“Aqui Há Dragões” é um vídeo de 40 minutos de introdução ao pensamento crítico. A maioria das pessoas aceita sem qualquer crítica afirmações paranormais e pseudocientíficas promovidas pelos meios de comunicação social. “Aqui Há Dragões” oferece um conjunto de ferramentas que ajudam a reconhecer e a entender os perigos da pseudociência, assim como, apreciar os benefícios da ciência real. Estão disponíveis legendas em português.
Deixo também o vídeo do “Kit de Detecção de Tretas” que já aqui tinha sido apresentado:
6 comentários
1 ping
Passar directamente para o formulário dos comentários,
Um artigo muito interessante sobre o filme Here Be Dragons:
http://skeptoid.com/blog/2013/03/21/what-students-think-of-here-be-dragons/
Author
Para quem ainda não leu, aqui ficam também as instruções sobre como criar a vossa própria pseudociência 😉
http://www.astropt.org/2011/06/01/como-criar-pseudociencia/
Adorei o vídeo!!! 🙂
E adorei uma coisa que não sabia: Mark Twain pode ser usado de forma fantástica neste contexto! 🙂
Author
Pois, também não sabia 🙂
Loool… estava mesmo a espera de ver dragões.
Muito pertinente.
Mas há quem sempre acredite em dragões, anjos da guarda ou fadas madrinhas.
Ao contrário da ciência, a ausência de provas (na pseudociencia) só fortalece a ideia de que realmente é verdadeira.
Não consigo perceber porque é que coisas que estão comprovadas e demonstram eficácia, como a vacinação, são postas em causa, e estas apesar de não demonstrarem qualquer beneficio (a não ser para quem faz dinheiro a sua custa) são tão faladas e aceites. Transcende-me completamente!!!
Author
Eu não sei se existe alguma nomenclatura oficial, mas eu gosto de chamar-lhe síndrome do Dom Quixote. Começa com alguém que não tem conhecimentos sobre o assunto, mas que acaba por encontrar um site ou livro pseudo que oferece não só uma explicação simples, como também diz que existe uma conspiração mundial para ocultar a verdade. A partir desse momento a pessoa sente-se muito especial e inteligente porque ela é uma das poucas que sabe a “verdade”, uma das poucas a fazer frente ao gigante “moinho de vento”. Depois desta ideia instalada, é bastante difícil fazer alguém descer do sétimo céu, porque isso implicaria admitir que afinal estavam errados e não são superiores a ninguém…
Depois existe isto também:
http://www.astropt.org/2011/08/20/o-dia-em-que-o-mundo-nao-acabou/
“As discrepâncias que o crente possa encontrar, em vez de levarem ao abandono da crença, levam paradoxalmente a um reforço positivo pela procura de novos crentes.”
http://www.astropt.org/2011/09/05/agua-mole-em-pedra-dura/
“Se repetida um suficiente número de vezes, uma afirmação falsa parece tornar-se progressivamente “verdadeira”[…]”
[…] Professor. Literacia. Bananas. Burro e Feliz. Correlação e Causalidade. Navalha de Ockham. Falácias com Dragões. 24 Falácias Lógicas. Teoria. Só teoria. Somente teoria. Lei vs. Teoria. Energias Desconhecidas. […]