Kepler-12b: mais um planeta inchado

Uma equipa liderada por Jonathan Fortney da Universidade da California, Santa Cruz, anunciou a descoberta de mais um planeta com dados obtidos pelo telescópio Kepler, o Kepler-12b (KOI-20). Trata-se de um Júpiter Quente com uma massa de 0.43Mj e um com um raio anormalmente elevado de 1.7Rj (Mj/Rj = massa/raio de Júpiter), traduzindo-se numa densidade média muito baixa de 0.11 g/cm3. O Kepler-12b orbita uma estrela de tipo espectral G0, quase no final da sua estadia na sequência principal, com uma periodicidade de 4.4 dias. Observações realizadas com o Kepler e também com o telescópio Spitzer, no infravermelho nos comprimentos de onda de 3.6 e 4.5 micrometros, permitiram também detectar o eclipse secundário, quando o planeta passa por detrás da estrela. Os dados recolhidos são consistentes com uma órbita circular e implicam um albedo de 0.14 para o planeta (escuro, pouco reflector).

(O trânsito do Kepler-12b. Crédito: Fortney et al.)

Apesar de haver várias propostas que tentam explicar os raios anormalmente elevados de alguns Júpiteres Quentes, não existe ainda um consenso sobre qual o mecanismo em acção ou mesmo se mais do que um mecanismo poderá causar esse desvio da normalidade.

(O eclipse secundário do Kepler-12b observado pelo telescópio Kepler. Crédito: Fortney et al.)

Podem ver o artigo aqui.