27 de Dezembro – o dia em que a Terra sobreviveu a um ataque espacial

Se fosse hoje, milhões de vigaristas andariam a proclamar em websites pseudos.
Mas não foi hoje.
Foi a 27 de Dezembro de 2004 que a Terra sobreviveu ao maior ataque espacial da era Humana.

Veio da constelação Sagitário, a cerca de 50.000 anos-luz de distância.
Durou apenas alguns décimos de segundo, mas difundiu tanta energia como o Sol durante meio milhão de anos…
Alguns satélites que orbitavam a Terra ficaram fritos e viram-se auroras fantásticas nos céus da Terra.
A Terra tinha levado um enorme murro energético… de raios gama.

A fonte deste ataque invisível foi a magnetar SGR 1806-20, que se encontra do outro lado da galáxia.

Uma Magnetar é um pulsar, uma estrela de neutrões com campos magnéticos 1000 vezes superiores aos pulsares “normais”. Emitem raios energéticos, de raios X e raios gama, tão poderosos que arrasam tudo numa distância de alguns anos-luz.

A 19 de Março de 2008, outro ataque: os nossos satélites registaram uma dessas explosões quase direccionadas para a Terra… “cegando” alguns desses satélites.
Foi chamada de GRB 080319B, e foi visível até para os olhos humanos.
A estrela “moribunda” que deu origem a este “flagelo” encontrava-se a mais de 7 mil milhões de anos-luz de distância.

Felizmente para a Terra, as fontes de emissões de poderosas explosões de raios gama parecem estar todas muito longe…

As explosões de raios-gama são as maiores explosões que se conhecem no Universo. A maioria ocorre quando estrelas massivas “morrem” e transformam-se em buracos negros ou pulsares. Produzem “jactos” que são expelidos por todo o Universo.
Como a Terra é um minúsculo grão de poeira, o mais normal é que nem demos por esses jactos. Mas por vezes temos “sorte” e eles vêm mesmo alinhados connosco.

Agora duas opiniões pessoais:
– está bom de ver que isto são raios-da-morte enviados pelos Bugs para nos aniquilarem.
– também se percebe que vamos todos morrer em 2012 devido a isto :P. A única forma de se salvarem é comprarem as nossas bandoletes quânticas: curam tudo, até explosões de raios-gama 😛 LOL 😀

1. malditos bugs -.-
    só nos arruínam 🙁

já agora quanto custa cada bandolete quântica? 🙂

AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHHAHAHAHAHAHAH 😀

2. bem,nesse tempo (2004) andava londe destas andanças…o nosso campo magnético é fantástico, os esquimós do polo norte é que consolaram as vistas 🙂

• Ana Guerreiro Pereira on 27/12/2011 at 15:31

Starship Troopers ruleeeeeeeeeeeeeeeeeeeees 😀 😉

ofereço-me para piloto doida.

1. […] – Raios Gama. Bolhas Gigantes. Ataque Espacial. SGR 1806-20. Raios […]