Na próxima segunda-feira, pelas 06:24 (hora de Lisboa), o robot Curiosity entrará na atmosfera marciana a uma velocidade superior a 20 mil km.h-1. Nos 7 minutos que se seguem, esta magnífica máquina com 899 kg de massa executará uma série de manobras pré-programadas que no final a imobilizarão dentro de uma pequena elipse com 20 por 7 km de dimensão no interior da cratera Gale. Esta será sem dúvida a mais ousada e complexa amartagem alguma vez realizada no planeta vermelho.
Vejam (ou revejam) em baixo os momentos chave desta ambiciosa missão, incluindo toda a acção que se irá desenrolar na madrugada do dia 6 de Agosto.
A viagem do robot Curiosity até ao interior da cratera Gale numa animação criada pelo Jet Propulsion Laboratory.
Crédito: JPL/NASA.
6 comentários
Passar directamente para o formulário dos comentários,
Excelente animação! 🙂
Há um grande problema na chegada do artefato devido ao baixo escudo magnético do planeta há fortes radiações que associadas a altas temperaturas e velocidade e que poderá implicar uma leitura incorreta dos sensores de posicionamento e estabilidade no sistema que poderia talvez ser corrigido pelo controle da terra , mas com atraso dessa informação não será possível . Como isso não dá para simular aqui na terra e por isso eles não podem saber , é que se traduz em terror . Vamos aguardar
Author
Podem ver a transmissão em directo da chegada do Curiosity a Marte aqui: http://www.astropt.org/2012/08/05/curiosity-transmissao-em-directo-da-chegada-a-marte/.
Formidàvel! Jà não dormi na chegada à lua dos três astronautas. Tenho pena hôje de não comprender melhor o Inglês
Demais!!!
Ja falta pouco!!