O Dragão irá voar até à ISS

O dia 19 de Maio de 2012 poderá ser outro dia histórico na conquista do espaço com o primeiro voo espacial comercial até à estação espacial internacional.

A missão COTS-2+ (ou SpX-D) será lançada às 0855UTC por um foguetão Falcon-9 da SpaceX a partir do Complexo de Lançamento LC40 do Cabo Canaveral AFS. Esta missão pretende cumprir vários objectivos que estavam estabelecidos para as missões COTS-2 e COTS-3.

Este será o segundo voo orbital de uma cápsula Dragon devendo esta missão acoplar com a ISS três dias mais tarde. Esta missão estava originalmente prevista para levar a cabo um voo de demonstração com uma aproximação até 10 km da ISS. No entanto, a 9 de Dezembro de 2011, a NASA decidiu que a cápsula poderia ser «amarrada» pelo sistema de manipulação remota da ISS e posteriormente acoplada ao módulo Harmony, cumprindo assim também os objectivos de testar a aproximação, voo em formação e modos de abortagem de voo que estavam originalmente previstos para a missão COTS-2. A captura, acoplagem e o transporte de carga não essencial estavam originalmente previstos para a missão COTS-3 (prevista para finais de 2012).

A NASA irá transmitir o lançamento em directo que poderá ser seguido aqui.

Imagem: NASA

4 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Enquanto os engenheiros da Space X quebram a cabeça tentando entender as causas da falha, logo-logo existirá a explicação que os extraterrestres sabotaram mais um lançamento.

    Bom, tomara que eles também evitem um possível ataque dos EUA contra o Irã…

    🙁

  2. eu estarei colado, acho que vou poder ver ao vivo!
    Boa sorte!

  3. Raios, a essa hora vou estar na estrada impossibilitado de ver o lançamento em directo, mas… godspeed you SpaceX! eheh

  4. Parece que o lançamento será às 9:55 da manhã de sábado, em Portugal.

    Já faltam poucas horas 🙂

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.