A Verdade na Ciência

A humildade dos cientistas e a força da ciência reside neste facto: as evidências estão acima das crenças de cada um. Os cientistas estão ao serviço do Universo e não o Universo ao serviço das suas crenças e desejos.

Carl Sagan:
“Quando Kepler descobriu que as suas estimadas crenças não estavam de acordo com as suas observações, então ele aceitou os factos pouco confortáveis para ele. Ele preferiu a verdade crua e dura em vez das suas queridas ilusões. Isto é crucial na ciência, é o coração da ciência.”

3 comentários

  1. “What Is Science? From Feynman to Sagan to Asimov to Curie, an Omnibus of Definitions”

    http://www.brainpickings.org/index.php/2012/04/06/what-is-science/

    • Manel Rosa Martins on 07/04/2012 at 22:33
    • Responder

    E Kepler teve uma coragem intelectual incrível, pois rejeitou décadas de trabalho, do seu próprio trabalho, tremendo e esgotante, para buscar a verdade de acordo com as observações e não de acordo com as suas crenças.

    1. Pois, tens toda a razão 😉

      Lembremo-nos também que Kepler era bastante religioso, e que toda a gente na altura pensava que as órbitas eram circulares (a forma divina).
      Kepler deu um enorme salto em frente, quando provou que as órbitas eram elipses, e foi um salto tremendo, não só porque nunca ninguém tinha pensado nisso, mas porque estava a ir contra a sua própria crença enraízada desde criança.

      😉

      abraços!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights