Agora que os primeiros satélites foram lançados….

… e porque foram colocadas algumas questões interessantes no Facebook do AstroPT, deixo aqui algumas referências sobre quais os beneficios do Galileu, que inclusivamente foram mencionados numa das ultimas newsletter da Comissão Europeia após o lançamento.

– O Galileu irá permitir aos utilizadores saber a sua posição exacta no tempo e espaço, tal como o GPS, mas com maior precisão e fiabilidade.

– O uso combinado de GPS-Galileu irá aumentar consideravelmente a precisão disponível ao utilizador, permitindo obter posições até ao centímetro.

– O número de satélites irá aumentar exponencialmente e tornar-se independentes em caso de falha quer do GPS quer do Galileu.

– Mesmo em zonas remotas ou em zonas que neste momento é dificil de obter um sinal de satélite, o aumento do numero de satélites irá permitir colmatar esta falha do sistema actual.

– A indústria europeia poderá desenvolver novos serviços de navegação com base no sinal disponibilizado para empresas.

– Em momentos de crise, um serviço especial irá proteger o funcionamento do controlo de serviços criticos (por exemplo, transportes e serviços de emergência, policia, controlo de fronteira).

– O Galileu pode oferecer uma alternativa mais barata e eficiente para a aviação civil, melhorando o controlo de tráfego aéreo, reduzindo o consumo de combustível, e permitindo aterragens mais seguras.

Para quem quiser saber mais, para além dos posts que já foram escritos no AstroPT, podem também procurar no Astropolitica mais sobre o assunto.

4 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Obrigado, Vera! Aguardemos, então!

  2. Bom dia Jonas!

    Confesso que não estou muito a par desse tipo de pormenores técnico. Contudo, pelas características do Galileu, penso que os receptores actuais irão permitir captar o sinal, até porque em algumas situações os dois sistemas irão complementar-se. Penso que dentro em breve, os utilizadores verão esse tipo de questões operacionais e mais práticas do dia-a-dia respondidas e certamente que não teremos que comprar novos receptores para conseguirmos, por exemplo, viajar!

    VG

  3. Vera, não entendo nada de satélites para GPSs.
    Saberia me dizer se os modelos comerciais de receptores de GPSs já existentes, que captam os sinais dos satélites norte-americanos, podem captar os sinais dos da Galileu automaticamente? Ou a faixa de frequencia do sinal é diferenciada?

  4. O próximo Boletim Em Órbita irá trazer um extenso artigo sobre o lançamento dos dois primeiros satélites Galileu,

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights