Maxwell

A 13 de Junho de 1888, nascia Fernando Pessoa, figura incontornável da literatura portuguesa.
Uma frase memorável de Fernando Pessoa: “O Homem é do tamanho do seu sonho”.

A 13 de Junho de 1831 nasceu James Clerk Maxwell.
Electricidade, óptica, electromagnetismo, Relatividade, Quântica, etc, tiveram o dedo de Maxwell.
Conseguem imaginar um mundo sem electricidade?
Conseguem imaginar um mundo sem as Equações de Maxwell? (leiam este post)
Este é o legado do maior físico do século 19: o mundo actual.
Sem conhecimento, sem física, sem matemática, o mundo seria como os pseudos o vêem: com os humanos a ignorarem o conhecimento do mundo à sua volta, e a Humanidade parada no ano 100.000 antes de Cristo.
A verdade é que o mundo científico actual muito deve a Maxwell, e ao conhecimento físico, matemático, e científico que ele foi desenvolvendo.
Como diz o Miguel Gonçalves: “Todos os dias, todas as horas, se calhar todos os minutos, pegamos, usamos, precisamos de algo cujo funcionamento obedece às Leis de Maxwell…”

1. Na época que fiz a cadeira Física 2, deparei-me com suas equações e perdi algumas noites resolvendo exercícios que abordavam suas quatro equações (tanto na forma diferencial quanto integral) para os Campos Elétrico e Magnético.

Também é apresentado na cadeira de Termodinâmica – que denominamos de “Relações de Maxwell”, quando determinamos as diferenciais totais dE, dH, dA, dG, dU e dS para expressarmos suas respectivas derivadas parciais.

E, H, A, G, U e S (funções de estado) são, respectivamente, energia total, entalpia, energia livre de Helmoltz, energia livre de Gibbs, energia interna e entropia.

O sr. James Maxwell também foi o criador da Teoria Cinética dos Gases, onde podemos determinar com precisão matemática a distribuição da velocidade das moléculas de um gás ideal, e este também influenciou os trabalhos de Boltzmann.

Fernando Pessoa, um dos meus escritores prediletos.

Sempre escrevo à minha mulher o seguinte poema:

“O valor das coisas não está no tempo em que elas duram
    Mas na intensidade com que acontecem.
    Por isso existem momentos inesquecíveis,