Fim do Mundo foi ontem, devido ao cometa Elenin!

Não viram?
Certamente que morreram todos, mas ainda não se tinham dado conta disso.

O cometa Elenin teve ontem a maior aproximação à Terra.
O astroPT escreveu cerca de 20 artigos sobre este cometa. Podem ser lidos, aqui e aqui.

Em todos eles, demonstramos com evidências que NADA de especial iria acontecer.
Logo no 1º artigo, começamos por desmascarar todas as parvoíces que andavam a ser ditas sobre este cometa: buracos negros, anãs castanhas, terramotos, campos electromagnéticos, etc, etc, etc, eram tudo parvoíces ditas por vigaristas com o único objectivo de mentirem às pessoas – como já fizeram centenas de vezes no passado!
Entretanto o cometa desintegrou-se em pedaços ainda menores que o pequeno cometa original, e desapareceu dos céus. Obviamente, dissemos adeus ao cometa Elenin. Tal como dissemos na altura, este cometa nem na “morte” foi especial, já que teve o mesmo destino que vários outros cometas.

Esta é uma das últimas imagens do cometa Elenin:

A 1ª imagem do cometa foi feita pelo seu descobridor, Leonid Elenin. Esta imagem também foi feita pelo descobridor, Leonid Elenin. Podem ver o artigo dele, no blog dele.
Como se percebe, o cometa desintegrou-se completamente, sendo visível somente pequeníssimos pedaços, bem longe da Terra. Esses pequenos pedaços têm uma magnitude de 18 (ou seja, só com bons telescópios se vê, como se pode ver na escala de magnitudes – é cerca de 100 mil vezes mais fraco que o limite de detecção da visão humana).

Como diz o Leonid Elenin: “I don’t know why fearmongers chose my comet. I received many letters from scared people. But if they believe in conspiracy theories I can’t help them. Hopefully this helps put some of the doomsday nonsense to rest.”
Ou seja, ele recebeu muitas cartas (e e-mails, e comentários no blog) de pessoas assustadas. Se essas pessoas acreditam em conspiradores que lhes querem vender falsamente o medo, então ele não as pode ajudar. Ele espera que esta seja uma lição, de modo a se acabar com todas as parvoíces de fim-do-mundo.

A última imagem do cometa parece ter sido feita pelo astrónomo amador Mike Holloway:

Crédito: Mike Holloway

Vê-se um cometa totalmente desintegrado, com os pequenos pedaços muito longe da Terra.
Neste momento, o pouco que resta do cometa já está a caminho dos confins do Sistema Solar…


Conclusão: nós sempre dissemos a verdade sobre o cometa Elenin. Não teria qualquer efeito sobre a Terra, e seria somente mais um cometa, como dezenas de cometas que passam pelos céus todos os anos.

No entanto, mais de 3 milhões de websites e vídeos disseram asneiras sobre o cometa Elenin.
Ainda ontem apareceram novos artigos em sites pseudos a soar as trombetas do Apocalipse!
Será que todos os websites se vão retratar, e dizer que estavam completamente enganados?
É óbvio que não. Vão dizer que estavam certos, mas que o Pai Natal os salvou!
E assim, amanhã poderão pôr em prática a mesma estratégia de sempre: vender medos infundados, baseados em completas mentiras, de modo a vigarizar as pessoas.

É incrível como na internet não se aplica a devida justiça: os autores desses websites pseudo deveriam ser legalmente acusados de crimes lesa humanidade.
E é incrível como algumas pessoas continuam a acreditar em vigaristas, mesmo após eles aplicarem a mesma mentira que já aplicaram centenas de vezes no passado, sempre com o mesmo resultado!


Esta é a figurinha que os crentes nestas parvoíces fazem – este vídeo é a gozar com os conspiradores que mentiram sobre previsões de 3 dias de escuridão:

Espero que todas estas parvoíces sobre o cometa Elenin tenham servido de lição a um grande número de pessoas, para olharem para as evidências dadas pelos especialistas, em vez de acreditarem em qualquer disparate dito pelos conspiradores.
Será esperar demais?

28 comentários

2 pings

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. legal >.<

  2. Bem, já escrevi sobre esta problemática, aqui:
    http://www.astropt.org/2011/10/25/evoluindo-sempre-so-se-for-em-burrice/

  3. Isto fez-me lembrar este post:
    http://www.astropt.org/2011/05/31/asas-de-elefantes/

    Enquanto os cientistas investigam os assuntos;
    Os vigaristas não querem saber da realidade, da verdade, da observação, da experimentação, … , simplesmente sentam-se à frente do computador e resolvem escrever disparates sem qualquer nexo.

  4. Deixei este comentário no blog de alguém que OU tem problemas mentais OU tem por objectivo vigarizar as pessoas com mentiras completamente descaradas:

    http://evoluindo-sempre.blogspot.com/2011/10/elenin-esta-vivo-e-informacao-e-da-nasa.html

    E no entanto a NASA é clara e a imagem também.

    Vê-se perfeitamente na imagem que o cometa se desintegrou, e o que a NASA aponta é o PATH do Elenin… o caminho que ele TERIA caso não se tivesse desintegrado.

    Mas que se há-de fazer?
    Mais vale ter “intuição” e dizer disparates, do que procurar o conhecimento e ler o que é dito pela NASA.
    Enfim…

    Ao cometa Elenin aconteceu o que SEMPRE foi dito pelos cientistas, e que já aconteceu a DEZENAS de cometas no passado.
    O cometa Elenin nem na morte foi especial!

    Desintegrou-se. Está em bocados de poucas centenas de metros. E esses bocados seguiram a órbita do cometa original… obviamente. E já estão a caminho dos confins do sistema solar!

    Foram até astrónomos AMADORES (não ligados a QUALQUER instituição – qualquer pessoa pode comprar um telescópio e ver por si própria!) que ajudaram a compreender o que tinha acontecido ao cometa Elenin.

    E sim, eu trabalho com dados da NASA… sim, porque a NASA não é um “grupo de amigos que se encontram num edifício”… mas até nisso as pessoas imaginam parvoíces… enfim…

    O que não entendo é porque há pessoas que em vez de perguntarem à NASA o que é dito, preferem fazer blogs para divulgarem mentiras a partir do que erradamente interpretam do que foi dito… enfim…
    Preferem perder o tempo a divulgar mentiras, do que utilizar esses minutos para procurar conhecimento.
    Será que é problemas mentais? Parece…
    Só psiquiatras podem ajudar quem inventa mentiras diariamente e quem acéfalamente acredita cegamente nesses disparates…

    E a hipocrisia é tanta que dizem essas coisas na net, que lhes é dada pelo conhecimento dos cientistas!
    Aliás, diariamente utilizam milhares de coisas desenvolvidas pela NASA.
    http://www.astropt.org/category/vantagens-da-exploracao-espacial/
    Enfim… a hipocrisia não tem limites. Nem notam que estão a cuspir no prato que lhes dá de comer!

    Quando as mentiras e as “intuições” baseadas na ignorância dos temas se sobrepõem ao conhecimento, então não se pode esperar um futuro positivo para a humanidade.

    Para saberem a verdade sobre o Elenin, têm mais de 20 artigos, aqui:
    http://www.astropt.org/tag/cometa-elenin/
    Claro que nestes artigos do astroPT, só encontram CONHECIMENTO.

    Se quiserem continuar a acreditar em disparates ditos pelos chamados “vendedores de banha-de-cobra” que sempre existiram pelos séculos de modo a vigarizarem as pessoas, então obviamente que podem continuar por aqui, onde se dá mais valor à ignorância do que ao conhecimento.
    (para todos esses que preferem a ignorância e os disparates, sugiro a experiência do Dawkins: atirem-se do topo de um edifício de 20 andares. Se voarem, forem apanhados por “energias místicas”, ou forem salvos por uma nave extraterrestre, então é porque têm razão nas vossas “intuições” baseadas em conspirações e na ignorância dos temas. Se se espatifarem cá em baixo, então quem tem razão são os cientistas com os seus conhecimentos científicos sobre a natureza. Façam a experiência e vejam)

    Enfim… este blog está de acordo com a Idade das Trevas – uma altura em que se dava mais valor à ignorância, aos mitos, às conspirações, ao “diz que disse”, às ideias mais absurdas que se arranjassem, do que ao conhecimento.

    Carlos Oliveira
    Astrobiólogo e Educador Científico
    http://www.astropt.org/
    (sim, que eu dou a cara. Não me ando a esconder atrás de identidades anónimas/falsas a divulgar mentiras para leitores que caem que nem patos!)

    1. estive lá no tal blogue…. LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL Quanta fritalhadaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!!!!!!!!!!! 😀

      Quem não quer aprender, que nas trevas permaneça. O tempo é precioso, Carlos, e nós, os que querem aprender (e andar à batatada se for preciso :D), precisamos de ti 🙂

      E depois admiram-se que uma pessoa não fique esvaída de paciência….

      1. Comentário do blog da Ravena:
        “Boa noite á todos , na minha opinião acho o ELENIN , uma nave Espacial , com seus tripulantes dentro , proveniente do Planeta Nibiru . que esta vindo em nossa direção , como da sua passagem em outras épocas , os Maias sabiam disto , a Nasa o governo Americano esta ciente disto . eles estão se preparando para o pior . escondem tudo , para não causar panico , mas logo não vai ser possivel esconder , ele vem aí . não tem o que fazer para impedir . que Deus nos proteja . abraços . ”

        Esta gente é doente, faz com que mais gente fique doente e correm mesmo perigo de vida se a paranóia e fantasia puxarem para aí.

    2. Resposta dela:
      “CARLOS OLIVEIRA,

      VOCÊ VEIO FAZER O QUE AQUI?! NÃO VOU PUBLICAR SEU COMENTÁRIO NEM HOJE NEM NUNCA. ESTÁ QUERENDO FAZER PROPAGANDA DO SEU ESPAÇO AQUI?

      VÁ CUIDAR DO SEU BLOG, DAS SUAS VERDADES, FAÇA SEUS JULGAMENTOS PRECIPITADOS E MALDOSOS NA SUA CASA, NÃO NA MINHA.

      VOCÊ DÁ A CARA A TAPA PRA QUEM? NÃO PUBLICA NADA QUE A GLOBO TAMBÉM NÃO PUBLIQUE. PROCURE SUA TURMA, LIMPE SEUS FILTROS E ESQUEÇA QUE ESSE BLOG EXISTE. NÃO PRECISO PROVAR NADA A VOCÊ OU QUEM QUER QUE SEJA.

      AS PESSOAS CHEGAM AQUI E NÃO O CONTRÁRIO.”

      Behold the fury of the Caps Lock!

      1. Deixei lá a resposta:

        Não me admira que não publique. Aliás, admirava-me era se publicasse.
        Afinal, eu só gastei o meu tempo para lhe explicar o que a NASA disse e o que a imagem demonstra.
        Mas já se percebeu que quem é anónimo não está interessado em conhecimento.
        A Ravena está simplesmente interessada em estupidificar a população, com mentiras e conspirações imaginadas por si. Porque afinal, você é o centro do Universo. Só assim se compreende que a NASA, a ESA, a JAXA, e várias outras agências espaciais, juntamente com milhões de astrónomos amadores (não ligados a qualquer instituição) por todo o mundo façam tudo para a enganar quer sobre o cometa Elenin, quer sobre o Sol, quer sobre outras matérias que você gosta de opinar apesar de não saber sobre os assuntos.
        A Ravena é anti-conhecimento. Mas tem o descaramento de utilizar diariamente milhares de tecnologias baseadas nesse conhecimento científico… muitas dessas vantagens que utiliza até são dadas pela NASA.
        É a hipocrisia a reinar.
        E no entanto, bastaria comprar um telescópio e ver as coisas por si… mas para quê? Para si, o que é preciso é negar que o conhecimento existe, enquanto faz uso dele.

        P.S.: as pessoas não chegam aqui. Há pessoas que felizmente estão a fugir daqui. Por isso me contactaram, em busca de conhecimento. E daí eu ter ficado a par da existência de todas estas tretas anti-conhecimento.

        P.S.2: não estou à espera que publique este comentário também. Afinal, tudo o que digo agora é baseado no conhecimento que lhe forneci no comentário anterior, e não em conspirações que imagino. E já se percebeu que a Ravena está contra o conhecimento dos assuntos.

