Fobos

Com um diâmetro médio de 22 kms, esta lua de Marte, parecer-nos-ia desta forma caso estivesse por cima de uma das nossas cidades:

Na verdade, Phobos está a desacelerar, e assim a órbita está a ficar cada vez mais próxima do planeta Marte (20 metros por século).
Daqui por 8 milhões de anos, Fobos já estará tão próximo de Marte (será vista pelos Marcianos, mais longe do que a imagem mostra), que esta lua se irá partir em pequenos bocados, que formarão um anel ao redor do planeta… e após mais alguns 3 milhões de anos, esses pedaços embaterão na superfície Marciana.

2 comentários

  1. Antes de mais, parabéns pelo blog e pelos artigos escritos de forma eximia que demonstram um grande conhecimento cientifico e uma enorme capacidade de expressão, que faz com que quem não entenda nada do assunto perceba todos os conteúdos aqui divulgados. Aproveito para agradecer e congratular o Dr. Carlos Oliveira pelo seu currículo impressionante e pelo seu incansável esforço quer na aquisição, quer na sua árdua tarefa de transmissão do conhecimento para o povo português. Em relação a este artigo em específico resta-me dizer que, certamente em breve, teremos pseudos, que so se interessam em espalhar a sua incultura e miséria, a dizer que Phobos irá embater na superfície terrestre ainda em 2012 e que só sobrevive quem acreditar em deus!

    1. Obrigado pelas suas palavras 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights