Pela 1ª vez é visto um planeta a formar-se

LkCa 15 é uma estrela semelhante ao Sol, mas muito mais jovem. Essa estrela tem somente 2 milhões de anos e encontra-se a 450 anos-luz de distância.
LkCa 15 tem na sua órbita o planeta LkCa 15 b. Este planeta está a formar-se. O planeta será um gigante de gás.
Pela 1ª vez foi visto directamente um planeta em formação.

A imagem feita pelos telescópios Keck no Hawaii, mostram isto:

Para melhor se perceber o que se está a ver na imagem de cima, cá fica a ilustração onde é visível um planeta a formar-se na direita da imagem:

Leiam aqui, aqui, e aqui.

1. Ao menos que ponham o nome de Calick. Sempre soa melhor 😉

• Manel Rosa Martins on 25/10/2011 at 14:28

LkCA 15 b. Que raio de nome, temos que lhe arranjar um nome mais giro. O Max Planck Institute for Astronomy em Heidelberg diz que:

“What do the star names mean?
    For all but the very brightest stars, astronomers use a (sometimes bewildering) array of catalogue numbers. »LkCa 15« is entry number 15 in a small survey of stars emitting light characteristic for the chemical element Calcium, undertaken by astronomers at Lick Observatory – hence »Lick Calcium«, or »LkCa« for short. »AB Aur« denotes an entry in the General Catalogue of Variable Stars, first published in 1948 by the Academy of Sciences of the USSR. »Aur« stands for the constellation of Auriga, while AB is an alphabetical identifier (after A…Z, continue with AA, AB, …) designating the specific star. ”

Lk provém do Obervatório Lick e Ca do elemento Cálcio.

E que tem o tamanho duma moeda de 1 Euro vista a 10km. Estes alemães….