui, e aqui) de supernovas ou de planetas e nada… O mundo não acabou e não deverá acabar tao [...]

  12. Previsões para 2013 » AstroPT - Informação e Educação Científica

    [...] – o Nibiru não irá aparecer. É só uma fantasia planetária de quem quer vigarizar os mais [...]

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas HTML tags e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>