Segundo Planeta para o Qatar Exoplanet Survey

(A variação na velocidade radial da estrela Qatar-2 devida ao planeta Qatar-2b. Crédito: Bryan et al.)

Já falamos deste projecto no AstroPT. Na altura referimos que o projecto tinha mais uma descoberta, o Qatar-2b, que esperava publicação oficial. O artigo está agora disponível e trata-se de uma descoberta com uma particularidade interessante: Qatar-2b é o exoplaneta com os trânsitos mais profundos conhecidos, o brilho da estrela hospedeira diminuindo cerca de 3.5% durante os ditos. Este efeito é devido essencialmente a dois factores: a estrela hospedeira é uma anã de tipo espectral K com apenas 71% do raio solar, e o planeta tem um raio de 1.1 vezes o raio de Júpiter. A profundidade dos trânsitos, dada pela razão entre as áreas dos discos do planeta e da estrela, respectivamente, é por isso tão favorável. O Qatar-2b tem 2.5 vezes a massa de Júpiter e orbita a estrela hospedeira em apenas 1.34 dias. A equipa do projecto detectou também indícios claros de um segundo planeta no sistema, com um período orbital ligeiramente inferior a 1 ano terrestre e com uma massa várias vezes superior à de Júpiter. Para melhor caracterizar a órbita deste segundo planeta, será necessário realizar medições da velocidade radial durante mais tempo. O artigo está aqui.