  5. Falei recentemente do fim do cometa Elenin, aqui:

    http://www.astropt.org/2011/10/22/phil-plait-sobre-asteroides/comment-page-1/#comment-47396

    O que existe agora no local onde devia estar um núcleo de 3 kms, são os detritos do Elenin… pequenos pedaços com algumas centenas de metros.
    http://www.universetoday.com/90159/latest-images-of-comet-elenin-not-much-to-see/
    http://www.universetoday.com/89973/wheres-my-doomsday-remnants-of-comet-elenin-pass-by-earth-without-incident/
    Esses pedaços irão fazer agora a órbita do Elenin, e voltar dentro de alguns milhares de anos… ou então, o mais provável, é que passem perto de outro objecto entretanto (um dos muitos objectos na Cintura de Kuiper) e se desintegrem completamente, desapareçam.

    Em relação à Terra, o cometa Elenin acabou. Nunca mais será falado, nem nunca mais virá perto do Sol. É mais um entre muitos cometas a quem lhes aconteceu o mesmo.

    • Liliana Novais on 19/10/2011 at 11:15
    • Responder

    Bem a cada cabeça a sua sentença é o que se diz. Não consegui ver o cometa 🙁 Mas parece-me que não é o fim do mundo já que sempre que surge um qualquer cometa é sempre anúncio de algo terrível. Acho essa mentalidade um pouco medieval e não contemporânea. Tantos cometas cruzam a nossa orbita, asteróides entre outros corpos e nada acontece acho que é mais provável sermos nós a acabar com a Terra com uma guerra nuclear do que um corpo celeste.

  6. na minha opiniao o mundo nao vai acabar so a cinco acho q a milhoes de anos e nao teria a minima chance do cometa bater na terra e confio nesse site tenho so 13 anos nunca acreditei nisso e acho sinceramente que voce esta certo!!!

  7. A idéia de fim do mundo é como uma droga para os “esquizotéricos” (esquisitos mais esotéricos), a maioria deles com dificuldades para lidar com o mundo tal como ele é, assim o fim do mundo seria uma esperança desesperada (paradoxal isto, não, próprio da neurose mesmo) de dar um sentido a vida sem sentido e fantasiosa que vivem os “esquizotéricos”. Como diria o Dr. Spock, de Jornada nas Estrelas: – Fascinante! É a natureza humana é fascinante, as vezes dotada de um buraco negro chamado estupidez capaz de tragar todo fragmento de inteligência.

    • Margot Quaresma on 18/10/2011 at 01:15
    • Responder

    Já temos uma nova data para o fim, 21 a 28 de outubro!!!
    Por favor arrumem suas coisas e fujam para as colinas!!!!! hahahaha…

    • Ana Guerreiro Pereira on 18/10/2011 at 01:11
    • Responder

    ai… mais uma coincidência do catano, não, please… o meu coraçanito não aguenta mais. 😛

  8. O fim do Mundo é outra questão. Tem a ver com os valores, ideias que engrandecem a nossa existencia em comunidade com a terra e outras pessoas.
    Mas parece-me que cada vez mais tem-se assistido a uma desistencia desses valores por parte de muita gente em todos os extractos sociais. Ficamos marrecos e só olhamos para o umbigo. É por isso que aumenta o imundo e cada vez somos mais agredidos de vários angulos. Vamos erguer a cabeça e “aviar” na canalha ou não?!

    1. Paulo, eu acrescentaria outro fator a esse bem escrito por você.

      Penso que esses tempos de hoje, de mil inovações, de “bom excesso” de ciência, e ao mesmo tempo excesso de fatos que não sabíamos (a Terra é um planeta nada estável em muitos aspectos- clima, terremotos, todo dia tem algum desastre em algum lugar,etc), de termos a presença de uma rede de informações que nos coloca à frente de fatos que mostram a incoerência das crenças e ideologias, que nos davam segurança e um posicionamento frente à sociedade, isso tudo tem exigido uma nova pensata sobre a vida e a coragem de dar um “restart” geral em muitas “grandes verdades” que pareciam consolidadas.

      Quase todo o passado e as consequencias do que se vive dele no presente não tem mais sentido, então esse “tempo de reinício” pode estar sendo exteriorizado, por muitos, como um sentimento de que o mundo (que conhecíamos) está acabando, e não sabemos o que virá.

      Alguns levam esse sentimento ao pé da letra na sua consciência, achando que o mundo fisicamente irá acabar mesmo, então ficam procurando sinais aqui e ali. Outros, sem mais referências, torcem para a esperança de um recomeço, em outras condições. Condições psicológicas influenciam o sentimento de fim de tudo.

