Cometa Garradd aproxima-se hoje

Crédito: Olivier Sedan

O Cometa Garradd estará hoje o mais próximo da Terra, a somente 10 minutos-luz, a cerca de 180 milhões de kms de distância da Terra.

Com uma magnitude no limite da visibilidade a olho nú, em lugares escuros, o cometa está a passar na direcção da constelação Ursa Menor.

9 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Uma breve nota a cerca do nome dos cometas, o que mais parece um “nome”, o Garradd, na realidade é um nome atribuído ao cometa com base na pessoa ou observatório que o descobriu. Ou seja, se um certo senhor chamado Gordon J. Garradd tiver descoberto seis cometas até hoje, fica difícil saber de que cometa estamos a falar se não formos procurar. 🙂 Isto tudo para sugerir que se fale em “C/2011 P1 (Garradd)” em vez só de “Garradd” 😉

    Para completar a informação, o “C/” é de cometa genérico que está de passagem e não é periódico (período maior que 200 anos).. Se for periódico tem “P/”. Se “morreu” de encontro a planeta por exemplo, atribuem-lhe um “X/” 🙂
    O “2011” é obviamente o ano da descoberta..
    O “P1” já não é tão óbvio. O ano é dividido em períodos de “meios-meses”, e cada “meio-mês” tem uma letra, assim cabem 25 letras num ano (em vez de 24: curioso, não é?), e em princípio não haverá cometas chamados “P/2011 Z98” (Z é a 26ª letra) e haverá muito poucos com a letra “Y” 🙂
    O último número é o ‘n’ do n-ésimo cometa descoberto nesse meio-mês indicado pela letra anterior. 🙂

    Assim percebe-se a piada daquele asteróide fictício descoberto em 2011 que se chama “2014 AZ5” 😉

    1. Excelente explicação 😉

  2. Valeu pela dica mais uma vez.

    • Flavio Silva. on 05/03/2012 at 20:33
    • Responder

    Vou experimentar esse Stellarium. Mag. 7.2 está mesmo dentro do limite,,,vamos ver se consigo ver o cometa,,,sobre o heavens above uso ás vezes para ver a EEI.

  3. Há algum horario mais ou menos?

    1. Logo que veja a Ursa Menor, olhando para Norte, então poderá ver o cometa (deverá usar um instrumento, como binóculos ou telescópios).

      abraços

  4. Qual é o programa que usa para as simulaçoes desse cometa? Gostava de saber de um desses programas que desse para ver na terra e no cosmos,,, o stearry night é muito pessado para o meu sistema.

    1. Pelo que percebo de vários comentários aqui pelo blog (ou seja, é um “estudo” informal), a maioria das pessoas usa o Stellarium:
      http://www.stellarium.org/pt/

      abraços

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights