Hoje pelas 23:28 (hora de Lisboa), a Terra receberá a visita de 2005 YU55, uma rocha espacial com cerca de 400 metros de diâmetro. O asteróide passará em segurança a pouco mais de 318 mil quilómetros da superfície terrestre (cerca de 0,85 vezes a distância média entre a Terra e a Lua), porém constituirá um excelente alvo para a realização de observações radar, pelo que a NASA tem a postos os seus melhores observatórios de radar para acompanhar este evento.
Desde a passada sexta-feira, o asteróide tem estado a ser monitorizado por uma das antenas do Deep Space Network de Goldstone, Califórnia, com o objectivo de minimizar incertezas na sua trajectória durante a fase de maior aproximação à Terra. Vejam em baixo uma das mais recentes imagens de 2005 YU55, obtidas durante estas sessões preliminares de observação.
Imagem de radar de 2005 YU55 obtida a 07 de Novembro de 2011, pelas 19:45 (hora de Lisboa), pela antena de 70 metros do Deep Space Network de Goldstone, quando o asteróide se encontrava a 1,38 milhões de quilómetros de distância da Terra.
Crédito: NASA/JPL-Caltech.
7 comentários
Passar directamente para o formulário dos comentários,
Author
O asteróide estará mais próximo da Terra pelas 21:28 pela hora de Brasília (nesta altura do ano existe uma diferença de apenas duas horas entre a hora de Portugal e a hora de Brasília). No entanto, vai passar demasiado a norte para ser visível a partir do território brasileiro. 🙁
Como eu faço pra saber que horas ele vai passar pelo horario de Brasilia(Brasil)?
é essa afoto mais recente da potencia espacial que enviou homens a lua a 40 anos atras ou um esboço de um asteroide natela de ccomputador grafico.
Author
Caro Ludviwk,
O radar não obtém imagens como uma câmara convencional. O que está representado é uma reconstrução das distâncias entre cada ponto do asteróide e a antena de radar (como numa imagem ecográfica, por exemplo). Tendo em conta a distância do asteróide na altura em que foi captada, esta imagem tem uma excelente qualidade.
Serão obtidas novas imagens radar do asteróide durante o dia de hoje, certamente com melhor qualidade. Agora não espere ver grandes pormenores da superfície numa imagem desta natureza.
Pena que aqui vai passar abaixo da linha do horizonte….
Visualização 0% 😉
Author
Olá Cavalcanti,
Em Portugal a visualização também deverá ser 0%, mas por outras razões. Não pára de chover. 🙁
Agora é esperar pra ver se o Universo presenteia a Terra com outra rocha passando pertinho por nós… 😉
Abraços 😀