      Mas é uma onda de mudança em outros aspectos, grandiosos, é claro, e por isso tão instigantes. Creio que em muitos aspectos estamos vivendo a melhor fase da Humanidade nesse momento, pois propícia para um restart de consciência que ajudaria a resolver outras situações que ainda não estão nada boas.

      Seja bem-vindo, futuro! Espero que seja mais pródigo! Só dependerá de nós!

      1. Acho que tem razão.

        A mudança é a única constante da vida.
        No entanto, as pessoas têm medo da mudança.

        Durante dezenas de milhares de anos, não havia qualquer mudança.
        Foi nessa evolução muito lenta que a mente das pessoas foram habituadas.

        Quando se começou a agricultura, por exemplo, e a vida das pessoas se tornou mais sedentária… isso levou milhares de anos… num crescendo por vários grupos separados.

        Agora não.
        De há 500 anos para cá, desde o chamado começo da ciência moderna, que o mundo tem mudado a um ritmo cada vez mais alucinante.
        Quando os nossos avós nasceram não havia computadores, internet, telemóveis, viagens diárias intercontinentais de avião, 24h de notícias, etc…
        Quando NÓS próprios nascemos não havia telemóveis… nem internet.

        Cada vez há mais conhecimento disponível… e o mundo é cada vez mais complexo e impossível de compreender na totalidade por uma só pessoa.

        Isto assusta as pessoas.
        As rápidas mudanças e a complexidade do conhecimento transmitem um sentimento de perda nas pessoas. O mundo deixou de ser o local côr-de-rosa que imaginavam, que percebiam.
        Por isso, tentam desesperadamente reaver o controlo sobre esse mundo… inventando coisas que só eles conseguem perceber… porque, para eles, o mundo tem que ser novamente controlado, entendido, colocado dentro de uma caixa côr-de-rosa onde eles sabem onde tudo se encontra.
        Para elas, o mundo tem que ser simples e imutável, com respostas prontas e demasiado simplistas.
        Elas querem voltar a esse mundo… daí o desejo de acabar com este mundo complexo.

        Em parte é o mesmo tipo de mentalidade que inventava deuses da chuva, etc, e faziam sacrifícios humanos para controlar esses deuses.
        Era uma forma de controlar os deuses, e assim controlar a natureza… inventando mitos que permitissem ter uma falsa sensação de segurança, de controlo. Constroem-se ideias falsas, para ter uma falsa sensação de controlo do conhecimento.
        O mesmo se passa aqui, com o mesmo desconhecimento dos assuntos, mas com mudanças muito mais rápidas e assim muito mais assustadoras.

        As pessoas querem-se sentir especiais e seguras… seja de forma correcta, seja baseados em ideias falsas.

  9. É interessante ver os comentários neste tipo de blogs:
    http://evoluindo-sempre.blogspot.com/2011/10/os-dias-de-escuridao-2-elenin.html

    Alguma sugestão?

    Estou a pensar usar um martelo
    😉

  10. Sim…..

  11. Estão todos enganados!!!!!
    Nós morremos todos só ainda não admitimos. Isto tudo que se está a passar é apenas a nossa consciência a “trabalhar” sozinha.

    “I see dead people.”…Loooooooooooool

  12. “O anti-intelectualismo tem sido uma linha constante a serpentear através da nossa vida política e cultural, alimentada pela falsa noção de que democracia significa que a minha ignorância é tão boa quanto o seu conhecimento” — Isaac Asimov

  13. Já agora, no extremo oposto estão as pessoas que, mesmo que acreditem no início nessas mentiras (por falta de outras informações), o certo é que olhando para as evidências, para os resultados negativos dessas previsões, e pesquisando a seguir por informações credíveis… então vão ter aos sítios de quem lhes diz a verdade, dos especialistas, daqueles que têm conhecimento sobre o assunto.

    Este foi o caso de um dos nossos comentadores recentes, Júnior, que explicou que a existência do astroPT teve, no mínimo, a vantagem de o fazer sair dessas crenças sem sentido e o levou ao conhecimento sobre o assunto em causa.
    Leiam aqui:
    http://www.astropt.org/2011/10/16/2012-a-matar-pessoas/comment-page-1/#comment-47186

  14. Sinceramente, acho que psicólogos e psiquiatras deviam entrar em campo.

    É que não é só as pessoas terem nítidos problemas mentais e inventarem problemas onde eles não existem… é também os outros que acreditam cegamente nessas parvoíces de quem nitidamente tem problemas mentais.
    Esses seguidores têm também óbvios problemas mentais. Porque ninguém com uma mente sã, continuaria a acreditar em puras mentiras imaginadas por loucos.

    Ou seja, algumas pessoas têm problemas mentais e imaginam coisas onde elas não existem. Essas pessoas dizem que a sua ignorância sobre o assunto é uma “evidência” para o que dizem. Isto já é muito mau.
    Mas aqueles que acreditam piamente em quem tem problemas mentais… obviamente que esses crentes também têm que ter disfunções mentais. A crença cega é contrária à mente racional.

    1. Carlos, não chame por psicólogos e psiquiatras (risos), pois estes são tão perigosos quanto: no meu tempo de colegial eu batia e apanhava dos colegas e nem por isso a gente entrava em depressão, saíamos com arma da mão ou sequer existia a palavra “bullying”. Simplesmente, éramos crianças e ninguém se metia nas nossas encrencas. Depois, um monte de profissionais começaram a criar palavras pra induzir às pessoas a irem aos seus consultórios.

      Pra falar a verdade, quanto mais eu vejo o presente, mais eu gostaria de voltar ao passado. Evoluímos no campo da ciência e tecnologia. Mas involuímos em todas as outras áreas 🙁

  15. Será que devemos esperar para breve um desmentido e pedido de desculpas por parte da Ravena do blog evoluindo-sempre.blogspot.com, assim como de outras pessoas que como ela espalham activamente disparates na Internet?

    É melhor esperarmos sentados: http://evoluindo-sempre.blogspot.com/2011/10/os-dias-de-escuridao-2-elenin.html

    Parece que a NASA descobriu que a Ravena estava prestes a chegar à verdade e resolveu manipular novamente as imagens e, quem sabe até, as próprias leis da física.

    Isto é um caso que já só se resolve com internamento e com um cocktail de medicamentos. Eu só consigo sentir pena do estado de alienação a que ela chegou, mas por outro lado, a quantidade de pessoas que arrasta para a mesma situação é extremamente preocupante.

    1. É verdade, a “nóia” dela com relação às imagens da STEREO e da SOHO é preocupante. Bom, me refiro à “situação preocupante” porque influencia outras pessoas. O que dá a entender é que essa garota fica o dia inteiro procurando lacunas da NASA, pior, achando que as encontram. De fato, a mídia corporativa não é totalmente imparcial, ocultando vários acontecimentos. Mas, acredito eu, que o caminho que (ela) está tomando não é correto. Duvida-se de muita coisa, mas não se pode duvidar de tudo. Aliás, esse “tudo” é motivo de conspiração. Percebe-se também que se trata de uma mulher muito inteligente, mas que está beirando a paranóia. Aliado a isso, existem pessoas que a tratam com se fosse sua “cria”, incentivando-a ainda mais a procurar onde não tem. Se de fato a NASA quisesse ocultar alguma coisa com relação a qualquer astro, simplesmente ela (a NASA) não disponibilizaria material ou imagem alguma.

      Lamentável.

  16. Nã… o fim-do-mundo é em Maio do próximo ano, quando o Benfica ganhar o campeonato nacional e a Liga dos Campeões 😛

    Aí sim, vai toda a gente para a rua festejar!!! 😀
    Vai ser o “fim-do-mundo” 🙂

  17. Enganas-te, Carlos. O fim do mundo está a acontecer agora, e está a ser anunciado pelo sr. ministro Vítor Gaspar.

  1. […] buraco negro, Sol, diminuição, desintegrar, dias de escuridão que passaram, desaparece, adeus, 16 de Outubro, últimas imagens. Terramotos. Cometa Honda será que nos matou? Hipócritas. Cometa ISON: […]

  2. […] espiritual”. Como sempre aconteceu no passado e como sempre irá acontecer no futuro, nada aconteceu, e tudo isto são somente mentiras repetidas vezes sem conta quase todos os anos por aqueles que […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights