Reeditada imagem icónica da cratera Copérnico

Uma nova versão de uma famosa imagem da cratera Copérnico obtida pela sonda Lunar Orbiter 2 a 24 de Novembro de 1966 (cliquem na imagem para a verem na sua máxima resolução).
Crédito: LOIRP.

Corria o distante ano de 1966 quando a NASA divulgou uma espectacular imagem da cratera Copérnico que rapidamente se transformaria num ícone dos primeiros anos da exploração espacial. A imagem era apenas uma das inúmeras obtidas pelas 5 sondas Lunar Orbiter, enviadas para a Lua entre 1966 e 1967 com o objectivo primordial de patrulhar a superfície lunar em busca de locais de alunagem seguros para as futuras missões Apollo. No entanto, o que a tornava particularmente especial era o facto de ter sido captada num ângulo oblíquo a curta distância do seu alvo. Esta invulgar geometria permitiu que, pela primeira vez, os olhares humanos observassem a Lua como um mundo de montanhas e grandes rochedos, uma paisagem que não era aparente nas imagens até então divulgadas. O seu impacto na opinião pública foi de tal ordem que a revista Life viria a apelidá-la de “Imagem do Século”.
Na altura, as sondas da NASA usavam películas fotográficas para a captação de imagens da superfície lunar. As fotografias eram depois digitalizadas e enviadas para a Terra, onde eram impressas em papel fotográfico e usadas para construir mapas detalhados da Lua. Este procedimento conduziu a que muitos dos dados originais ficassem irremediavelmente perdidos para sempre. Felizmente, alguns engenheiros da NASA sugeriram que os dados originais fossem guardados em fitas analógicas, pelo que as imagens originais das missões Lunar Orbiter ainda se encontram disponíveis.

Parte das fitas analógicas com os dados originais das missões Lunar Orbiter armazenadas actualmente num armazém, nas instalações do Ames Research Park, da NASA.
Crédito: LOIRP.

Após 40 anos, o Lunar Orbiter Image Recovery Project (LOIRP), um projecto financiado pela NASA, assumiu o papel de recuperar todo esse fabuloso espólio e reprocessá-lo com as mais modernas ferramentas de processamento de imagens. Os resultados têm sido impressionantes e têm revelado algumas fotografias que rivalizam em resolução e beleza com as actuais imagens obtidas pela sonda Lunar Reconnaissance Orbiter, como é o caso desta imagem de Copérnico.
Podem ver as mais recentes publicações deste projecto aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights