Alerta! Nuvem de plasma a caminho da Terra!

Ontem ao final da tarde, a região activa 1402 produziu uma fulguração classe-M de longa duração. A explosão enviou uma ejecção de massa coronal na direcção da Terra, a uma velocidade de cerca de 1.100 km.s-1.

Ejecção de massa coronal registada ontem pelo coronógrafo LASCO do observatório solar SOHO.
Crédito: LASCO/SOHO Consortium/NRL/ESA/NASA/anotações de Sérgio Paulino.

[youtube id=”RLdmLqzzB_M” w=”650″]

De acordo com os analistas do Goddard Space Weather Laboratory, a densa nuvem de plasma deverá atingir a magnetosfera terrestre com força suficiente para produzir uma forte tempestade geomagnética. O impacto deverá ocorrer amanhã, pelas 22:30 ± 7 horas (hora de Lisboa).
Apesar de improvável, não é de excluir a ocorrência de auroras a latitudes médias. Por isso, amanhã à noite estejam atentos ao céu, de preferência num local com pouca ou nenhuma poluição luminosa.

11 comentários

1 ping

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Queria saber si ao acontecer a tempestade de plasme pode ocorrer, o fim do mundo ou algo parecido, hoje 17/08/14 li este arquivo na internet.

    Fique atento: Em dez anos poderemos presenciar uma catástrofe na Terra!
    Segundo um estudo colaborativo entre a Universidade do Colorado, a NASA e outras importantes universidades norte-americanas, existe 12% de probabilidade que uma nuvem de plasma, procedente de uma tempestade solar extrema, atinja a Terra em cheio dentro dos próximos 10 anos. Trata-se de um fenômeno parecido ao que aconteceu em 2012, pelo qual a Terra quase foi atingida (com o desvio de tempo de uma semana).
    “Se tivesse nos atingido, estaríamos recolhendo os pedaços”, afirma Daniel Baker, coautor da pesquisa publicada na revista Clima Espacial. Os especialistas dizem que uma tempestade solar extrema começa com uma explosão ou labareda solar no dossel magnético de uma mancha solar. Os raios X e a radiação ultravioleta expelidos em grau extremo se chocam contra a Terra à velocidade da luz, ionizam as camadas superiores da atmosfera e provocam falhas graves em satélites, como os que alimentam o sistema GPS, e apagões de rádio generalizados. Apenas alguns segundos depois, aparecem partículas energéticas que eletrificam os componentes eletrônicos que estiverem ao alcance, podendo danificá-los. Depois, a ejeção de massa coronal, formada por nuvens de plasma magnetizado, poderia causar apagões massivos, desabilitando dispositivos conectados a fontes de alimentação.
    “A princípio, me surpreendeu bastante o fato de as probabilidades serem tão altas, mas as estatísticas parecem corretas. É um número preocupante”, afirma Pete Riley, físico da Predictive Science, sobre os resultados da pesquisa.

    Apartir de tudo isso, pode por acaso ocorrer, mortes de o seres humanos, ou ate mesmo o fim do mundo ?

    1. Lucas,

      Fez bem em perguntar.

      Note: o Seu History é um website que qualquer pessoa pode inventar tretas e enviar para lá que eles publicam.
      Não é fonte credível para ninguém.

      Exemplo:
      http://www.astropt.org/2014/05/29/asteroide-vai-bater-na-terra-em-2041-as-fantasias-do-ireport-e-do-seuhistory/

      Se você escrever uma história fantasiosa sobre o Pai Natal / Papai Noel, pode enviar para lá que eles publicam.

      Quanto à história em si, é esta:
      http://science.nasa.gov/science-news/science-at-nasa/2014/23jul_superstorm/

      Note que é um “seminal study”, ou seja, é uma crença do investigador baseado em alguma estatística. Não é uma investigação profunda, com evidências.

      Note também que NADA tem a ver com consequências para os humanos ou com fim-do-mundo.
      Simplesmente, fritaria alguns satélites, o que faria que tivessemos alguns problemas de velocidade na internet e problemas de ligação a GPS.

      É somente isto. Nada mais.

      abraços

    2. Lucas,

      Resolvi escrever um artigo sobre isto 😉

      http://www.astropt.org/2014/08/17/plasma-do-sol-vai-provocar-uma-catastrofe-na-terra-em-10-anos-nao/

      abraços!

    • silvana pires marcondes on 24/02/2012 at 18:39
    • Responder

    oi eu queria sabe sobre esse alinhamento solar pode mesmo acabar com o mundo.quando esse alinhamento acontecer tera dia quais as consequencia estou muito preocupada espero que possa me responder obrigada.

    1. Oi,

      Não há qualquer alinhamento solar.

      Pode ler muitos artigos sobre essas tretas vigaristas de fim do mundo, nesta categoria:
      http://www.astropt.org/category/2012-fim-do-mundo/

      abraços

  2. A nuvem de plasma atingiu a Terra hoje de madrugada, por volta das 06:15 (hora de Lisboa), provocando períodos de intensa actividade geomagnética nas latitudes mais elevadas. Mais uma vez, não tivemos sorte. 🙁

  3. Parece que a CME se atrasou um pouco. 🙁
    A nova previsão do NOAA aponta a chegada da CME à Terra para hoje por volta das 18 horas (ver http://www.swpc.noaa.gov/ftpdir/forecasts/RSGA/0121RSGA.txt).

    • Corvo da Noite on 20/01/2012 at 23:05
    • Responder

    Sabe-me dizer mais ou menos a que horas devemos estar atentos, para caso seja possivel a obeservação em Portugal visulaizar este belissimo evento???

    1. Olá

      É impossível prever a hora exacta da chegada da CME. 🙁
      A única coisa que lhe posso dizer com certeza é que terá mais hipóteses de observar auroras nos céus setentrionais.

  4. Sergio, sabe me dizer se tem relação há uma falha gigantesca, que apareceu no sol dia 13?

    1. Olá, Anom

      Penso que se está a referir a um buraco coronal que esteve visível na semana passada, durante vários dias. Os dois fenómenos não estão relacionados.
      Os buracos coronais são regiões da corona solar muito menos densas e mais frias que as regiões envolventes. Nestes locais, as linhas do campo magnético solar “abrem-se” em direcção ao espaço interplanetário, permitindo o escape de partículas carregadas a alta velocidade. São o principal foco de origem do vento solar.
      Pelo que pude verificar na net, este buraco coronal em concreto teve grande divulgação por parte de sites pseudo, possivelmente, porque foi a região donde partiram as “rajadas” de vento solar que bafejaram a Terra na sexta-feira da semana passada. Observo quase todos os dias as imagens que nos chegam do Solar Dynamics Observatory, e asseguro-lhe que buracos coronais semelhantes surgem com regularidade na coroa solar. E irão continuar a surgir com maior regularidade até o Sol atingir o seu máximo de actividade em Fevereiro de 2013.
      O único efeito importante que estes fenómenos têm na Terra são as belíssimas auroras, infelizmente, na grande maioria das vezes, limitadas às latitudes mais próximas dos pólos.

  1. […] Um dos nossos leitores, fez-nos esta pergunta: […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights