Abrigai-vos

No Ohio, EUA, Curtis LaForche é um homem atacado pelas paranóias de fim-do-mundo.
Casado e com uma filha, ele começa a ter sonhos e pesadelos sobre o fim-do-mundo.
Não sabe se está a ficar demente ou se são premonições sobre o que irá a acontecer.
Resolve não contar nada a ninguém inicialmente, e passa a alienar a sua família.
Ele não conta, porque reconhece que problemas mentais é algo que existe na sua família: a mãe dele é esquizofrénica e paranóica, e está hospitalizada numa instituição psiquiátrica.
Mas como acredita nas suas visões de fim-do-mundo (e algumas alucinações quando está acordado também ajudam), constrói/alarga um abrigo subterrâneo para si e para a sua família se salvarem.

Esta é a premissa do filme Take Shelter, aproveitando as paranóias de fim-do-mundo, fazendo-nos pensar sobre a ponte entre realidade e ficção, e entre sanidade e insanidade.
Ele tem muitos momentos de lucidez, sobretudo nas actividades do dia-a-dia. Mas também é verdade que ele parece que está num estado de constante paranóia. Por outro lado, ao por vezes parecer admitir que pode ser simplesmente paranóia dele então faz a ponte para a realidade. É um filme que está sempre “back-and-forth” entre aparente sanidade e aparente insanidade, mas está mais focado na insanidade.

Gostaria que o Curtis passasse o tempo na internet, a ler certos blogs conspiracionistas… para se perceber exactamente donde vem a paranóia e os pesadelos dele.

O final é demasiado ambíguo, caindo até na ideia pseudo de que ele foi profeta… o que, para mim, faz perder toda a graça do filme (que, diga-se de passagem, não teve muita. São 2 horas de “suspense psicológico” ou lá como lhe hei-de chamar). Ele nitidamente tem problemas mentais, por todo o filme.

Isto é só a minha opinião como pessoa que vê filmes, não sou especialista em filmografia: a minha opinião é que achei o filme muito “parado” (sem explosões e tal :P), muito psicológico… mas há quem goste e o Rotten Tomatoes dá-lhe 93%.

É um filme que vive da paranóia da personagem, quase como o Invasion of the Body Snatchers, mas sem partes de acção, sem “monstros”, e sem ETs. 😛
Também tem semelhanças com o filme Outra Terra, no sentido em que é “chato” :P, seguindo preferencialmente os pensamentos de uma pessoa sobre o mundo à sua volta, e a sua luta para escapar à (ou entrar na) realidade.

Existem várias “reviews” pela internet sobre este filme. Alguns exemplos: aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, e aqui (com spoilers).

2 comentários

  1. O triste é quando a ficção se mistura com a realidade (como no filme em questão)

    “Profeta sou eu quando afirmei que a partir de 2010 iriam haver mais filmes sobre paranóias de fim-do-mundo… do que chuva no Texas”

    Falou-e-disse…

    Aproveito-te e peço uma profecia: que eu ganhe na loteria; parar de trabalhar e comprar uma ilha paradisíaca no Caribe.

    LOL 😀

  2. Profeta sou eu quando afirmei que a partir de 2010 iriam haver mais filmes sobre paranóias de fim-do-mundo… do que chuva no Texas 😛

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights