Rússia falha lançamento de satélite Meridian

Uma falha na separação entre o segundo e o terceiro estágio do foguetão Soyuz-2-1B/Fregat levou à perda de um satélite Meridian. O lançamento teve lugar às 1208UTC do dia 23 de Dezembro de 2011 a partir do Complexo de Lançamento LC43/4 do Cosmódromo de Plesetsk, Arkhangelsk – Rússia.

Este é o segundo acidente em 2011 com um foguetão da família de lançadores Soyuz após a perda do veículo de carga Progress M-12M no dia 24 de Agosto. Esta falh, apear de ocorrer numa versão melhorada do lançador, vem mais uma vez levantar dúvidas sobre a segurança destes veículos e a ter ocorrido mais cedo poderia ter implicado um adiamento no lançamento da Soyuz TMA-03M para a ISS. Entretanto, poderemos assistir ao adiamento do lançamento de seis satélites Globalstar previsto para o dia 28 de Dezembro desde o Cosmódromo de Baikonur. Este lançamento irá utilizar um foguetão Soyuz-2-1A/Fregat na missão ST-24.

Segundo os mais recentes dados o terceiro estágio terá caído no distrito de Ordynsky do território de Novosibirsk. Anteriormente teriam corrido rumores de que o impacto ter-se-ia dado na mesma zona onde devereia cair o segundo estágio o que poderia implicar uma falha na separação entre os dois estágios. Os ddaos disponíveis apontam agora para uma falha no terceiro estágio.

Este acidente surge também após o embaraçante falhanço na missão Fobos-Grunt que deverá reentrar na atmosfera terrestre na segunda semana de 2012.

Este é o quarto acidente em 2011. O primeiro ocorreu a 4 de Março com a perda de quatro satélites devido a uma falha do foguetão Taurus-XL  lançado desde Vandenberg AFB. Neste lançamento foram perdidos os satélites Glory, KySat-1, Hermes e Explorer-1 Prime. Já anteriormente um problema com o foguetão Rokot/Briz-KM lançado desde Plesetsk a 1 de Fevereiro, levara a que o satélite GEO-IK-2 n.º 11L (Cosmos 2470) ficasse colocado numa órbita errada. A 17 de Agosto um problema com um estágio Briz-M  levou a que o satélite de comunicações Express-AM4 lançado por um foguetão Proton-M desde Baikonur, ficasse colocado numa órbita inútil. O mês de Agosto assistiria ainda a dois acidentes com o primeiro a ter lugar no dia 18 quando um foguetão CZ-2C Chang Zheng-2C falhou a colocação em órbita do satélite SJ-11 ShiJian 11-04 lançado desde Jiuquan, e no dia 24 um foguetão Soyuz-U falhou o lançamento do veículo de carga Progress M-12M.

Ainda não são claras as implicações nem as causas deste novo acidente, mas certamente que veremos alguma consequência no calendário de lançamentos russo para a estação espacial internacional. O próximo lançamento neste programa está previsto para 25 de Janeiro com um foguetão Soyuz-U a lançar o veículo de carga Progress M-14M. O próximo lançamento tripulado para a ISS está previsto para 30 de Março com um foguetão Soyuz-FG a lançar a Soyuz TMA-04M.

Mais informações assim que estiverem disponíveis.

2 comentários

  1. Thiago, uma coisa de cada vez. O Brasil tem o seu programa espacial, mas as coisas têm de decorrer com calma e pausadamente. Virá o dia em que certamente o Brasil terá a capacidade de colocar satélites em órbita. Entretanto, existem outros programas a decorrer, por isso o programa espacial brasileiro está activo.

    Há que ter calma…

  2. Pelo menos a Rússia tem um programa espacial ativo, diferente do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights