Shenzhou-8 a caminho de um encontro histórico em órbita

A China levou a cabo com sucesso o lançamento da cápsula espacial não tripulada SZ-8 Shenzhou-8 às 2158:10UTC do dia 31 de Outubro de 2011. O lançamento foi levado a cabo pelo foguetão Chang Zheng-2F a partir do Complexo de Lançamento 921 (SLS-1) do Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan.

A Shenzhou-8 irá agora iniciar uma perseguição de dois dias ao módulo espacial TianGong-1 com o qual deverá realizar uma acoplagem automática no próximo dia 3 de Novembro. Os dois veículos deverão permanecer acoplados durante 12 dias, separando-se de seguida para realizar uma nova manobra de aproximação e acoplagem. Após um novo período de actividades conjuntas, a Shenzhou-8 irá separar-se de novo do TianGong-1 e regressará à Terra.

Esta é uma missão importante para o futuro do programa espacial tripulado da China que prevê a construção de uma estação espacial modular a partir de 2020.

Em 2012 a China prevê lançar pelo menos uma missão tripulada, a Shenzhou-10, para além de uma outra não tripulada, a Shenzhou-9.

A tripulação para estas missões ainda não foi definida mas é quase certo que a primeira taikonauta chinesa fará parte da tripulação.

1 comentário

  1. É interessante começarmos a ver com mais regularidade, língua e caracteres ligados à exploração espacial fora do padrão que nos costumamos. E funcionando!!!
    A velocidade com que vão imprimir na conquista espacial (deles) vão fazer os demais abrirem os olhos. Vá que eles resolvam tomar conta da Lua?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights