Aglomerados de galáxias confirmam Teoria da Relatividade

“(…) Até hoje nunca havia sido possível testar a teoria da gravidade de Einstein em escalas maiores do que o Sistema Solar.
Agora, astrofísicos dinamarqueses conseguiram medir o quanto a luz emitida por aglomerados de galáxias é afetada pela gravidade.
E as observações confirmam as previsões teóricas, não apenas as de Einstein, mas também as hipóteses mais recentes do “universo escuro” – a energia escura e a matéria escura.

Observações de grandes distâncias no universo são baseadas em medições do desvio para o vermelho, que é um fenômeno onde o comprimento de onda da luz de corpos celestes distantes é deslocado mais para o vermelho quanto maior é a distância que essa luz percorre. (…)

(…) analisaram medições da luz de galáxias em cerca de 8.000 aglomerados de galáxias. Aglomerados de galáxias são aglomerações de milhares de galáxias, mantidas juntas por sua própria gravidade. Esta gravidade afeta a luz que está saindo do aglomerado em direção ao espaço. (…)

“Descobrimos que os cálculos teóricos do desvio para o vermelho gravitacional baseados na Teoria da Relatividade Geral estão em completo acordo com as observações astronômicas. Nossa análise das observações dos aglomerados de galáxias mostra que o desvio para o vermelho da luz é proporcionalmente deslocado em relação à influência gravitacional [exercida pela] gravidade do aglomerado de galáxias. Desta forma, as nossas observações confirmam a Teoria da Relatividade,” resumiu Radek Wojtak.

Com este resultado bem-comportado, a pesquisa dá sustentação às chamadas teorias do universo escuro, que explicam o comportamento observado do Universo com base em duas entidades ainda desconhecidas e não observadas, chamadas matéria escura e energia escura. (…)”

Leiam o artigo completo no Inovação Tecnológica.
Leiam também aqui, aqui, aqui, e aqui.

• Renato Romão on 12/10/2011 at 21:40

Boa noite,
    Este tema aguça a minha curiosidade levando algumas horitas de pesquisa. Como de resultado gostaria de colocar a seguinte questão.

Pode ser possível determinar a razão entre a densidade de energia da matéria escura e a densidade de energia do gás de Chaplygin no valor de desvio para o vermelho?

A minha pergunta vai no sentido de:
    1- Devido à teoria inflacionária;
    2- A relação entre a quântica e a sua observação, pois normalmente o resultado do comportamento difere do resultado da observação;
    3- E se ao sabermos o resultado num todo pode ser possível determinar que o valor em falta poderá ser da densidade da energia negra.

Realmente, muito aliciante mas compreendo ao mesmo tempo que deverá ser um pouco frustrante o tempo que é necessário para obter resultados concretos. Também o clímax deve ser enorme após tanto tempo.

“A relação entre teorias que tentam explicar o universo como um todo, e teorias que tentam explicar o mundo microscópico, poderiam representar as raízes de uma teoria unificadora em física”. Penso que decerto será este o caminho, como é referido em, http://www.if.ufrgs.br/~thaisa/fis2003/darkenergy/darkenergy.html