Chama-se 2005 YU55 e tem 400 metros de diâmetro. É um NEO (Near Earth Object – Objeto Próximo da Terra) e vai passar a cerca de 325 mil km da Terra amanha, dia 8 de Novembro (lembro que a lua está a 384400 km da Terra).
O asteróide vai mais perto da Terra do que a órbita lunar mas não quer dizer que passe à frente da Lua, como podemos ver na ilustração.
“Até [Maio deste ano] os observatórios de Goldstone e Arecibo já acompanharam com sucesso cerca de 272 NEOs (asteróides próximos a Terra) e 14 cometas via radar.” (Eternos Aprendizes)
Podemos ver a primeira imagem deste corpo, capturado pelo radiotelescópio Arecibo:
“No diagrama abaixo vemos a trajetória do asteróide em relação ao plano da eclíptica do Sistema Solar. Nota-se que a trajetória do asteróide não cruzará a órbita do sistema Terra-Lua, daí o baixo risco de colisão com nosso planeta no futuro próximo.” (Eternos Aprendizes)
Desde 1976 que não havia uma visita destas a passar tão perto de nós. A próxima será em 2028, se o mundo não acabar entretanto.
Em baixo uma imagem onde se pode ter uma percepção das distâncias a que o asteróide vai passar… apesar dos tamanhos serem completamente surreais.
2 comentários
Ainda ontem alguém comparava este asteróide com a senhora Merkel. Coitado do asteróide.
O sonho da maioria dos brasileiros: cair no Congresso Nacional.
Como lá nossos queridos políticos só trabalham de terça a quinta no período vespertino (14:00 às 18:00), então só iria causar danos estruturais… 😉