Balada ao cometa Lovejoy

O Sérgio Paulino falou neste cometa, nomeadamente neste post em que colocou um espectacular vídeo da passagem dele (do cometa, não do Sérgio) pelo Sol.

Deixo-vos agora este vídeo da NASA, feito com imagens do SDO, em que se vê o cometa a aproximar-se do Sol e depois a escapar da sua “mão” gravitacional.

E agora, cá fica uma balada ao cometa Lovejoy, com um sumário sobre este cometa surpreendente:

1. Carlos,

Se fizesse a viagem do Lovejoy ficaria com um belo bronzeado. 😛

1. Podia-te queimar as asas… a la Icarus 🙂 ehehehe 🙂

1. Pois. E depois? Um benfiquista sem asas? 😀

2. Carlos Oliveira esse vídeo mostra que a cauda do cometa distorce quando ele se aproxima muito do sol.
    Essa distorção é causada pela interação das partículas da cauda com o campo magnético solar?

1. Olá j helio,

Segundo Karl Battams (Sungrazer site), essa distorção da cauda poderá ser material do cometa interagindo com arcos magnéticos coronais (ver aqui). No entanto, é ainda cedo para chegar a uma conclusão definitiva. Existem outras possibilidades a explorar.
      O efeito de distorção da cauda de Lovejoy foi observado por três observatórios espaciais diferentes (os dois STEREO e o SDO). Como os três se encontram muito distantes uns dos outros, os cientistas da NASA conseguiram imagens em perspectivas distintas, pelo que deverão poder reproduzir toda a acção numa imagem tridimensional!

2. Não seria também o vento solar?

1. Não. Aquelas distorções tão pronunciadas são muito provavelmente reacções aos arcos magnéticos e ao intenso calor da coroa solar.