Dragon – Dia histórico na ISS

“Agarramos um Dragão pela cauda!”, foi desta forma que Donald Petti anunciou que o sistema de manipulação remota da ISS, o Canadarm2, havia capturado o veículo de carga Dragon da SpaceX.

Lançado a 22 de Maio de 2012 pelo foguetão Falcon-9 v1.0 (F-3) para a missão COTS 2+, a Dragon foi cumprindo todos os objectivos da missão até este dia. Só desta forma a NASA autorizaria a sua aproximação à estação espacial e sua posterior captura.

A captura teve lugar pelas 1356UTC do dia 25 de Maio e a SpaceX tornava-se assim na primeira empresa privada a fazer chegar um veículo comercial privado à estação espacial internacional. A captura deu-se aos 3 dias 6 horas 11 minutos e 33 segundos de voo.

Após a captura, a Dragon deveria ser «ancorada» ao módulo Harmony. Tal como o veículo de carga japonês HTV ‘Hounotori’, a Dragon não tem uma capacidade de acoplagem autónoma e como tal tem de ser capturada pelo braço robot da ISS e posteriormente ancorada à estação. O processo de ancoragem realizou-se duas horas mais tarde e em duas fases. A primeira fase viu o Canadarm2 aproximar a cápsula até junto do porto de ancoragem no módulo Harmony, terminando às 1552UTC. A Dragon ficaria fixamente ligada à estação espacial às 1603UTC do dia 25 de Maio de 2012 quando estavam decorridos 3 dias 8 horas e 18 minutos de voo.

Imagem: NASATV

1 comentário

    • Roberto Oliveira on 26/05/2012 at 08:21
    • Responder

    Bom dia

    Sugestões de acrescento nesta notícia: indicar a velocidade com que o Falcon se deslocava para poder lançar o Dragon, a que altitude este teria de estar para poder ficar em órbita (elíptica pois há outras), a altitude da ISS (que julgo ser de aproximadamente 400 km), etc.

    Obrigado
    Continuação de um excelente trabalho neste blogue
    Roberto Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.