Redemoinho em Marte Visto de Órbita !

O Mars Reconnaissance Orbiter inclui uma câmara de alta resolução designada por HiRISE (High Resolution Imaging Science Experiment) que é responsável por algumas das mais belas imagens de Marte até à data. A operação da câmara está a cargo da Universidade do Arizona que mantém uma página na Internet com um arquivo a não perder. Nesta pequena nota gostava apenas de chamar a vossa atenção para uma imagem recente particularmente espectacular. No dia 16 de Fevereiro passado, a HiRISE fotografou um “dust devil”, em português – redemoinho de poeira, numa região de Marte conhecida por Amazonis Planitia. A imagem é impressionante, especialmente quando pensamos que foi obtida a partir de órbita.


(Crédito: NASA/JPL/University of Arizona)

A partir do tamanho da sombra projectada no solo foi possível calcular que a pluma de poeira libertada pelo redemoinho teria mais de 800 metros de altura e uma espessura de cerca de 30 metros. A forma ondulada da pluma resulta da trajectória do redemoinho na superfície e da interacção com o vento na atmosfera. Podem ver a imagem noutros formatos e mais informação aqui.

6 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. seria correto afirmar q por ter redemoinhos em marte tem ar ou vento pois redemoinhos são feitos disso! e possivel viver lá?existem vidas lá??

    1. Do que se sabe, não existe vida em Marte.

      Sim, Marte tem atmosfera, mais rarefeita que na Terra, mas mais significativa que a Lua, por exemplo.

      Estes redemoínhos em Marte têm a ver com a diferença de temperatura, quando o Sol aquece o ar perto da superfície Marciana.
      http://en.wikipedia.org/wiki/Dust_Devil_Tracks
      http://en.wikipedia.org/wiki/Dust_devil#Martian_dust_devils

      “Dust devils occur when the sun warms up the air near a flat, dry surface. The warm air then rises quickly through the cooler air and begins spinning while moving ahead. This spinning, moving cell may pick up dust and sand and leave behind a clean surface.”

  2. Excelente foto! 🙂

  3. Bela fotografia de um Saci-pererê.

    1. Sítio do Picapau Amarelo… isso traz boas memórias !

  4. Espectacular! 😛

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights