Novo Mapa da Lua

A APOD de hoje e a NASA trazem o mapa topográfico da Lua mais nítido de sempre.

Como diz o Público:
“O relevo da Lua pode agora ser conhecido com muito mais precisão. A agência espacial norte-americana NASA acaba de divulgar um mapa topográfico de alta resolução, que revela as saliências e depressões de quase todo o satélite natural da Terra a uma escala nunca alcançada: 100 metros por cada píxel da imagem.
O mapa é construído com os dados recolhidos e enviados pela Lunar Reconnaisance Orbiter (…).
Cada píxel do mapa corresponde a 100 metros na superfície da Lua – e isso é uma boa notícia para os cientistas, que vão poder trabalhar num retrato mais fidedigno da superfície lunar. (…)
“Podemos agora determinar os declives de todos os principais terrenos geológicos da Lua, a uma escala de 100 metros, determinar como a crosta se deformou, compreender melhor as crateras de impacto [por meteoritos], investigar a natureza das características vulcânicas e planear melhor as futuras missões robóticas e humanas à Lua” (…).”

De referir que a imagem está centrada no outro lado da Lua, aquele que nunca está virado para a Terra, mas que a sonda LRO consegue ver.

Podem também ver esta notícia no site do LROC, aqui.
E podem ver com mais detalhe toda a imagem (incluindo fazendo zoom nos sítios que preferirem), aqui.

1. WOW!