Além do gigante

Os dois maiores objectos do sistema saturniano vistos pela Cassini a 01 de Julho de 2012. Composição em cores naturais construída com imagens obtidas através de filtros para o azul, o verde e o vermelho (imagens originais: N00192089, N00192090 e N00192091).
Crédito:NASA/JPL/Space Science Institute/composição a cores de Sérgio Paulino.

Titã tinha acabado de emergir detrás do gigante Saturno quando a Cassini apontou o sistema de imagem na sua direcção. Mesmo a uma distância de pouco mais de 1,7 milhões de quilómetros, a sonda da NASA conseguiu resolver detalhes impressionantes da atmosfera desta enorme lua, incluindo o intrigante sistema de nuvens que nas últimas semanas paira sobre a região do pólo sul.

3 comentários

  1. Como se sabe qual é polo Norte ou Sul de uma lua, qual é a referencia?

    1. Olá Alexandre,

      De acordo com a definição do grupo de trabalho em Coordenadas Cartográficas da União Astronómica Internacional, o pólo norte geográfico de qualquer objecto do Sistema Solar situa-se sempre no lado norte da esfera celeste relativamente ao plano invariável de Laplace – o plano que passa pelo centro de massa do sistema e que é perpendicular ao seu momento angular (ver: http://www2.keck.hawaii.edu/inst/people/conrad/research/pub/WGCCRE2009-preprint.pdf).

    2. Ou seja, o pólo norte geográfico de qualquer objecto do Sistema Solar fica do mesmo lado do pólo norte geográfico terrestre. 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights