Neil no Daily Show

É sempre uma delicia ver e ouvir o astrofísico Neil deGrasse Tyson, com a sua lucidez e forma cativante de explicar a ciência, os seus princípios e metas.

Por isso não resisto a partilhar aqui mais uma entrevista com este grande comunicador e defensor da ciência, com um carinho muito especial pela exploração espacial.

Esse é o tema principal desta entrevista, da passada segunda-feira (27 de Março) no excelente programa dirigido por Jon Stewart, The Daily Show (que eu recomendo vivamente).

Nesta entrevista o Neil defende uma vez mais a origem e importância que a exploração espacial teve para o avanço da ciência e da tecnologia americanas nos anos da década de 1960. Como cativou as mentes dos mais jovens e fê-los querer, também eles, serem astronautas ou físicos ou astrónomos…como se criou a “cultura do futuro”…e como o abandono dos programas de investigação espacial estão a contribuir para a decadência científica e cultural americana (e não só).

Muitas pessoas questionam o gasto feito com a exploração espacial, mas o Neil não se cansa de explicar que o dinheiro destinado à NASA representa apenas meio cêntimo de cada dólar que os americanos pagam de impostos. Uma percentagem ínfima e cujas repercussões para a sociedade em muito superam o investido.

“Este investimento no futuro, feito no séc. XXI, representa os alicerces das economia do amanhã. E, sem isso, mais vale voltar às cavernas, por que é para lá que estamos a ir,…falidos!”

Enjoy!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights