Se pesquisarem no Google, vêem cerca de 3 milhões de websites a “profetizar” o fim do mundo para 2012 devido à inversão do campo magnético da Terra.
Se não entrarmos por fantasias, próprias de quem quer fomentar o medo, de modo a manipular a população… o que resta é a verdade. E qual é essa verdade?
O pólo magnético está em constante mudança, e não é por isso que morremos todos os dias.
A Terra tem 4,6 mil milhões de anos. Tem tido muitos ciclos com períodos temporais diferentes de reversão de pólo magnético.
Há aproximadamente 20 milhões de anos, manteve-se num padrão de a cada cerca de 250.000 anos haver uma inversão dos pólos.
No entanto, a última mudança de Pólo Norte para Pólo Sul aconteceu há 780.000 anos. Esta reversão é chamada de Brunhes-Matuyama.
Nessa altura, há 780.000 anos, a vida não acabou. Nem sequer houve “inundações globais” e demais parvoíces. Simplesmente há 800.000 anos a vossa bússola apontava para Sul e agora aponta para Norte.
Quando se diz que é uma mudança “abrupta”, o significado temporal geologicamente não é igual ao que utilizamos popularmente. Os vigaristas aproveitam-se destas diferenças de significado para mentirem à população. A verdade é que “abrupto” nas escalas temporais que estamos a falar são cerca de 5000 anos. Ou seja, as reversões de pólos são processos graduais que demoram cerca de 5.000 anos.
Mesmo durante a mudança, ao contrário do que dizem os vigaristas, o campo magnético continua a existir e a proteger-nos das tempestades solares e radiação espacial.
Nessas alturas de mudança, a grande diferença (além da bússola) é o facto de existirem belíssimas auroras mais frequentes e a latitudes mais baixas.
Conclusão: não existe qualquer razão para ter medo da reversão dos pólos. Pelo contrário: venha lá essa reversão! Já devia ter chegado há bastante tempo! Se vier agora, é fantástico! Isso quereria dizer que nos próximos 5000 anos, iríamos poder ver belíssimas auroras nos céus de Portugal, do Texas, e do Brasil.








39 comentários
7 ping
Passar directamente para o formulário dos comentários, ↓
Carlos Oliveira
06/12/2011 em 01:50 (UTC 1) Link para este comentário
Acho que desta vez consegui ser simples, conciso, e directo. Certo?

O que acham?
Preferem assim ou “testamentos”?
Cavalcanti
06/12/2011 em 02:06 (UTC 1) Link para este comentário
“Acho que desta vez consegui ser simples, conciso, e directo. Certo?”
Sim. Correto. E sem demonstrar tanta ira contra os pseudos, focando muito mais na (ótima) informação em si
Isso é o mais importante
Abraços e, mais uma vez, parabéns.
Nuno Almeida
06/12/2011 em 16:56 (UTC 1) Link para este comentário
Sim, foi muito claro e conciso.
Pessoalmente prefiro esta forma aos “testamentos”, porque por vezes a informação, apesar de ser interessante, torna-se difícil de ler totalmente
Abraço!
Renato Romão
06/12/2011 em 19:37 (UTC 1) Link para este comentário
Boas,
Consoante o post assim deveria ser o seu conteúdo. Penso que um bom “testamento” se adequa perfeitamente a temas que justifiquem uma análise cuidada e profunda.
Penso que este post também não justificaria um texto muito extenso!
Mas Carlos, nós leitores também gostamos das suas analogias e opiniões. Penso que enriquece imenso um texto cientico!!!
Relativamente ao assunto, penso que seria perfeito para documentar o tal evento, pois é a 1ª vez que acontecerá e detemos ferramentas e instrumentos que nos ajudarão a detectar e acompanhar o comportamento do fenómeno. Podemos também comparar com outros planetas posteriormente.
Óptimo também para compreender o comportamento do núcleo da terra durante este evento, pois pensa-se que estará directamente relacionado, onde os pólos estão mais estáveis, lá está uma boa oportunidade para comprovar a teoria do dínamo.
Abraço
Mirian Martin
06/12/2011 em 01:52 (UTC 1) Link para este comentário
Com a loucura que está o clima por aqui e por Portugal, eu diria que estamos no mesmo hemisfério. Até outro dia a temperatura aqui, já verãozinho, andava por volta dos 17 graus, chuva, vento… e mau humor.
Já pensou ter que mudar todos os livros didáticos a explicar que no Brasil existe auroras belíssimas?
Cavalcanti
06/12/2011 em 02:44 (UTC 1) Link para este comentário
“Com a loucura que está o clima por aqui e por Portugal, eu diria que estamos no mesmo hemisfério. Até outro dia a temperatura aqui, já verãozinho, andava por volta dos 17 graus, chuva, vento”
Vai ver é Nibiru, Mirian
que está chegando feito “gato soturno” em algum lugar de sua órbita elíptica e sua visão infravermelha Kamen Rider Black RX:
http://1.bp.blogspot.com/-JEPHAZoDqUc/TYeo4SESwkI/AAAAAAAAAf8/pkT42jBh1t8/s1600/1208731466.jpg
(bazinga)
Mirian Martin
06/12/2011 em 17:10 (UTC 1) Link para este comentário
Bom, Cavalcanti, se Nibiru está às portas, então vai valer a pena!
Mas bem que podiam mudar o nome, né? Podia ser um nome com sons mais abertos e os Ets ter uma aparência melhor do que esses verdes, ou cinzas de olhos enormes. 
Cavalcanti
06/12/2011 em 18:17 (UTC 1) Link para este comentário
LOL
Concordo, Mirian
Abraços.
Cavalcanti
06/12/2011 em 14:14 (UTC 1) Link para este comentário
“Já pensou ter que mudar todos os livros didáticos a explicar que no Brasil existe auroras belíssimas?”
Teríamos um espetáculo belíssimo nos céus brasileiros
Abraços.
Mirian Martin
06/12/2011 em 17:12 (UTC 1) Link para este comentário
Espero que, com a poluição que existe aqui em São Paulo, não haja impedimento para ver qualquer coisa.
Miguel Angelo
06/12/2011 em 08:12 (UTC 1) Link para este comentário
Não sou de forma alguma crente em previsões apocalipticas mas durante a fase de inversão dos polos o raio da magnetosfera não será reduzido (daí a maior frequencia/intensidade das auroras)?
Isso não é de forma nenhuma o fim do mundo mas possivelmente causará alguns problemas aos satelites em orbita, ou estou a ver a coisa mal porque as mudanças são tão graduais que qualquer alteração significativa leva mais tempo do que o tempo de vida de um satelite?
Carlos Oliveira
06/12/2011 em 08:24 (UTC 1) Link para este comentário
Olá,
Não tem que ser crente, mas se não sabe, deve fazer perguntas. Foi o que fez, o que é um sinal de inteligência
E foi uma excelente pergunta, e a resposta é: sim, tem razão. Afectará também os satélites em órbita, como afectam actualmente as explosões solares.
As mudanças são graduais, mas pode haver sempre tempestades solares e os satélites estarão mais desprotegidos
http://astropt.org/blog/2010/06/12/tempestades-solares/
Não morre ninguém, mas podemos ficar com as comunicações alteradas
abraços
Ana Margarida Silva
06/12/2011 em 09:09 (UTC 1) Link para este comentário
Quer dizer que poderíamos ver as auroras ao vivo e em directo aqui?
O que acontece na utilização da bússola?
Carlos Oliveira
06/12/2011 em 21:15 (UTC 1) Link para este comentário
O ponteiro da bússola muda de direcção
Mas se estiver muito perto dos pólos, também vai enganada, pk o ponteiro aponta para o pólo magnético e nao geográfico.
http://www.windows2universe.org/earth/Magnetosphere/earth_magnetic_poles.html
“Earth’s magnetic poles are actually pretty far from its geographic poles. In 2005, the North Magnetic Pole was about 810 km from the Geographic North Pole. The South Magnetic Pole was about 2,826 km from the Geographic South Pole.
Did you notice how we said where the magnetic poles were in 2005? Guess what; the magnetic poles actually move around! Remember, swirling motions of molten metal in Earth’s outer core make our planet’s magnetic field. Those swirling motions are changing all the time. That means the magnetic field is changing, so the magnetic poles move! In the first part of the 20th century, the poles usually moved about 9 km per year. Then, around 1970, they started moving faster. In recent years they have been moving about 41 km per year!”
Sandra Monteiro
06/12/2011 em 10:12 (UTC 1) Link para este comentário
Acho “normal” a existência de websites com tretas… afinal, qualquer pessoa pode fazê-lo. O que não acho normal é a existência de documentários “informativos” que utilizam estes temas para justificar as tais teorias do fim do mundo em 2012, como um que já vi no Odisseia, ou Discovery Channel, não sei ao certo, um desses…
Realmente eles afirmavam que a inversão dos pólos é uma situação constante e não repentina, mas o pico da coisa irá acontecer em 2012 a toda a força e isso irá provocar os tais tsunamis, terramotos,tempestades gigantescas, dilúvios, e desgraças afins… Além da queda das comunicações e o caos geral em todo o mundo e manifestações apensas.
Ou seja, dão a entender que graças a isso, tudo o que se verifica hoje em dia vai ficar 30 vezes pior… a culpa é dos pólos!
Rosa Faria
06/12/2011 em 19:56 (UTC 1) Link para este comentário
Exacto, eu também vi um documentário, penso que no Discovery, que dizia o mesmo, que iamos ficar sem comunicações e apesar de sobrevivermos, o mundo como estamos habituados iria acabar… Eu não sou de acreditar nestas coisas, mas pensei que estando a dar num canal que penso que é bastante bom e fidedigno, acreditei…
Carlos Oliveira
06/12/2011 em 21:26 (UTC 1) Link para este comentário
Pois… têm razão…
Mesmo canais supostamente “científicos” estão a cair cada vez mais no sensacionalismo.
O History Channel tá constantemente a passar programas e séries pseudo.
Este é o mais famoso:
http://en.wikipedia.org/wiki/Ancient_Aliens
é somente crenças com o sensacionalismo da “aura de mistério” do principio ao fim…
Nuno José Almeida
19/12/2012 em 16:24 (UTC 1) Link para este comentário
O discovery que gostava tanto tem me brindado com umas “pérolas” vai-se se safando o Odisseia.
Renan Boschetti
06/12/2011 em 12:58 (UTC 1) Link para este comentário
O polo norte MAGNETICO nao fica no sul GEOGRAFICO e vice versa? na imagem está ao contrário… enfim…os livros de física dizem que o norte magnetico fica no sul geografico e o sul magnetico no norte geografico.
Nuno Botelho
06/12/2011 em 15:33 (UTC 1) Link para este comentário
Concordo com o Renan.
As linhas de campo magnético “saem” do pólo norte e “entram” no pólo sul, logo o norte magnético está próximo do sul geográfico e o sul magnético está próximo do norte geográfico.
Uma pequena correção a fazer na primeira imagem.
Carlos Oliveira
06/12/2011 em 21:55 (UTC 1) Link para este comentário
A imagem é da Astrobiology Magazine
Parece que são no mesmo sítio:
http://www.windows2universe.org/earth/Magnetosphere/earth_magnetic_poles.html
“Earth’s magnetic poles are actually pretty far from its geographic poles. In 2005, the North Magnetic Pole was about 810 km from the Geographic North Pole. The South Magnetic Pole was about 2,826 km from the Geographic South Pole.”
http://wiki.answers.com/Q/What_is_the_difference_between_earths_geographic_pole_and_earths_magnetic_pole
abraços
Renan Boschetti
07/12/2011 em 00:05 (UTC 1) Link para este comentário
Carlos, fiz uma rápida pesquisa na biblioteca, consutei um livro do David halliday e um do Tipler, e os dois dizem que o norte magnetico fica no sul geografico e vice-versa..acho que é uma fonte bem confiavel né..
Carlos Oliveira
07/12/2011 em 05:31 (UTC 1) Link para este comentário
Eu já não vou a casa há bastante tempo, e tenho lá os livros todos, por isso não os posso consultar
Senão consultava, assim de cor, os livros do Lunine e do Emiliani.
Assim, só mesmo na net
http://news.nationalgeographic.com/news/2009/12/091224-north-pole-magnetic-russia-earth-core/
http://en.wikipedia.org/wiki/North_Magnetic_Pole#Magnetic_north_and_magnetic_declination
abraços
pedro
06/12/2011 em 17:11 (UTC 1) Link para este comentário
eba!!! auroras no brasil!!!!
Carlos Oliveira
06/12/2011 em 21:28 (UTC 1) Link para este comentário
Paula Carneiro
06/12/2011 em 18:50 (UTC 1) Link para este comentário
Desculpe a minha ignorância, mas aprendi que o Pólo Norte geográfico correspondia com uma diferença de uns graus ao pólo Sul magnético… Na imagem está exatamente o oposto…Será que já reverteu?
Carlos Oliveira
06/12/2011 em 22:00 (UTC 1) Link para este comentário
Eu já não me lembra do que me disseram na escola, mas neste site diz isto:
http://www.windows2universe.org/earth/Magnetosphere/earth_magnetic_poles.html
“Earth’s magnetic poles are actually pretty far from its geographic poles. In 2005, the North Magnetic Pole was about 810 km from the Geographic North Pole. The South Magnetic Pole was about 2,826 km from the Geographic South Pole.”
abraços
Alexandre Zapolskas
06/12/2011 em 21:26 (UTC 1) Link para este comentário
http://failblog.files.wordpress.com/2011/12/guidos-bros-douchebags-fratboys-bros-the-aliens-broke-my-plane-better-tell-the-history-channel.png
Carlos Oliveira
06/12/2011 em 21:36 (UTC 1) Link para este comentário
LOLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL
wagner filho
07/12/2011 em 03:59 (UTC 1) Link para este comentário
tomara que os polos mudem, seria um espetadulo
J Gonçalves
16/12/2011 em 19:40 (UTC 1) Link para este comentário
Simples e objetivo.
Excelente!
Cumprimentos
JG
Daniela Da Silva
01/07/2012 em 21:59 (UTC 1) Link para este comentário
Olá Carlos,
Após leitura dos seus posts (que me aguçaram a curiosidade) fiquei com muitas dúvidas.
Confesso que sou uma ignorante nestes assuntos (muiro ignorante, diga-se) mas estes temas sucitam a minha curiosidade.
Gostava de saber se esta alteração dos polos é a causa para a alteração das temperaturas que nos assolam nos dias de hoje?
O aquecimento global tem alguma coisa a ver com esta alteração?
Li algures (noutro site) de que esta alteração do campo magnético está a fazer-se sentir de uma maneira mais rápida do que seria de esperar.
Outra questão: isto tem alguma coisa a ver com a constante deslocação geográfica dos países?
Obrigada
DDS
Carlos Oliveira
01/07/2012 em 22:57 (UTC 1) Link para este comentário
Olá Daniela,
“Gostava de saber se esta alteração dos polos é a causa para a alteração das temperaturas que nos assolam nos dias de hoje? O aquecimento global tem alguma coisa a ver com esta alteração?”
Não.
“esta alteração do campo magnético está a fazer-se sentir de uma maneira mais rápida do que seria de esperar.”
Não. Pelo contrário, como é dito no post.;)
“isto tem alguma coisa a ver com a constante deslocação geográfica dos países?”
Não. Nada.
abraços
RobertAC
05/03/2013 em 14:43 (UTC 1) Link para este comentário
Olá,
Há previsão de quando teria essa reversão, ou já estamos nela? E quanto tempo dura essa reversão?
Outra dúvida é o que provoca esse fenômeno. Tem alguma coisa a ver com inclinação do eixo da Terra? Se é que o eixo pode inclinar.
Obrigado!
Carlos Oliveira
06/03/2013 em 03:34 (UTC 1) Link para este comentário
Se calhar já estamos no começo dela. Ela acontece gradualmente durante pelo menos 5.000 anos, como é dito no texto

E nada provoca nos seres humanos. Por isso, para a maioria dos humanos que não sigam astronomia, é irrelevante
Quanto à outra pergunta, está um bom vídeo no link que aparece no texto
abraços!
RobertAC
06/03/2013 em 23:23 (UTC 1) Link para este comentário
Olá,
E durante a reversão, ficamos mais expostos aos raios solares?
Abraços
Carlos Oliveira
07/03/2013 em 07:50 (UTC 1) Link para este comentário
O campo magnético continuará a existir e a proteger-nos.
abraços
RobertAC
07/03/2013 em 16:28 (UTC 1) Link para este comentário
Olá,
No vídeo fala que serão lançados medidores para análise do campo magnético da Terra no início de 2013. Já foram lançados, e já têm alguma informação?
Vi que essa reversão se deve ao núcleo da Terra, mas pode ter alguma influência também externa?
Só mais uma dúvida, não sei se estou fantasiando, mas se o campo magnético estiver mesmo diminuindo, há algo que pode fazer para reverter isso?
Obrigado! Abraços
Carlos Oliveira
09/03/2013 em 00:10 (UTC 1) Link para este comentário
Qual vídeo?
Não existe qualquer vídeo no post…
As influências estão referidas no texto do post…
As mudanças são bem-vindas como é dito no artigo. Venham as mudanças no campo magnético.
abraços!
Campo Magnético da Terra » AstroPT - Informação e Educação Científica
26/11/2012 em 14:57 (UTC 1) Link para este comentário
[...] incluindo as belíssimas auroras.Sobre a problemática da reversão dos pólos, já expliquei isso, neste post.Partilhe o conhecimento!EmailFacebookTwitterGoogle [...]
A verdade sobre as profecias para Dezembro de 2012 » AstroPT - Informação e Educação Científica
13/12/2012 em 03:54 (UTC 1) Link para este comentário
[...] respectivas. Alguns exemplos: Profecia Maia para 2012, Alinhamento Planetário, Nibiru, Reversão dos Pólos, Tempestades [...]
Fim(ns) do Mundo » AstroPT - Informação e Educação Científica
17/12/2012 em 01:28 (UTC 1) Link para este comentário
[...] 3. A inversão dos pólos magnéticos da Terra [...]
Um Fim que pode ser um Continuar » AstroPT - Informação e Educação Científica
18/12/2012 em 04:47 (UTC 1) Link para este comentário
[...] o que mais me inquieta é a inversão dos pólos. Caramba, se fosse depois do natal não havia problema. Vamos ter um pai natal a vaguear [...]
2012: Não haverá inversão dos pólos magnéticos da Terra » AstroPT - Informação e Educação Científica
19/12/2012 em 21:12 (UTC 1) Link para este comentário
[...] isto é, o pólo norte magnético se deslocará para o pólo sul geográfico e vice-versa. Então, o que tal cenário significa para nós? Se nós acreditarmos nos falsos profetas do apocalipse, estaremos então expostos a vastas [...]
2012 – Fim do Mundo » AstroPT - Informação e Educação Científica
21/12/2012 em 02:34 (UTC 1) Link para este comentário
[...] todos os 11 anos!) terá o próximo máximo depois de 2012. De qualquer modo, mesmo que haja reversão dos pólos, o processo demora 5000 anos, e teremos na mesma a protecção do campo magnético. Logo, não vai [...]
E Lá Vamos Nós… Mais Profecias Furadas? » AstroPT - Informação e Educação Científica
24/12/2012 em 03:24 (UTC 1) Link para este comentário
[...] 4) Tanto a reversão geomagnética quanto a mudança física dos pólos são fenômenos já conhecidos pelos cientistas e demoram dentre milhares de anos e algumas centenas de anos para que que ocorram. Fenômenos completamente naturais e nenhum indício sobrenatural que signifique o Dia do Juízo Final. Para encerrar qualquer dúvida sobre esse assunto, clique aqui e aqui. [...]