Maior Lua do ano é nesta noite de sábado para domingo !

O ano passado, falamos na Super-Lua, porque a 19 de Março de 2011, a Lua esteve a 356.577 kms da Terra. O que foi o mais próximo dos últimos 18 anos.
Temos uma Super-Lua quando uma Lua Cheia está no perigeu (ponto mais próximo da órbita ao redor da Terra).
Todos os meses temos uma Lua Cheia. E todos os meses temos um perigeu. Mas os dois simultaneamente é mais raro.

Crédito: Marco Langbroek, na Holanda

Explicamos tudo sobre uma Super-Lua, neste post.
O Alberto Fernando também explicou, neste post.
O Miguel Claro tirou fotos à Lua, neste post.
Divulgamos 100 fotos da Super-Lua, neste post.

Mostramos que, ao contrário do que é dito pelos vigaristas, o fenómeno da Super-Lua não provoca terramotos, neste post.

O fenómeno simultâneo do perigeu com a Lua Cheia dá-se a cada 413 dias. O último foi a 19 de Março de 2011; o próximo será a 23 Junho de 2013; e o outro a seguir será a 10 de Agosto de 2014.
Ou seja, este fenómeno dá-se, em média, 1 vez por ano.

Neste sábado, dia 5 de Maio, iremos poder ver o que parecerá a maior Lua do ano (a Lua na verdade não aumenta de tamanho, mas parece fazê-lo devido às fases da Lua e à distância a que se encontra da Terra. Lua cheia parece maior, e Lua mais perto da Terra também parece maior).
Mas não será uma Super-Lua como em outros anos, já que não se encontrará tão perto da Terra.
Desta vez, no perigeu a Lua estará a 356.955 kms de distância, e atingirá o ponto de Lua completamente cheia com a diferença de 1 hora de atingir o seu perigeu.

Crédito: Anthony Ayiomamitis, na Grécia

O perigeu da Lua, em que ela estará mais próxima de nós, será às 5 da manhã de domingo. Encorajamos toda a gente a olhar para a Lua! A Lua parecerá 14% maior e 30% mais brilhante.
Encorajamos essa observação durante o nascimento da Lua, perto das 20 horas e 15 minutos de sábado em Portugal, e durante o pôr-da-Lua perto das 5:30 da manhã de domingo em Portugal, altura em que também estará mais próxima de nós. Como está próxima do horizonte, dar-se-à o fenómeno da “ilusão da Lua”, em que a Lua parecerá ainda maior, devido a uma miragem ainda não totalmente compreendida por astrónomos e psicólogos.

5 comentários

5 pings

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. essa lua é linda!

    • Dinis Ribeiro on 05/05/2012 at 15:40
    • Responder

    Aproveito para apresentar uma sugestão para “celebrar” a data:

    Bom tempo e boas ondas confirmados para o maior evento de surf nocturno já realizado em Portugal.

    É já este sábado (dia 5) que os melhores surfistas portugueses vão reunir-se na Praia de Carcavelos, em Cascais, para uma sessão noturna de surf.

    A partir das 21h00, Vasco Ribeiro, actual campeão nacional, António Silva, Frederico Morais, Edgar Nozes, Filipe Jervis Pereira, Francisco Alves, João Guedes e Miguel Blanco vão surfar à luz de potentes holofotes apontados para o mar, assistidos por jet-skis que irão puxá-los nas ondas (tow-out).

    A organização do evento já anunciou que, de acordo com as previsões meteorológicas e de ondulação, está previsto céu limpo e ondas de 0,5m para sábado, reunindo-se assim as condições ideais para um espectáculo de surf memorável.

    O dia do evento coincide ainda com um fenómeno conhecido como “super lua”, em que a lua se mostrará maior e mais brilhante do que é habitual. Assim, ao espectáculo de surf soma-se um espectáculo natural raro, que iluminará a praia com uma intensidade invulgar.

    O evento tem início por volta das 14h00 com um voo acrobático de boas-vindas executado por Diana Gomes da Silva, a mais jovem mulher do mundo a fazer acrobacia aérea e a única na Península Ibérica.

    Segue-se uma aula de surf restrita a jovens de zonas fragilizadas do município de Cascais, ministrada pelo Centro Recreativo e Cultural da Quinta dos Lombos (CRCQL )/Surf Academia em conjunto com os atletas convidados e embaixadores VIP do evento, onde se incluem o actor Pedro Lima, o apresentador Francisco Mendes, o ex-atleta de competição Rodrigo Herédia e o director de marketing da Rip Curl Portugal, Francisco Spínola.

    O CRCQL, clube de surf sediado em Carcavelos, faz-se assim representar no Cascais Surf à Noite, colaborando não só na dinamização do evento, mas também na sua divulgação e segurança, através da integração de staff do clube na equipa organizadora.

    O evento prossegue com uma sessão de pilates pública e gratuita (16h30) e uma demonstração de shape de pranchas (17h30) liderada por um dos melhores shapers (fabricante de pranchas) nacionais, Nuno Matta, da SUPERbrand Surfboards.

    A marcar o encerramento da iniciativa, por volta das 00h00 de domingo, serão lançadas 2000 lanternas do desejo, distribuídas na praia durante a tarde, num espectáculo único e inédito em Portugal.

    Fonte:
    Fonte: http://www.surftotal.com/pt/index.php?option=com_k2&view=item&id=6277:cascais-surf-%C3%A0-noite-em-contagem-decrescente&Itemid=2&utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter

  2. Aqui está um artigo que não tem banana no fim. Mas a tese dos terremotos não será neste perigeu que morrerá….talvez no perigeu de Agosto de 2014?

  3. partilhem… partilhem com os vossos amigos… 😉

  1. […] fim-de-semana, tivemos a maior Lua do ano e divulgamos 12 fotografias tiradas em Portugal e no Brasil, assim como o ano passado divulgamos […]

  2. […] fim-de-semana, tivemos a maior Lua do ano e divulgamos 12 fotografias tiradas em Portugal e no Brasil, assim como o ano passado divulgamos […]

  3. […] à Lua, e outros deram-nos a conhecer fotos tiradas por amigos seus. Como sabem, esta noite tivemos a maior Lua do ano. Vou deixar aqui uma compilação de algumas dessas fotos tiradas em Portugal e no […]

  4. […] a lua passa na zona mais próxima da sua trajectória ao redor da Terra, o chamado perigeu. Dia 5 de Maio tivemos a maior lua do ano, a apenas 356.955 km. De facto, a lua não fica maior, parece maior por estar a uma distância […]

  5. […] LCROSS. Lua em forma de U. Necessidade fisiológica na Lua. Azul. Super-Lua: definição, maior Lua do ano, 100 fotos 2011, 12 fotos 2012, terramoto. Calendário Lunar 2014. Jogos Lunáticos. Halo Lunar. […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights