Entre 2004 e 2012 – Dois Sismos com Resultados Diferentes

Mais um grande terramoto ocorreu no Oceano Índico, desta vez com uma magnitude de aproximadamente 8,6 na escala de Richter. O epicentro foi na mesma zona do terramoto de 26 de Dezembro de 2004, contudo com efeitos totalmente diferentes.

Em ciência aprende-se com os erros e previnem-se desastres com essa aprendizagem. Em 2004, um dos maiores terramotos de sempre, 9.1 Richter matou cerca de 230 mil pessoas face às 5 deste último), principalmente pela onda de 10 metros que viajou entre 500 km/h a 1000 km/h.

Com a ajuda da instrumentação terrestre e com a ajuda espacial podemos prevenir, não os terramotos mas sim as mortes. Enquanto que, com a ajuda de quem não acha que vale a pena a investigação podemos esperar andar a pé, fazer fogo com paus e andar descalços.

De seguida mostro um quadro com as diferenças entre o sismo de 2004 e o de 2012. Óbvio que uma das maiores diferenças, e isso poderá mudar toda a história, é o facto de no terramoto de 2012 não haver tsunami. Contudo, a instrumentação levou a que a população se refugiasse em lugares altos antes do tempo em que o tsunami chegaria.

A Scientific American, em 2006, escrevia que “Apesar de ainda restarem incertezas científicas que provavelmente sempre envolverão fenômenos tão complexos, a nova ciência dos tsunamis já está pronta para implementação. O maior desafio para salvar vidas agora, em ambos os casos, é aplicar as descobertas científicas em educação, planejamento e sistemas de alerta adequados.”. (aqui)

De seguida uma das primeiras notícias do sismo de 2012:

1 comentário

  1. Boa noite !

    Dário estava olhando o seu site e gostaria de saber se você poderia me indicar algum livro que eu possa entender melhor sobre o epicentro no oceano Indico de 2004 , pois tenho que fazer um tcc e escolhi esse tema .
    Só que até agora não consigo encontrar nenhum livro que possa me ajudar , apenas na internet .
    Obrigada !!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights