O regresso de Machholz

O cometa periódico 96P/Machholz 1 completou ontem a sua quarta aparição de sempre no campo de visão do coronógrafo LASCO do SOHO. Descoberto a 12 de Maio de 1986 pelo astrónomo amador Donald Machholz, este pequeno objecto é um dos cometas mais fascinantes do Sistema Solar. Alguns elementos da sua órbita colocam-no no seio de uma extensa e complexa família onde se incluem o asteróide 2003 EH1, os cometas rasantes ao Sol dos grupos Marsden e Kracht, e os progenitores dos meteoróides das Quadrantidas, das δ-Aquaridas do Sul e das Arietidas diurnas.

O cometa Machholz visto pelo coronógrafo C2 do SOHO durante a sua passagem pelo periélio a 14 de Julho de 2012.
Crédito: LASCO/SOHO Consortium/NRL/ESA/NASA/anotações de Sérgio Paulino.

No entanto, o seu parentesco com tamanha variedade de objectos é apenas um dos aspectos que tornam este objecto particularmente invulgar. Alguns investigadores suspeitam que Machholz é um exilado de um outro sistema planetário, posteriormente capturado numa órbita heliocêntrica. Os indícios chegam-nos num trabalho publicado em 2007 pelo astrónomo David Schleicher do Observatório Lowell. Partindo da análise espectrográfica das comas cometárias de 150 cometas, Schleicher descobriu que Machholz apresenta uma invulgar deficiência em compostos moleculares de carbono, em particular de cianetos e de compostos orgânicos C2 e C3.
Será este cometa um fragmento de um antigo visitante de outras paragens da Galáxia? Apreciem em baixo este vídeo mostrando a sua mais recente passagem pelo periélio e leiam aqui mais sobre a família deste curioso objecto.

 

2 comentários

  1. Ola sergio,alguma informaçao sobre o cometa as03d20

    1. Olá Edson,

      O cometa AS03D20 já tem designação oficial e é verdadeiramente especial: astropt.org/blog/2012/09/25/novo-cometa-c2012-s1-ison-visivel-a-olho-nu-em-novembro-de-2013/. 😛
      Obrigado pela dica. 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights