Há dias atrás, numa conversa de Facebook, falei destas hipóteses intrigantes de possíveis formas do Universo.
Uma delas diz-nos que o Universo pode ser uma bola de futebol.
Neste caso, o nosso Universo Observável é um dos gomos dessa bola de futebol. Não vemos para lá do nosso gomo.
Curiosamente, uma das pessoas que defendia esta ideia era, naturalmente, uma investigadora brasileira, do país do futebol
Leiam sobre esta ideia, aqui, aqui, aqui, aqui, e aqui.
Uma outra ideia é que o Universo pode ter a forma de um donut.
Neste caso, o nosso Universo Observável é o espaço dentro do donut perto de nós, que nos parece quase plano, mas na verdade não o é. Não vemos para lá da “curva”.
Podem ler mais sobre isto, aqui, aqui, aqui, e aqui.
Nestes dois casos, temos a situação em que o Universo é finito e ilimitado. Ou seja, podemos andar por ele indefinidamente sem encontrar limites mas ao mesmo tempo ele é finito. Tal como a Terra.
Sendo assim, o Universo é como uma casa de espelhos. A luz de um objecto vai numa direcção e vai aparecer biliões de anos depois por trás desse objecto. Ou seja, se tivermos uma lanterna e a apontarmos para a frente, essa luz vai dar a volta ao Universo e iremos ver a luz da lanterna vir por trás de nós. Ou dito de outra forma, os objectos longínquos que estamos a ver lá longe podem ser somente repetições da luz do mesmo objecto que vemos mais perto – estamos realmente a ver lá longe a nossa vizinhança por trás de nós. Isto claro, se conseguíssemos ver todo o Universo dentro dessa bola ou donut. Estaríamos a ver sempre as mesmas coisas.
Por outro lado, se quiséssemos viajar pelo Universo, e fossemos sempre em frente, biliões de anos depois iríamos aparecer novamente na Terra vindos pelo lado contrário. Na verdade, se nós estivéssemos na Terra e víssemos alguém a viajar para um dos lados, esse alguém iria depois aparecer por trás de nós. Tal e qual como no jogo Pacman, em que o Pacman ia numa direcção e aparecia depois na direcção contrária (vejam o vídeo aos 33 segundos).
Há também uma outra ideia interessante referente a estes cenários do Universo.
Se o nosso Universo de 3 dimensões espaciais fôr uma bola de futebol, quiçá estará um ser de 4 dimensões espaciais a chutá-la.
Se o nosso Universo de 3 dimensões espaciais fôr um donut, quiçá está um ser de 4 dimensões espaciais a comê-lo.
Nestes casos, Deus teria um nome: Homer Simpson
5 comentários
1 ping
Passar directamente para o formulário dos comentários,
Para D. Juan Matus, Don Juan Matus, índio xamã, da tribo Yaquis do deserto de Sonora, no México e – mentor do antropólogo Carlos Castaneda (25 de dezembro de 1925 — falecido em Los Angeles, em 27 de abril de 1998), que, a partir destas experiências, tornou-se também um escritor internacionalmente conhecido.
Formado pela Universidade da Califórnia; notabilizou-se após a publicação, em 1968, da sua dissertação de mestrado intitulada The Teachings of Don Juan – a Yaqui way of knowledge.Carlos Castañeda; o Universo é como uma cebola, e as ‘cascas’ dela são as dimensões.
Ah não. Essa do donut TEM DE TER SIDO inventada por um policial norte-americano! HAHAHAHAHAHHA
Muito bom!
A piadinha do ser quadridimensional foi boa =D hehehe bem capaz de os pseudos acreditarem piamente nela UAHAHAH
Mas, abusando de qualquer evidência se quer observada, não seria um ser de quinta dimensão? [supondo que fosse vivo, ou mero evento, lei natural duma dimensão física maior]
Aquela história de que o tempo é uma quarta dimensão, daí para o continuum e tal. Realmente, no nível didático, nunca entendi muito bem o que significaria o tempo ser uma outra dimensão; sempre imaginei se acima dele, numa dimensão n haveria “tempo” como entendemos….ok, agora já estamos na seara da ficção científica
Teria relação com um ideia do Hawking de um tempo “físico limitado” [desde o Big Bang] perpendicular com um tempo eterno? Vi em algum lugar isso, mas não lembro bem como era, só sei que a princípio a ideia era dele; acho.
Author
Note que só falei de dimensões espaciais… não incluí o tempo
mas lembrando que o universo é espaço e tempo? OK?
[…] – Cosmologia: início. Universo Cíclico com círculos. Donut e Möbius. Inflação Cósmica confirmada. Imagem Profunda. Prémio Nobel da Física pela Expansão […]