6 Vantagens da Ciência Espacial

livro de Neil Morris

Nesta página podem ler 6 inovações na ciência espacial que se tornaram vantagens no nosso dia-a-dia. Ou seja, as tecnologias foram desenvolvidas para o espaço, mas depois tiveram aplicações bem práticas que nos permitem viver melhor.

São elas:
– a equipa de cientistas que desenvolveu o Telescópio James Webb, que será lançado para o espaço em 2018, teve que melhorar os seus espelhos de modo minimizar os erros de visão ao mínimo. Essas descobertas já foram transmitidas a oftalmologistas de modo a melhorar diagnósticos e cirurgias aos olhos dos humanos.
– a equipa de cientistas que desenvolveu o rover Curiosity, que está a caminho de Marte, teve que criar alguns avanços tecnológicos. Entre eles, tiveram que converter um instrumento de raios-x que normalmente tem um tamanho de um frigorífico para o tamanho de um saco de computador. E este conhecimento foi aplicado e desenvolvido para agora haver um aparelho destes, portátil, a ser vendido comercialmente. Empresas de extracção de minério estão já a usá-lo para ler a composição química dos materiais. Museus estão também a utilizá-lo para inspeccionar os trabalhos artísticos. Tem também funcionado para detectar bombas, para inspeccionar mantimentos, e para inspeccionar medicamentos, de modo a zelar pela saúde pública dos humanos.
experiências na Estação Espacial Internacional permitem desenvolver enormemente o nosso conhecimento sobre o género de bactérias salmonela. Não só estas experiências permitirão desenvolver uma vacina para doenças criadas por esta bactéria, mas também quiçá para a pneumonia.
– de facto, a Estação Espacial Internacional é um laboratório de experiências fantástico. Tem permitido, por exemplo, desenvolver fatos que nos protegem melhor do calor (em caso de incêndio), perceber que certas plantas crescem mais em microgravidade o que pode ser essencial para a nossa alimentação, que se conseguem criar medicamentos mais puros no espaço, etc.
os satélites ao redor da Terra permitem-nos recolher muitos mais dados sobre o que se passa cá em baixo. Isto leva a sistemas de prevenção mais eficientes, e ao salvamento de milhões de pessoas que de outra forma morreriam devido a catástrofes naturais.
os satélites ao redor da Terra permitem uma comunicação mais rápida e eficiente entre nós. Novamente, isto tem milhares de aplicações para nós na superfície da Terra, uma delas sendo a prevenção em casos de desastres naturais.

Investir no espaço, é investir na nossa saúde!

• Renato Romão on 16/04/2012 at 22:20

Excelente post. É para estas verdades que as pessoas deveriam “olhar”.
    Sem dúvida que trouxeram imensas vantagens, se me dá liberdade Carlos irei acrescentar mais algumas:

– Os ténis que hoje utilizamos têm a mesma tecnologia que o calçado que aparece na famosa pegada humana na lua de Neil Armstrong;
    – Detector de fumo;
    – Aspirador de pó sem fios
    – Tecnologia para a detecção de doenças cardiovasculares.
    “A tecnologia que hoje é utilizada em aparelhos para detecção de problemas cardiovasculares foi primeiramente empregada pela Nasa para a detecção de fissuras e ranhuras que indicassem água ou vida em outro planeta. Depois de testar em vários pacientes e constatar que o software poderia ser usado em prol da medicina, Selzer e Hodis fizeram de um programa espacial uma maneira de detectar doenças cardíacas sem a necessidade de cirurgia.”.

Entre outras, tão importantes quanto estas para o conforto do nosso dia-a-dia. Vou utilizar as palavras do Neil Armstrong neste contexto, “Um pequeno passo para um homem, um enorme salto para a humanidade”.

1. E, acima de tudo, contribui para a expansão do conhecimento humano sobre a nossa casa e o que lhe rodeia.