Novas imagens do asteróide 2005 YU55

Hoje pelas 23:28 (hora de Lisboa), a Terra receberá a visita de 2005 YU55, uma rocha espacial com cerca de 400 metros de diâmetro. O asteróide passará em segurança a pouco mais de 318 mil quilómetros da superfície terrestre (cerca de 0,85 vezes a distância média entre a Terra e a Lua), porém constituirá um excelente alvo para a realização de observações radar, pelo que a NASA tem a postos os seus melhores observatórios de radar para acompanhar este evento.
Desde a passada sexta-feira, o asteróide tem estado a ser monitorizado por uma das antenas do Deep Space Network de Goldstone, Califórnia, com o objectivo de minimizar incertezas na sua trajectória durante a fase de maior aproximação à Terra. Vejam em baixo uma das mais recentes imagens de 2005 YU55, obtidas durante estas sessões preliminares de observação.

Imagem de radar de 2005 YU55 obtida a 07 de Novembro de 2011, pelas 19:45 (hora de Lisboa), pela antena de 70 metros do Deep Space Network de Goldstone, quando o asteróide se encontrava a 1,38 milhões de quilómetros de distância da Terra.
Crédito: NASA/JPL-Caltech.

7 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. O asteróide estará mais próximo da Terra pelas 21:28 pela hora de Brasília (nesta altura do ano existe uma diferença de apenas duas horas entre a hora de Portugal e a hora de Brasília). No entanto, vai passar demasiado a norte para ser visível a partir do território brasileiro. 🙁

    • Rafaele Souza on 08/11/2011 at 16:47
    • Responder

    Como eu faço pra saber que horas ele vai passar pelo horario de Brasilia(Brasil)?

  2. é essa afoto mais recente da potencia espacial que enviou homens a lua a 40 anos atras ou um esboço de um asteroide natela de ccomputador grafico.

    1. Caro Ludviwk,

      O radar não obtém imagens como uma câmara convencional. O que está representado é uma reconstrução das distâncias entre cada ponto do asteróide e a antena de radar (como numa imagem ecográfica, por exemplo). Tendo em conta a distância do asteróide na altura em que foi captada, esta imagem tem uma excelente qualidade.
      Serão obtidas novas imagens radar do asteróide durante o dia de hoje, certamente com melhor qualidade. Agora não espere ver grandes pormenores da superfície numa imagem desta natureza.

  3. Pena que aqui vai passar abaixo da linha do horizonte….

    Visualização 0% 😉

    1. Olá Cavalcanti,

      Em Portugal a visualização também deverá ser 0%, mas por outras razões. Não pára de chover. 🙁

        • Cavalcanti on 08/11/2011 at 18:40

        Agora é esperar pra ver se o Universo presenteia a Terra com outra rocha passando pertinho por nós… 😉

        Abraços 😀

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.